terça-feira, outubro 31, 2017

A Assembleia política de TravassÓis na noite das bruxas...


Sérgio Neves, eleito presidente da Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, é um caso único. Ou 
inúmeros casos. Apenas numa semana, com e sem escutas, aprendemos que: 

1 - Os srs. eleitos do Juntos (4) e do PS (1) não o consideram presidente a sério, sem, porém, lhe poderem tirar a etiqueta vencedora de 1 de Outubro, não tarda há já um mês - fará amanhã. E olham-o com ar de galhofa, como quem diz «cá se fazem, cá se pagam».
Estas posições são a face não oculta de uma luta politicamente tribal que nada tem a ver com a comunidade travassÓisense e muito menos com a ribeirense. Mas a prejudica.
2 - Consegue o  «milagre» de ser, ao mesmo tempo, presidente de Assembleia de Freguesia e presidente da Junta de Freguesia. É, em pessoa, uma espécie «política» rara: tem dois amores, mas nem saberá de qual gostará mais.
3 - É presidente de uma Junta de Freguesia, a da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, por cujas chaves esperou 28 dias.
4 - É presidente de um executivo autárquico novo que, por ora, terá vogais do velho. E que lhe são hostis. E que não correspondem(rão), nunca, ao seu supostamente humilde apelo, citando de um antigo 1º. Ministro: «Deixem-me trabalhar!...».
5 - É o recordista de Assembleias de Freguesias suspensas. A de instalação dos órgãos autárquicos já foi por três vezes, não se sabe se logo à noite será a quarta. Tudo isto, em menos de um mês. É d´homem!
6 - É presidente de uma Junta de Freguesia que, a continuar assim, nem plano de actividades e orçamento para 2018 poderá elaborar e, consequentemente, sujeitar a votação e muito menos executar. Não tem Assembleia de Freguesia - a mesma que ele ainda preside, na sua dupla qualidade de executor e fiscalizador.
7 - É o presidente de uma Assembleia de Freguesia por instalar e sem actas, aparentemente porque a sessão ainda não acabou. Na verdade, terá esta noite a quarta parte e as actas serão feitas depois de as sessões acabarem.
Mário Martins (J)
Júlia Melo (PS)
8 - É um presidente cujos lapsos políticos e legais os seus apaniguados querem justificar na idade, uma idade alegadamente imberbe: «só» tem 28 anos! Então, porque o candidataram? E porque o candidataram há 4 anos? Então, só tinha 24!
9 - É um presidente de embaraços, ante as repetidas impertinências das oposições - ora da mariana (da hostil liderança do dinossauro Mário Martins), ora da juliana (a da debutante Júlia Melo). Desconcentra-se frequentemente e por vezes confunde as presidências que exerce: ou é da Junta, ou é da Assembleia. Por vezes, parece que não é de nenhuma.
10 - Lê os articulados que entende e deveria saber de cor e salteado, para se explicar bem e todos entenderem. Mas não é ouvido.
11 - É acusado de não ser democrata, até de mentiroso, por não aceitar os vogais que lhe querem impôr.
12 - Baralha-se nas respostas/esclarecimentos, usa argumentos relativamente toscos e uma parafernália dialéctica típica de quem não está seguro do que diz e faz.
13 - É o presidente que temos, para já. Eleito pelo povo, o mais votado, sem maioria, valha isso o que valha.

Assembleia AFTOR
em Noite de Bruxas

A Assembleia de Freguesia de instalação dos órgãos autárquicos de Travassô e Óis da Ribeira, em quarta sessão, continua logo à noite, dia 31 de Outubro de 2017, o da noite das bruxas.
O local é o mesmo: o salão da sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, em Óis da Ribeira, que certa-
mente voltará a ser pequeno para caber o público que acorre ao espectáculo. Não seria pior pedir à Arcor, para ser no seu salão.
A hora é a mesma: às 21, ou 9 horas da noite das bruxas.

Sem comentários: