terça-feira, julho 04, 2023

Tiago, Mara e Martim premiados em concurso do Conservatório de Música de Águeda!

Tiago Morgado venceu a Categoria F
 


O óisdaribeirense Tiago Soares Morgado, instrumentista da Tuna / AFOR e aluno do Conservatório de Música de Águeda, venceu a Categoria F do 1º. Concurso de Interpretação de Madeiras.
Também músicos da Tuna /AFOR, Lara Gomes Brites foi segunda classificada da Categoria A e Martim Framegas de Almeda o terceiro da Categoria B.
Os três foram brilhantes e com direito a mrecidíssimos parabéns e fartos aplausos.
O curso foi uma iniciativa dos professores do Departamento Curricular de Instrumentos de Sopro de Madeira do Conservatório de Música de Águeda, integrado no seu plano anual de actividades e aberto à participação dos alunos do ano lectivo de 2022/2023, das classes das madeiras. Dividido em seis categorias: A a E (para alunos do curso básico) e F (do curso secundário).
O objectivo era (é) «reconhecer e premiar a excelência da interpretação musical, estimular a concentração e expressão artística», para além de «criar um ambiente de competição saudável e respeitoso, valorizando a ética e profissionalismo dos participantes».
Tiago Marques e Mara Brites

Os 3 premiados d´ÓdR
do Conservatório de
Música de Águeda!

Tiago Soares Morgado, vencedor da Categoria F deste 1º. Concurso de Interpretação de Madeiras, tem 17 anos e é clarinetista.
Iniciou-se na escola de música da Tuna/AFOR e já em 2018 foi premiado pelo Conservatório de Música de Águeda (CMA), entrando para o Quadro de Mérito do 2º. ano de 2017/18.
Filho de Isabel Maria Lopes da Silva Morgado (que já foi dirigente da Tuna de Óis da Ribeira e mora na Rua Manuel Tavares) e de Rui Miguel Soares Teixeira, também é executante da Banda Alvarense, de Casal de Álvaro.
Martim Almeida
A saxofenista e trompetista Mara Gomes Brites  também em 2018 foi galardoada pelo Conservatório de Música de Águeda e entrou para o seu Quadro de Mérito do 1º. e 2º. anos.
Moradora em Cabanões, é filha e neta de músicos: o pai é Sérgio Brites, criador do projecto musical «Jet7. A mãe é Susana Oliveira Gomes, filha dos óisdaribeirenses Zita Dias de Oliveira e do músico José Maria de Almeida Gomes - que foi dirigente e é músico da Tuna de Óis da Ribeira, agora Associação Filarmónica, morador na Rua da Pateira. O tio Luís Miguel Oliveira Gomes, irmão da mãe, tembem é músico da Tuna/AFOR.
Martim Framegas de Almeida, clarinetista e da Rua do Caminho Fundo, é filho de Sérgio Miguel Ferreira de Almeida e da óisdaribeirense Liliane Duarte Figueiredo Framegas, infelizmente falecida, de doença e aos 38 anos, a 25 de Outubro de 2020.
Iniciou-se na escola de música da Tuna/AFOR e os seus
 primeiros serviços públicos foram na Granja da Oliveirinha, a 17 e 24 de Outubro de 2021, onde e quando a Tuna/AFOR abrilhantou a festa de Nossa Senhora da Guia. No seu regresso, depois da pandemia COVID 19.
O Martin é trineto materno de José Maria Fremegas, que foi músico da Tuna nos meados do século XX e avô paterno de Manuel Horácio Figueiredo dos Reis (avô maternode Martim). O tio-avô Amando, irmão de Manel Horácio, também foi músico e dirigente da Tuna.

Sem comentários: