quinta-feira, outubro 05, 2017

O que vale a CDU em TravassÓis?...

A propaganda da CDU (destacada pelas setas) no Largo do Centro Social


A CDU teve uma votação residual em Óis da Ribeira: 12 votos para a lista liderada pelo comerciante Aníbal Marques Saraiva, que a coligação apresentou como eleito duas vezes para a Assembleia de Freguesia, quando o foi mas, na verdade, apenas uma.
Saraiva concorreu em 2001, pelo PS, e foi eleito. Voltou a concorrer em 2005, pelo Bloco de Esquerda, e não foi eleito. Agora, foi apresentado pela CDU como «activista desde os 10 anos de idade», o que é obra. Tendo ele 61 anos, nasceu em 1956. Seria activista em 1966? E do quê? E onde?
A CDU de Águeda deveria ser mais rigorosa, para fazer jus ao seu slogan eleitoral: «Trabalho. Honestidade. Competência».
A candidatura teve 27 votos em TravassÓis e, destes, 12 em Óis da Ribeira. Considerando que a lista tinha precisamente 12 candidatos, quer isto dizer que nela só votaram os ditos cujos? Os outros foram de Travassô? Ninguém sabe(rá), mas o resultado eleitoral mostra, com a clareza dos números, o que vale(m) o(s) candidatos.
Por curiosidade, recordemos que a CDU concorreu em Óis da Robeira por outras duas vezes:
- 1986, então a APU: Lista liderada por Vital de Oliveira Almeida Santos (contra a do PS, de Armando Tavares dos Reis e do pai Isauro Santos; o PSD de Manuel Soares -a vencedora - e o CDS de Arménio Pinheiro da Silva) e com João Paulo Pires, José Laudelino Pires de Almeida e Carlos Alberto da Costa Fernandes (Teco). Quatro candidatos e... 7 votos.
- 1990: Liderada por António Simões Pereira, com José Cãndido Gomes Lopes, José Eduardo Festas Simões, Joaquim José Ferreira e José Laudelino Pires de Almeida. Teve... 3 votos!

Sem comentários: