domingo, outubro 22, 2017

Entre um e outro candidatos, nem o diabo escolheu...




O problema que arrasta e debilita a política autárquica local de TravassÓis, atrasando a formação do executivo da Junta de Freguesia, tem muito mais a ver - tem tudo... - com Travasssô que com Óis da Ribeira. Mas ambas as freguesias são penalizadas. Embora OdR nada tenha a ver com a cegueira que obstipa o livre pensamento e a liberdade de opinião e de voto.
A realidade é que a divisão de votos pelas aldeias (4+4+1 eleitos) não resolveu, antes aumentou, as diferenças entre dois homens que menos bom 
O diabo e o anjo. Ninguém é só
 diabo ou exclusivamente anjo 
neste processo político-partidá-
rio de TravassÓis
exemplo deram como autarcas, durante o mandato de 2013/2017. Ambos presi-
dentes, um da Junta outro da Assembleia de Freguesia, ambos de Travassô, ambos não podendo «ver» o outro.  
Esquecendo, por mor deste raciocínio, o que vale o voto do(a) eleito(a) do PS (e sem expôr as suas potencialidades, ou fragilidades...), a conclusão é simples: o problema chama-se Mário e Sérgio. E a horda fanática que cada qual arrasta nos seus chãos, em prejuízo do interesse colectivo travassÓisense.

O azar desta «coisa» que por TravassÓis anda a chafurdar  
na política e a dividir pessoas e a tribalizar famílias
são, afinal, ... dois azares:

1 - Ambos se terem candidatado.
2 - O diabo não ter escolhido um, na eleição, desempatando o outro, ou excluindo os dois!

Um candidatou-se porque... sim!
Ambicioso, impreparado, mal-aconselhado, cego na obstinação (que o levou, até, a afastar gente com currículo no partido). 

Outro, porque... sim!
Ambicioso, sem habitação política fixa, tudo lhe valendo (todas as cores, partidos ou movimentos) para estar no poder.

O que estamos a assistir em TravassÓis é a isso: à tribalização dos votos e à luta pelo poder local, embora pouco valendo este (pouco mais que mandar limpar valetas...), numa União em que os eleitos mais responsáveis tudo tem feito para... desunir, fragilizar e inexistir. 
Nem o diabo, reparem bem..., nem o diabo quis escolher, entre ambos, deixando a «amarga solução» para a vontade de outros demónios (os guerrilheiros do poder local). Mas nem uma parte é só diabo, ou só anjo.
O diabo, passe a expressão, o diacho... é que o povo é o sofredor e sem culpa desta desavença irracional de eleitos errantes e pouco democráticos.

6 comentários:

Anónimo disse...

O cenário está cada vez mais negro. Uma pena que as pessoas não se entendam!

Anónimo disse...

De Travassô, de um cento há um bom, costuma dizer-se. De certeza que nenhum deles é um dos bons, se não, não andavam nesta pouca vergonhice.

Anónimo disse...

O problema é que o problema de uma "pessoinha" está a transformar-se em problema de toda a população. O problema é que a lista mais votada não ganhou com maioria, e ainda bem,e não sabe e não quer respeitar a vontade da população e trabalhar com todos outros... com qualquer um dos eleitos, o que deveria estar pronto a fazer se realmente se candidatou para trabalhar e representar o povo e fazer o melhor pelas freguesias visadas. O problema é alguém que não sabe ser, não saber estar e não sabe fazer... e a população só agora se está a aperceber disso.

Anónimo disse...

O problema é que o problema de uma "pessoinha" está a transformar-se em problema de toda a população.
O problema é que ganhou uma lista e perdeu outra e esta outra não sabe perder.
O problema é que mais votada não ganhou com maioria e a minoria está vingar-se no adversário e dos votos que o povo não lhe deu.
O problema é que há uma pessoinha que não sabe e não quer respeitar a vontade da população e deixar trabalhar quem ganhou... com os eleitos que escolheu...
O problema é que essa minúscula pessoinha e quem a acompanha, tudo pessoinhas minusculas, tem pouca sensibilidade democrática.
Se a outra pessoinha deveria estar pronta a aceitar trabalhar com os seus inimigos, e não quer, porque quererão estes trabalhar com ele?
O problema é que nem uns nem outros se candidataram para na verdade trabalharem e representarem o povo e fazer o melhor pelas freguesias visadas. Candidataram-se só pelo desejo despudorado do poder.
O problema é essas pessoinhas todas não sabem ser, não sabem estar e não sabem fazer o que deviam fazer, que eram irem embora e com o rabo entre as pernas.
O problema é a população só agora se está a aperceber disso, a aperceber-se do baixo nível da maioria dos candidatos.

Maria de Óis disse...

Cá por mim corria com eles todos, com o ditador Mário, que vá por os pés ao lume; o petulante Sérgio, que cresça e apareça; e a vaidosa da Júlia, quem é ela?,e punha o Aníbal Saraiva como presidente, então é que ia ser.

Anónimo disse...

Oh Maria o Aníbal??? Aquele que tinha caixotes do lixo a 100 metros mas que dizia que estavam a quilómetros?