sábado, setembro 10, 2022

Tesoureiro Steven Pires demitiu-se da direção da ARCOR !

Steven dos Reis Tavares Pires
ARCOR 2022



O tesoureiro Steven dos Reis Tavares Pires demitiu-se da direção da ARCOR. Consultado pelo d´Óis Por Três, via email, optou por não responder às nossas perguntas e, assim e por esta via, explicar a sua decisão aos associados e às comunidades arcoriana e óisdaribeirense.
Lá terá as suas razões, que não discutimos e sobre as quais nada especulamos.
A auto-demissão foi há já duas semanas e, na prática, é o primeiro «rombo» na direção presidida por Eva Maria Tavares dos Santos, eleita a 15 e empossada a 22 de Maio deste ano de 2022, então com promessa de «investimento no trabalho».
«Temos uma grande tarefa pela frente, vamos tentar resolver os problemas», disse a primeira mulher líder da associação óisdaribeirense, coincidentemente sucessora do prematuramente falecido dr. José Bernardino Estima Reis (Zeca), seu tio por afinidade - marido que foi da professora Cândida Tavares Ferreira, sua tia materna.
Os estatutos arcorianos preveem que o tesoureiro seja substituído pelo primeiro suplente da direção, que, no caso, é Maria de Fátima Figueiredo dos Reis - que já foi membro de vários conselhos fiscais arcorianos e, actualmente, é eleita da Assembleia de Freguesia da UFTOR. Nome de peso, pois. 
Caso não assuma o cargo, por esta ordem poderão ser Paulo Jorge Gomes, Paulo Rogério Framegas, João José Soares e Sandra Sofia Almeida. Exceptuando João José Soares, os três restantes estão ligados à ARCOR Canoagem. João José já foi membro da direção (em 1999/2000) e de várias mesas da assembleia geral.
Todos gente de alta capacidade e experiência!
Eva Santos

O substituto
do tesoureiro !

Eva Santos, também contactada pelo d´Óis Por Três, a 5 de Setembro de 2022, igualmente não nos esclareceu e não reagiu à demissão do tesoureiro Steven Pires, seu companheiro eleito para esta jornada de 4 anos - a duração do mandato - que, afinal e para ele, durou apenas 2 meses.
A Steven Pires perguntámos:
1 - Quais são os fundamentos da sua demissão?
2 - Porque aceitou integrar a actual lista, depois da experiência que capitalizou na primeira direção que integrou e da qual apenas mudou a presidência?
3 - A direção que deixou de integrar tem condições e suplente(s) à altura para os desafios próximos da instituição?
4 - Os assuntos que, no seu entender, considere relevantes sobre a atualidade arcoriana.
A presidente Eva Santos não respondeu a:
1 - Como comenta a demissão do tesoureiro Steven Pires, apenas 2 meses após a sua tomada de posse?
2 - Quem o vai substituir?
Aproveitando o mesmo correio electrónico, também perguntámos:
3 - Quando vão começar as obras de requalificação do centro social, que o seu antecessor, a 30 de Junho de 2021, anunciou, em assembleia geral, que teriam de ser feitas até ao inverno desse ano? O projeto já está pronto e licenciado?
4 - Os assuntos que, no seu entender, considere relevantes sobre a actualidade arcoriana.
Não respondeu pelas razões que também terá e que não conhecemos, nem comentamos.
Steven Pires
Tesoureiro

STEVEN DOS REIS 
TAVARES PIRES
Tesoureiro

O d´Óis Por Três, a 16 de Junho de 2022, dia seguinte à eleição, deu notícia da composição dos novos órgãos sociais da ARCOR e apresentou-os.
Quanto a Steven Pires foi assim e até com prós e contras:
Sócio nº. 450, de 41 anos, licenciado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo e empresário comercial da Funerária Pateira, Armazéns Império e Escondidinho da Núria. Nasceu no Canadá (filho de casal de emigrantes óisdaribeirenses) mas desde criança morador em Óis da Ribeira.
- PRÓS: Experiência de gestão comercial nas empresas familiares, dirigente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda, e representante de Portugal em intercâmbios culturais e académicos internacionais na Itália (2001) e Eslováquia (2002).
- CONTRAS: Debutante como dirigente na área social, no mandato anterior da ARCOR - o que até lhe pode(rá) ter dado capital e crédito de vantagem, por ausência de «vícios» de gestão social. Não quis ser recandidato nesta eleição intercalar, argumentando não ter condições pessoais, mas acabou por se manter. Foi candidato mas a sua lista acabou por ser derrotada nas últimas eleições da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira para o mandato a decorrer (o de 2020/2022).

Sem comentários: