terça-feira, outubro 17, 2017

As prováveis próximas eleições e os votos dos partidos...




O cenário de novas elei-
ções para a Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira afigura-se claramente inevitável. As posições assumidas pelos eleitos do movi-
mento independente Juntos (4) e PS (1) não deixam quaisquer dúvidas: tudo farão, como já fizeram, para fazer «cair» Sérgio Neves (PSD) da presidência da Junta de Freguesia.
A sessão da Assembleia de Freguesia marcada para o dia 27 de Outubro de 2017 será mais do mesmo, da de ontem e da da passada sexta-feira, dia 13: chumbo da proposta da lista ganhadora, a de Sérgio Neves, e nomeação posterior de comissão administrativa (pela Câmara Municipal de Águeda) e eleições dentro de pouco mais de 5 meses. Mais ou menos.
É o cenário mais que presumido, a não ser que germinem negociações noutro sentido, o que parece improvável, pelo extremar de posições já conhecidas - de parte a parte.


Os votos autárquicos
de 1 de Outubro

Em caso de novas eleições, é interessante reparar nos votos do passado dia 1 de Outubro, na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, para que se possam fazer algumas previsões, com base, precisamente nesses dados, ainda tão actuais e fresquinhos:
- Partido Social Democrata (PSD), de Sérgio Edgar da Costa Neves: 570, ou 41,10%.  Elegeu 4 mandatos.
- Juntos, Movimento Independente de T&OdR, de Mário Ramos Martins: 505, ou 35,97%. Elegeu 4 mandatos.
- Partido Socialista (PS), de Maria Júlia Pinheiro de Melo: 219, ou 15,60%. Elegeu um mandato.
- CDU, de Aníbal Marques Saraiva: 27, ou 1,92%. Sem eleito.
- Brancos: 40 votos, ou 2,85%.
- Nulos: 36 votos, ou 2,56%.
Em cenário de novas eleições, repetir-se-ão estas votações?
O d´Óis Por Três não é especialista em politologia, muito menos de futurologia, mas não parece difícil «adivinhar» que o acto eleitoral irá ser bipolarizado. 
Entre o PSD e o Juntos.
Quer isto dizer, em palavra franca, que a votação do PS poderá ser marginal e que, se a 1 de Outubro elegeu um(a) candidato(a), ficou, todavia, a 176 de eleger o segundo (relativamente ao PSD) e 143 do Juntos.
Teve 219 votos, com diferença de 76 para o segundo eleito do PSD. Ora, estamos a falar de uma «deslocação» de apenas 39 votos para os «laranjas» e estes elegerão o quinto candidato - caso mantenham os mesmos 570 votos.
Mais fácil será a vida do Juntos pois, relativamente ao PS, apenas precisa de recuperar 33, mantendo os mesmos 505 (+33). E elegerá o quinto mandato e ganha maioria na Assembleia de Freguesia.
Parecem contas de «sumir», o PS não vai desaparecer, é evidente, mas presumidamente irá perder votos.
Será assim? A ver vamos!

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu deus anda toda a gente a vaticinar o fim do mundo. Calma amigos, ainda não será desta...

Anónimo disse...

Não vai ser o fim do mundo, mas vai ser o fim da escola primária em travassô. O senhor capitão já negociou com os juntos o encerramento para o próximo ano escolar.

Anónimo disse...

Uma análise muito bem feita! O d'ois por três mais uma vez tem razão. No cenário de novas eleições quem vai ganhar? JUNTOS! Limpinho! Ai Serginho, Serginho! Olha a tua vida!!!!