quarta-feira, outubro 04, 2017

Os jovens socialistas, virtudes e defeitos, o burro eleitoral...

O burro Xico, a eleitora e os 2 primeiros candidatos do
PS: Lurdes  Reis, Júlia Melo e Alexandre Resende Pires

Os meninos do PS de Travas-
sÓis não teriam, eventualmente, a ambição de ga-
nhar as eleições, mas a sua única eleita irá ser a figura de desem-
pate entre o PSD do presidente Sérgio Neves (4 eleitos) e a opo-
sição juntista do derrotado Mário Ramos Martins (outros 4).
Ora aí está co-
mo, mesmo sem vencer eleições, os socialistas se tornaram árbitros decisivos da democracia travassÓisense. 
A juventude da lista, da parte dos candidatos de OdR, foi certa-
mente um handicap para as suas ambições eleitorais. Na verdade, quem vota em quem não conhece? Por muito valor que tenha cada um, nem tempo tiveram, ainda e logo pela verdura da idade, para uma afirmação curricular decisiva. Nem mesmo os mais maduros da lista terão obra conhecida que impressione os eleitores. O d´Óis Por Três não conhece (e até perguntou).
Jovens e verdes, os candidatos de Óis? É verdade. Mas foi a votação de Óis da Ribeira que «roubou» votos aos juntistas do divorciado socialista Mário Martins: 102 para os meninos de OdR, 100 para os Separados do PS.
OdR, aliás e já agora, «reviveu», neste caldo de candidatos, a  veia socialista dos primeiros tempos da democracia portuguesa, quando, sucessivamente, ganhou as três primeiras eleições para a Junta de Freguesia, por Isauro Santos (1976 e 1982) e Agostinho Tavares (1979).
Virtude maior da lista, será o lançamento dos jovens para a liça eleitoral, se por OdR se mantiverem e obra política fizerem. Ou outra. Pecado maior: a mesma juventude enlistada, desconhecida da generalidade da população eleitoral, e o facto de alguns candidatos nem residirem na localidade.
O PS apresentou a maior originalidade da campanha destas autárquicas: o burro Xico, do nº. 2 Alexandre Pires, facto singular e que, eventualmente, perdurará como o mais curioso das Autárquicas travassÓisenses de 2017.

12 comentários:

Anónimo disse...

Os apelidados de "meninos do PS" e "creche", são JOVENS que vivem no nosso tempo, fazem parte da nossa sociedade e são o futuro de todos nós. Ambicionam o melhor para as suas terras e gentes, mas mais uma vez foram rejeitados. Na primeira oportunidade que tiverem de certeza que iram realizar os seus sonhos e ambições em outros locais vem longe das suas terras e gentes.

Anónimo disse...

A brincar a brincar o Xico ainda vai dar que falar!

Maria de Óis disse...

Fica o Xico então, como o burro de carga dos meninos da creche do PS até que realizem os seus sonhos e ambições seja onde for, já que povo de Travassó e Óis e estúpido e n/ percebeu o seu programa eleitoral..

Anónimo disse...

Quanto ao estado dos nossos conterrâneos aqui referido não será possivel confirmar o mesmo, no entanto verificou-se que alguns votantes foram relembrados nas bocas das urnas pelo o homem pequeno de fato e de gravata aonde é que deviam fazer a cruzinha.

Anónimo disse...

É triste, quando o único argumento que se consegue dar, em prejuízo pela lista apresentada pelo PS seja a idade. A idade, meus caros, não é, nem deve ser, um posto!
Ninguém deve estar privado de um direito por não ter a idade x ou y. Aliás, se assim não o fosse, à semelhança do que acontece com a eleição para a Presidência da República, também teriam um limite mínimo fixado legalmente, com a imposição da idade mínima de 35 anos.
Muitos dos que hoje os “acusam”, são os mesmos que, durante todo o ano, se queixam de que os jovens não querem saber de nada, nem ninguém, que se queixam dos jovens não terem qualquer vínculo com a sua terra e/ou com as suas gentes.
Todavia, são estes mesmos jovens, que ao longo dos anos têm dado a cara por projectos em que acreditam, dentro e fora de portas.
É sabido, da forte ligacao que o Alexandre Pires tem com a canoagem da ARCOR, tendo representado o clube local durante anos. O gosto pelos animais e pela agricultura fê-lo amar a sua terra, tendo sido o escolhido como Padrinho da Marcha da ARCOR, no presente ano. É militante da Juventude Socialista.
Por seu turno, a Sofia Framegas, sempre esteve ligada aos escuteiros, onde participa de forma activa nas mais diversas actividades, dinamizando os poucos eventos que ocorrem na UFTOR. A Sofia já participou por diversas vezes nas Marchas Populares de Ois da Ribeira. E, este ano, organizou um evento denominado “ Servir toca a todos” que serviu de mote para se proceder à limpeza da margem da Pateira com o intuito de embelezar e devolver alguma cor à Pateira de Ois da Ribeira.
O Romeu Fernandes, embora tenha estado a viver nos últimos anos em Travassô, onde representa os Judas de Cima ( regressou a Ois da Ribeira no passado mês de Agosto), sempre se manteve ligado a Ois.
Fez parte do elenco da última peça de Teatro da ARCOR, participou sempre nas Marchas Populares, com excepção de 2 anos, quer como Marchante, quer como ensaiador, sempre representando a ARCOR.
No ano passado, fez parte da mordomia da Festa de Nossa Senhora de Fátima.
Em tempos, já foi atleta da Associação Desportiva de Travassô. Actualmente, é atleta da ARCOR e Seccionista na Canoagem.
Foi um membro activo, na conquista de um dos projectos do Orçamento Participativo do nosso concelho- Náutica de Lazer da Pateira.
É militante do Partido Socialista desde 2014.
A Rosa Lina tem um percurso cívico semelhante ao da Sofia, sendo que também é escuteira e participa activamente em todas as actividades onde estes estão inseridos. Foi também ela, marchante nas Marchas da ARCOR.
O Rúben Santos, tem um percurso igualmente válido, embora mais discreto, sendo um defensor acérrimo do polidesportivo da ARCOR e vestindo sempre a “camisola” de Ois da Ribeira no Inter Ruas do actual executivo de Travassô e Ois da Ribeira.
Por fim, a Soraia Gonçalves, que embora jovem, não é uma estreia nas lides políticas evidenciando a preocupação que sente pela sua terra.
Também ela já integrou as Marchas da ARCOR.
Acusá-los de não se envolverem é inadmissível!
E, (re) lembrar ( como tanto gostam!), que têm até 30 anos.
São pessoas de diferentes áreas de estudo, de diferentes famílias mas com algo em comum: fazer mais e melhor por Ois da Ribeira e, agora, com a União, também almejam por algo melhor para Travassô.

Romeu Fernandes disse...

Afinal ainda vão havendo pessoas que conhecem o nosso trabalho...

Anónimo disse...

Então parece que afinal existe obra da “creche” do PS! Continuo sem ver é obra de muitos dos que lá estão ou estiveram...
Vá, até que surgiu alguma coisa nos últimos tempos, com umas valetas sem nexo ou uma rua alcatroada só para calar a boca do povo! Mas isto é que é a verdadeira “obra política” que tanto apregoam por aqui.

Anónimo disse...

«É triste, quando o único argumento que se consegue dar,
em prejuízo pela lista apresentada pelo PS, seja a idade»,
diz alguém do PS, defendendo, como Scolari, os seus meninos.

Vejamos:

1 - É sabido, da forte ligação que o Alexandre Pires tem com a canoagem da ARCOR, tendo representado o clube local durante anos.
Certo: beneficiou da existência do clube, dos seus equipamentos e dos seus técnicos.
- O seu gosto pelos animais e pela agricultura fê-lo amar a sua terra.
O que terá o burro a ver com amar a terra e ter sido o escolhido como Padrinho da Marcha da ARCOR, no presente ano?
- É militante da Juventude Socialista.
E em que beneficia Óis da Ribeira disso? É uma opção pessoal.

2 - Sofia Framegas sempre esteve ligada aos escuteiros, onde participa de forma activa nas mais diversas actividades, dinamizando os poucos eventos que ocorrem na UFTOR.
Certo: beneficia dos serviços disponibilizados pela instituição.
- A Sofia já participou por diversas vezes nas Marchas Populares de Ois da Ribeira.
Centenas de pessoas tem participado nas marchas populares de Òis da Ribeira, desde que começaram em 2002. Distinguir Sofia, porquê?

- Este ano, organizou um evento denominado “ Servir toca a todos” que serviu de mote para se proceder à limpeza da margem da Pateira, com o intuito de embelezar e devolver alguma cor à Pateira de Ois da Ribeira.
Não se deu por tal, a não ser uma pintura de muros sem licenciamento.

3 - O Romeu Fernandes fez parte do elenco da última peça de Teatro da ARCOR.
Pois, foi um dos que participou no funeral do teatro da Arcor.
- Participou sempre nas Marchas Populares, com excepção de 2 anos, como marchante e ensaiador, sempre representando a ARCOR.
Lá está: participou em «coisa» organizada e na qual já participaram centenas de ribeirenses.
- No ano passado, fez parte da mordomia da Festa de Nossa Senhora de Fátima.
Desde quando tal é currículo?
- Já foi atleta da Associação Desportiva de Travassô. Actualmente, é atleta da ARCOR e seccionista na Canoagem.
Vou estar atenta, para ver melhor.
- Foi membro activo, na conquista de um dos projectos do Orçamento Participativo do nosso concelho - Náutica de Lazer da Pateira.
Em que se traduz isso de interessante para o colectivo ribeirense?
- É militante do Partido Socialista desde 2014.
Que vantagens tal tem trazido para Óis?, ou vai trazer.

4 - A Rosa Lina tem percurso cívico semelhante ao da Sofia, também é escuteira e participa activamente em todas as actividades.
Pois, beneficia dos serviços de uma instituição existente.
- Foi também marchante nas Marchas da ARCOR.
Não se percebe o que de extraordinário tem isso. Largas centenas de pessoas participaram desde 2002.

5 - Rúben Santos, tem um percurso igualmente válido, embora mais discreto, sendo um defensor acérrimo do polidesportivo da ARCOR.
Por isso será o abandono a que está votado?
- E vestindo sempre a “camisola” de Ois da Ribeira no Inter-Ruas.
Centenas de ribeirenses já representaram a camisola de Óis, em várias áreas, e nem por isso tal coisa é currículo político para alguém.

6 - Soraia Gonçalves, embora jovem, não é estreante nas lides políticas evidenciando a preocupação que sente pela sua terra.
Se integrar uma lista é currículo...
- Também já integrou as Marchas da ARCOR.
E eles a darem-lhe com as marchas!

|||
|||

- Acusá-los de não se envolverem é inadmissível!
Ninguém acusou. Apenas foi dito que são jovens e chamar-lhe «meninos do PS», por mim, que não burra de todo, até acho que é elogio.

- E (re)lembrar (como tanto gostam!), que têm até 30 anos.
- Perguntem a vossos pais, familiares, vizinhos e amigos o que fizeram eles por Óis até aos 30 anos.

- São pessoas de diferentes áreas de estudo, de diferentes famílias mas com algo em comum: fazer mais e melhor por Ois da Ribeira.
Terão o aplauso dos ribeirenses.

- E agora com a União, também almejam por algo melhor para Travassô.
Vá lá, acabem primeiro com os problemas de Óis.

Abraços para todos e desculpem qualquer coisinha.
Vossa,
M

Anónimo disse...

Cara M,
Desculpe destruir-lhe o ego em segundos mas o comentário nem lhe foi dirigido a si.
No entanto, se a carapuça serviu...

Tudo isto surgiu por este comentário feito no “post” anterior:

“Anónimo4/10/17 20:41
E k obra fez a senhora doutora Júlinha Melo? E k obra fez o doutor Alexandre? E k obra fez o tipógrafo Pedro Santos, só para falar dos 3 primeiros candidatos socialistas?
Nem eles sabem..., tirando o Pedro no jardim Social nunca os vi em qualkeres associações de Travassô ou Óis...”

Percebe agora a justificação de tudo em que participam ou participaram?
A falta de atenção ou de não envolvencia das pessoas não pode ser desculpa.

Depois dos sucessivos comentários, surgiu um este “post”, referir-se a eles como meninos até é carinhoso agora referir-se a creche acho pouco ortodoxo para adultos.

Devo ainda dizer que anda desfezada da realidade da sua freguesia, centenas de pessoas nas Marchas, nem a ver...
Sabe o quão difícil é bater porta a porta para ter gente em Ois para qualquer actividade que seja?
Sabe quantas vezes dá vontade de desistir porque adere mais gente de fora que os “nossos”? Mas aguentamos firmes...porque, lá está, gostamos da nossa terra.
Podiam ter feito como tantos outros que por ter mais oportunidades, quando foram estudar ficaram na cidade que os acolheu, porém eles quiseram voltar.

Nós até não nos importamos de falar com A B ou C sobre o que já tinham feito por Óis e a verdade, é que o fazemos várias vezes até e hoje? Dão oportunidade de actuação a um jovem? Reconhecem-lhe capacidades?

Infelizmente já vimos que não...
Aqui, o que está em causa, não é de todo o resultado eleitoral, estando maioria a integrar uma lista pela primeira vez, sabem que há um longo caminho a percorrer.
Alguma vez tinha de ser a primeira, até para ver a reação das pessoas, para analisar bem a situação, para retirar ilações...
Hoje reconhecemo-lhes outro tipo de capacidades, que à 3 meses não o faríamos.

Este comentário serviu único e exclusivamente, para demonstrar que eles são pessoas dinâmicas e activas em Ois, uma freguesia cada vez mais envelhecida, com os poucos jovens que tem, a estarem cada vez mais “fechados” no conforto das suas casas, de volta das novas tecnologias, acho que devemos dar valor a este grupo de jovens ribeirenses.

Incomoda-me sinceramente de uns exigirem tudo e de outros não exigirem nada...
Isto não é o Currículo de nenhum deles, até porque em momento algum foi referida a profissão, local de trabalho ou estágios... Apenas se focou as diferentes áreas de estudo, porque já que se fala tanto nas equipas “multidisciplinares”, demonstrar que até em política é importante ter pessoas de áreas do conhecimento diferentes, para se complementarem e desenvolverem um melhor trabalho.

Contudo, a sua resposta deixa-me feliz, não só porque volta a coloca em “cheque” os “meninos” como não é capaz de invocar participação cívica em Ois, dos lugares cimeiros das restantes listas.

Ah, já me esquecia, de facto sou do PS. Sou só PS há muitos anos, não por ter preferência por aquela cor, não por ser uma “equipa ganhadora “ entre outros argumentos que já ouvi... sou do PS pelos seus ideais e valores, sou do PS porque quero um mundo mais justo e igualitário. Sou do PS, porque quero equidade...
Sou do PS porque acredito no valor das pessoas.

E já agora, para os que pensam que sou a Carla Tavares.
Lamento, mas não... sou apenas um militante como tantos outros.


Romeu Fernandes disse...

É triste ver pessoas sem nome que não sabem o que dizem.
Se não sabe o que é e para o que serve o projeto da náutica mais vale não dizer nada sobre isso. Afinal não é todos os dias que se ganha um projeto orçamentado em 50 mil euros para ois da Ribeira, sim porque é para Óis da Ribeira, e não para mim ou para alguém. MAS SIM PARA TODOS!!!!
Participei no funeral mas não me lembro de a ver lá a trabalhar para que o funeral fosse adiado... Se as coisas morrem normalmente tem um factor comum, são sempre os mesmos a tentar levar para a frente! Já os outros ficam escondidos a trás de um computador à espera de vir mandar umas bocas sem fundamento e sem conhecimento de causa.
Atenciosamente
Romeu de Castro Fernandes

Anónimo disse...

Cara M:

É certo que em certos casos os intervenientes beneficiaram de "serviços de uma instituição existente", no entanto contribuiram e contribuem para que a "instituição existente" possa continuar a oferecer "serviços" ou estavam à espera que cada um deles fosse fundar uma instituição para fornecer "serviços"?
Depois muito pode ser dito acerca de como certos aspetos, como por exemplo participar nas marchas, escuteiros, teatro..., ajudam ou não a freguesia, mas a verdade é que eles optaram por participar ativamente e com isso contribuir para a mesma. Ou será que era melhor que estivessem em casa a dormir?
Sobre o projeto do Romeu quero só aqui acrescentar que é só um investimento de 50 mil euros. Nada de especial, pois não? O que são 50 mil euros de investimento na pateira se não mais do que a autarquia tem investido? E isto tudo veio de um mero civil...
Depois em relação ao polidesportivo já que gostou de frisar. É normal que as pessoas se esqueçam dele. Está lá em cima, abandonado, relegado a ser um depósito de tudo um pouco, desde entulho a desperdício agroflorestal, e acima de tudo a ser exemplo de desperdício de recursos e dinheiro. O que as pessoas não sabem é que fiz imensa pressão ainda no tempo do F. Pires para que o polidesportivo fosse limpo. A batata era sempre atirada para a arcor. Falei com a arcor e a batata voltava de novo à junta, o engraçado é que os intervenientes eram praticamente os mesmos dos dois lados. Veio a união de freguesias e continuei a ir lá pedir que limpassem o campo e tudo o que recebia era sorrisos e um chuto no rabo. Sabe o que ia acontecendo pelo meio? Eu e um grupo de cerca de 30 pessoas íamos limpando frequentemente as instalações: perdíamos fins de semana e feriados a fazer um trabalho da competência da junta/arcor para que pelo menos conseguíssemos dar "uns chutos na bola". Se quiser posso-lhe passar fotografias, vídeos e dar o contacto de pessoas que disponibilizaram tratores e outra maquinaria para que isso fosse possível.
Em relação ao vestir a camisola da freguesia, peço desculpa, mas não vestiram assim tantas pessoas. E as que vestiram não tiveram de lutar tanto como o último grupo. Nós tivemos de tratar de tudo sem ter direito a um único apoio da junta, no entanto por cada equipa que participe a junta recebe fundos especificamente destinados a esse fim.
Mas lá está, a creche do PS nunca fez nada aos vossos olhos.

Ruben dos Santos

Anónimo disse...

Estes comentários fazem-me lembrar o poema do António Gedeão." Vês moinhos sao moinhos! Vês gigantes são gigantes". Tudo depende do ponto de vista!