segunda-feira, outubro 30, 2017

Quem são os 9 desentendidos da Assembleia de Freguesia?


Os 9 eleitos pelo povo de Travassô e Óis da Ribeira, os 9 que não se entendem na embrulhada que se atravessa, nem quere-
rão...!, têm nome e, obviamente, têm rosto.
São os actores da novela trágico-política que decorre no salão nobre da sede da União de Fregue-
sias, em Óis da Ribeira.
Quem são eles, então?
1 - SÉRGIO NEVES, de 28 anos, o presidente eleito da Junta de Freguesia. 
Sérgio Neves, à direita, e Ma-
nuel Almeida (Capitão)
Tem carreira de militante nas hostes do PSD, desde as associações de estudantes às organizações de juventude do partido (JSD), em vários graus. Foi candidato do PSD à presidência da Junta de Travassô e Óis da Ribeira em 2009, perdendo para Mário Martins (PS). 
 Em 2013, venceu o mesmo Mário Martins (agora no Juntos). Em 2009, tinha sido o primeiro suplente (10º. lugar) da lista de
Ilda Pinheiro e Sérgio
Almeida (PSD)
Ilda Pinheiro. É de Travassô.
2 - MANUEL ALMEIDA (Capitão), nº. 2 da lista do PSD. Foi secretário da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira em 5 mandatos, de 1994 a 2009. Foi secretário da Mesa da Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira no mandato de 2013/2017. Foi dirigente da Arcor e é de Óis da Ribeira.
3 - ILDA PINHEIRO, de 45 anos e nº. 3 da lista do PSD. Foi candidata a presidente da Junta de Freguesia de Travassô em 2009, perdendo para Mário Martins. Tinha sido segunda da lista do mesmo PSD em 2005, liderada por José Correia de Lima. Tem secretariado Sérgio Neves nas sessões da Assembleia de Freguesia do mandato de 2013/2017. 
4 - SÉRGIO MIGUEL ALMEIDA, de 35 anos e nº. 4 do PSD. Em 2005, foi quarto da lista de Renato Salgado (PSD) na freguesia de Espinhel, de onde é natural. Casado e residente em Óis da Ribeira. Foi vice-presidente da direcção da Arcor.
Mário Martins e António
Horácio Tavares (Juntos)
5 - MÁRIO MARTINS, 73 anos e primeiro da lista do Juntos. Foi candidato do CDS em 1997 e substituiu o presidente Aníbal Pires. Ganhou pelo CDS em 2001 e em 2005 trocou o CDS pelo PS e ga-
nhou a presidência da Junta de Fregue-
sia. Ainda pelo PS, venceu as primeiras eleições da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Em 2017, trocou o PS pelo Juntos e perdeu para Sérgio Neves (PSD). Foi dirigente do Jardim Social de Travassô.
6 - ANTÓNIO HORÁCIO TAVARES, de 60 anos e nº. 2 da lista do Juntos. Foi candidato do PS em 1989 e 2013, neste mandato ocupando temporariamente o cargo de secretário da Junta de Freguesia, antes e depois de ser membro da Assembleia de Freguesia. Em 2017, transferiu-se para o Juntos e tornou-se popular por se afirmar que «nem sou de Óis», embora, concorra por Óis da Ribeira. Foi presidente da direcção da Tuna.
José Garcia e Marta
Morais (Juntos)
7 - JOSÉ GARCIA, nº. 4 da lista do movimento Juntos. É debutante da política e dirigente da Orquestra Filarmónica 12 de Abril de Travassô.
8 - FILIPE ALMEIDA, de 37 anos, nº. 5 da lista do Juntos. Foi candidato do PS em 2005, 2009 e 2013, neste caso e já na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, foi membro da Assembleia de Freguesia. Em 2017, transferiu-se para o Juntos e, neste momento, como substituto de Marta Morais, é membro da Assembleia de Freguesia.
Filipe Almeida
(Juntos)
Júlia Melo
(PS)
9 - JÚLIA MELO, de 50 anos e líder da lista do PS. É debutante na polí-
tica autárquica local (a de Travassô e Óis da Ribeira) mas, em 2013 e na lista de Filipe Neto Brandão, foi 15ª. candidata socialista à Assembleia Municipal de Aveiro.

A eleita juntista
Marta Morais

 Marta Lúcia de Castro Morais, de 36 anos, professora, é a nº. 3 da lista do Juntos - Movimento Independente de Travassô e Óiis da Ribeira.
A autarca foi secretária da primeira Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (temporariamente substituída por António Horácio Tavares). Não tem participado nestas sessões da Assembleia de Freguesia, por doença, e foi substituída por Filipe Almeida.
São estas senhores e estes senhores os actores desta bem evitável fase da política autárquica local. Têm nome e têm rosto, aqui ficam registados. Para o bem e para o mal, para o que for. Para que a história os registe em futuro.

2 comentários:

Anónimo disse...

Queremos o Aníbal Saraiva no poder!

Pelo menos tem o Café e a Loja durante 360 dias 24 horas aberto!



Anónimo disse...

Com 28 anos é novo demais para assumir um cargo que exige responsabilidade e acima a de tudo maturidade. Ainda não tem o calo da vida e isso é bem patente nas suas atitudes. Estranho é que quem o segue não seja melhor.



esta responsabilidade para ainda