quinta-feira, julho 27, 2023

A Festa do Peixe da Tuna /AFOR é a 29 e 30 de Julho, no logradouro da sede!

 

O cartaz oficial de 2023
Tuna/AFOR


A 18ª. edição da Festa do Peixe da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) está marcada para este próximo fim de semana: nos dias 29 e 30 de Julho de 2023.
Sábado e domingo!
O d´Óis Por Três já a 19 de Julho e AQUI deu notícia do evento e hoje, parcialmente a repetindo, lembra que as  primeiras 14 edições se realizaram na margem da pateira mas que, este ano, muda de local: será no logradouro da sede, junto à ponte e ao rio Águeda.
Onde a organização tunante/arforiana já tem montada a estrutura de apoio - nomeadamente uma gigante tenda. 
Duas outras edições das 17 há realizadas, as dos anos de 2020 e de 2021 (ver mais abaixo), realizaram-se em formato take-way e a partir da sede (na Rua Jacinto Bernardo Henriques, a da ponte) - devido às restrições decorrentes do COVID 19.
O cartaz oficial da edição de 2023 indica que, no dia 29 de Julho, o sábado de depois de amanhã, as iguarias estarão disponíveis a servir logo partir das 16 horas - as 4 da tarde. A 30, no próximo domingo, será a partir das 12 horas.
O local da Festa do Peixe de 2023

Peixe frito da pateira,
leitão assado, enguias e
muito... mais!

O peixe da pateira frito será o pitéu principal da festa tunante, mas a ementa é variada e farta - também em qualidade.
A dose de peixe frito e broa, com batata cozida e salada (para quem quiser), será sempre uma  excelente escolha, como é óbvio, mas há variadas alternativas gastronómicas.
Alternativas que, para bem «afiar» apetites, passam por uma boa caldeirada de enguias e/ou enguias fritas (também da pateira), pelo sempre apetecido leitão à Bairrada (em prato ou em sandes), a cabidela do dito leitão, as bifanas a sair e, para assentar estômagos, uma boa sopa de pedra.
Com  bebidas adequadas ao momento, como não podia deixar de ser.
É só escolher, pois, e.. chegar a tempo e horas.
O cartaz da Festa do Peixe de 2006


18 edições, com
2 em... COVID 19!

A primeira edição da Festa do Peixe foi em 2006, na direção presidida por Hostilino Cardoso de Matos, bisneto paterno de Jacinto Pereira de Matos - um dos fundadores da Tuna de Óis da Ribeira.
O evento «nasceu» integrado no programa da segunda edição da «Semana Cultural» tunante que, no ano anterior, foi planeado para apresentar o CD «Murmúrios da Pateira», o primeiro da associação de Óis da Ribeira e que tinha sido gravado no salão cultural da ARCOR.
O evento mudou de nome em 2011, passou a ser a «Festa do Peixe», mas realizou-se sempre na margem e parque da pateira de Óis da Ribeira. Em 2020 e 2021, e por causa das restrições impostas pela pandemia  COVID 19, a Festa do Peixe realizou-se em formato take-way - a partir da sede e respeitando as normas impostas pela Direção Geral de Saúde.
O ano de 2022 foi o do desejado regresso ao formato tradicional do evento e de novo no parque da pateira, junto ao coreto e hangar de canoagem.
Agora e em 2023, muda-se o local mas continuará o peixe da pateira frito como prato forte da ementa. E tudo o mais que acima se diz.

Sem comentários: