quinta-feira, setembro 15, 2022

* Os dias d´ÓdR a 15 de Setembro, há 15, há 10 e há 5 anos: O Pólo Educativo em Óis da Ribeira! A imprensa paroquial e a restauração d´Óis! Festas, futebol e outros amores! «Margens da Pateira» em encontro de Óis da Ribeira! PS de TravassÓis com reforço e elogios do PS de Aveiro!PSD em arruada por TravassÓis e a anunciar coragem para mudar»!

ÓdR há
15 anos!

O Pólo Educativo
em Óis da Ribeira !

Há 15 anos, a notícia do dia era sobre o então muito proclamado Pólo Educativo.
Assim:
«A Câmara Municipal de Águeda decidiu-se pela criação de mais um Pólo Educativo no concelho e este tem a ver com Óis da Ribeira - envolvendo também Espinhel e Travassô. É uma grande e boa notícia. Oxalá se concretize.
Ao que soubemos, falta decidir a localização mas poderá bem ser em Óis da Ribeira - mesmo no limite com Espinhel, nos terrenos da Junta de Freguesia para onde há anos andam projectadas as casas de habitação social. Que se vão as casas, mas se faça o polo educativo.».
- NOTA: Hoje, passados 15 anos e mal perguntemos: onde está o polo educativo de Óis da Ribeira, Espinhel e Travassô?  E por onde tem andado as (des)vergonhas dos autarcas locais desse tempo, respectivamente, Fernando Pires, Manuel Campos e Mário Martins? Ninguém sabe de nada e de ninguém. 
Já agora, o prometido mas nunca construído equipamento escolar seria o Polo Educativo Pateira Nascente. Aprovado em Assembleia Municipal de Águeda.

A imprensa paroquial
e a restauração d´Óis!

A «Pergunta d´Óis» nº.  207 falava de imprensa paroquial e restauração de Óis da Ribeira.
Assim:
«-O jornal da paróquia de Óis da Ribeira que foi publicado pelo padre Júlio, nos anos 90 do século XX, chamava-se A PONTE. Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem foi o construtor e primeiro. proprietário do restaurante Pôr-do-Sol? Diremos amanhã.».
NOTA: O jornal era inter-paroquial e incluía Travassô e Recardães, julgamos ate que Aguada de Baixo (não estamos certos).
Festas, futebol e
outros amores!

A «Tertúlia Literária» nº. 307, a de 15 de Setembro de 2007, falava de festas, futebol e de outros... amores.
Assim:
«Então, pá..., vamos logo à festa ou ficas a ver o futebol?...», perguntou o d´Ois.
- «Nem sei... Estou como o outro, o dos dois amores», disse o Três.».
- NOTA: Amores divididos serão amores perdidos! Quanto a festas e futebo,. em Óis da Ribeira só na televisão.
ÓdR há 10 anos!
«Margens da Pateira» em encontro de Óis da Ribeira!

A 7ª. edição do encontro «Margens da Pateira» realizou-se a 15 de Setembro (sábado), hoje se passam 10 anos, e em Óis da Ribeira e Espinhel.
A notícia do evento foi dada pelo d´Ois Por Três, precisando que «o programa é essencialmente virado para a fotografia e começa com a concentração, no parque de Óis das Ribeira, ás 10 horas e por lá andarão os convivas, até que acabe o almoço, marcado para as 12,30 horas, Lá por volta das 15, partirá o grupo para o parque de Espinhel, onde "trabalharão" e lancharão, quando forem 17 horas e até ao final do dia. - Ver AQUI»
- NOTA: O evento tinha o habitual carimbo organizador do engº. Luís Neves e deixou de se realizar em data que não podemos precisar.
A socialista Paula Urbano Antunes veio promover a candidatura de Júlia Melo
O cartaz do PS à entrada de Óis da Ribeira

PS de TravassÓis com reforço
e elogios do PS de Aveiro!

A candidatura do PS a TravassÓis teve a originalidade de, em Travassô e conforme o d´Óis Por Três da época, «carrear uma dita «convidada especial», de nome Paula Urbano Antunes, psicóloga e pós-graduada em Reinserção Social, não por acaso vereadora socialista na Câmara Municipal de Aveiro. E também subdelegada Regional do Centro do Instituto do Emprego e Formação Profissional»
«Uma girl do PS!», precisava o d´Óis Por Três, continuando:
«E o que foi dizer Antunes? Pois que Júlia Melo «possui o empenho, a determinação, a sensibilidade, a humildade e a inteligência de que uma freguesia necessita para que nela se viva e se trabalhe».
Foi mais longe e, dando como certa a presidência do socialista Paulo Seara na Câmara Municipal de Águeda (ou é bruxa, ou mulher de muita fé...), garantiu que a candidata Melo «é uma inspiração pela forma como se põe em tudo quando faz e pela forma como faz a diferença na vida daqueles que com ela se cruzam».
O d´Óis Por Três vasculhou tudo o que pôde para encontrar a chave para tanto afecto, ou o projecto realizado que sustente tanto optimismo. E perceber como a candidata «é, sem dúvida alguma, a mulher, a Presidente da Junta, de quem esta União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira precisa».
Não encontrou, mas vamos aguardar, não tenhamos pressa! O tempo é um grande juiz.».
- NOTA: O PS, nestas eleições autárquicas locais, elegeu Júlia Melo e o processo da (não) constituição do executivo e Assembleia de Freguesia levou à realização das eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019
O PSD na campanha autárquica local de 2017
PSD em arruada por TravassÓis e
a anunciar coragem para mudar»!


As eleições autárquicas de há 5 anos foram tema continuado do d´Óis Por Três. No mesmo dia 15 de Setembro de 2017, também reportávamos a campanha do PSD.
Assim:O PSD de TravassÓis está na rua desde anteontem, dia 13 (ó pá..., dia 13?) para contactar a população e distribuir a sua propaganda eleitoral, anunciando «coragem para mudar».
A imagem mostra o «plantel» de candidatos na arruada: João Ferreira, Liliana Alves (na janela), Joaquim Pires, Ilda Pinheiro e Paulo Pires (de óculos), Edite Soares (tapada pela janela), Manuel Almeida (Capitão) e Carlos Fernandes (de barbas). À frente e do lado direito, em grande plano, está Sérgio Neves - o juiz da irmandade política social-democrata travassÓisense.
Três deles são residentes em OR: João Ferreira, Manuel Almeida (Capitão) e Liliana Alves. Mas, na verdade, só um é natural de Óis da Ribeira: Manuel Almeida (Capitão), o dinossauro social-democrata da lista, continuadamente na política desde 1993.
A arruada começou à beira da capela de S. Caetano, em Almear, porventura em acto de fé para o futuro e depois de, eventual-
mente, genuflectirem sobre alguns erros do passado.
Um dia destes, ou uma noite destas, passarão, seguramente, as procissões de outras candidaturas. Vão ver, não falharão.»:
- NOTA: O PSD elegeu 4 candidatos, tantos quantos o Movimento Juntos, mais u do PS, o que viria a dar origem às eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019.

1 comentário:

Anónimo disse...

Dos que não estão no poder não rezam histórias. A não ser que os três d'ois também seguem a mesma crença de responsabilizar os outros. Porque é que não questionam os membros da assembleia, porque é que o povo de Óis não tem direito à autodeterminação? O resto é passado e o que interessa é o presente futuro! Ou será que ficou tudo decidido na festa do leitão?!