sexta-feira, abril 02, 2021

* ANO 2004: Morte da Hugo Santos, pescador afogado na pateira!

Hugo Santos

António Carlos


A comunidade óisdaribeirense foi alarmada no dia 2 de Abril de 2004, uma sexta-feira para sábado de há 17 precisamente anos, pela trágica morte, por afogamento, de Hugo Santos, quando pescava na pateira.
O alarme foi dado pelo sogro, António Carlos dos Santos Almeida, que com ele saíra para a faina e regressou mais cedo, para participar na ladainha quaresmal. Por volta das 22 horas, telefonou-lhe, o Hugo Filipe não atendeu e depois de várias tentativas de o localizar, foram chamados os Bombeiros Voluntários de Águeda, por volta da meia noite e com meios que envolveram dois barcos, 11 viaturas e 34 homens de várias corporações. Sem o encontrar e interrompendo as buscas por volta das 3 horas da madrugada.
As buscas foram retomadas por volta das 8 horas, já com participação dos Bombeiros Sapadores de Coimbra (BSC), que localizaram o corpo pouco depois do meio-dia, na zona da lagoa mesmo em frente à Estalagem da Pateira, em Fermentelos - onde horas antes tinham sido localizadas as redes da pesca.
Hugo Filipe Henriques dos Santos tinha 22 anos, era operário fabril e filho único de Jorge Manuel dos Santos e de Maria Irene Duarte Henriques dos Santos, da Carvalhosa, em Valongo do Vouga. Casou em Óis da Ribeira com Sandra Cristina Dias dos Santos Almeida, também de 22 anos e filha de António Carlos dos Santos Almeida e de Hermínia Dias Figueiro Viegas.
O casal morava na Rua da Pateira e não tinha filhos. O corpo de Hugo Filipe foi autopsiado, seguindo o funeral de Óis da Ribeira para o cemitério paroquial da Trofa, já no dia 6 de Abril de há 1
7 anos.


Outros anos,
outros factos!
Caminho da Chousa d´Ana, os 101 anos de Anita Reis e Beatriz Gomes campeã nacional de canoagem

A Chousa d´Ana fica onde
passa a variante do Surpel

- ANO 1950, há 71 anos!
1 - CAMINHO DA CHOUSA D´ANA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira liquidou os honorários do dr. Pratas e Sousa, que defendeu os seus interesses no caso do caminho da Chousa d´Ana, reclamado pela autarquia em julgamento judicial com o dr. Américo Andrade.
O tribunal decidiu a favor deste, o que a autarquia presidida por Benjamim Soares de Freitas considerou uma injustiça, mas sem poder apelar da sentença. O caminho, agora por onde passa a Variante do Surpel, era considerado logradouro e sua propriedade pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, mas assim não entendeu o tribunal.
O advogado Pratas e Sousa recebeu 2 000$00 de honorários valor que, nos dias de hoje, corresponderia mais ou menos a 1000 euros.
Ana Maia Reis,
a ti Anita

- ANO 1989, há 32 anos !
2 - ANA MAIA REIS, 101 ANOS: Ana Maia dos Reis, a ti Anita e a então mais velha pessoa de Óis da Ribeira, festejou 101 anos a 2 de Abril de 1989. Há 32!
Nasceu a 2 de Abril de 1888, filha do lavrador José Constantino dos Reis e da doméstica Maria Rosa da Maia, neta paterna de José Francisco dos Reis e de Maria Teresa de Almeida e materna de Francisco Gomes dos Reis e Maria Pires da Maia - todos de Óis da Ribeira.
Irmã de Celeste, que morreu ainda nova (aos 36 anos), José Maria e João (que emigraram para o Brasil), Sebastião, Maria Augusta e Manuel Maria (que foi regedor da freguesia) e ainda, ao tempo ainda vivos, Augusto (que faria 91 anos em Dezembro seguinte) e Fernando «Peralta» (que no mesmo mês chegaria aos 85). José Maria, Maria Augusta, Manuel Maria e Sebastião faleceram, todos eles, aos 88 anos.
O seu casamento com José Maria Framegas, também de Óis da Ribeira, foi a 14 de Dezembro de 1919 e o casal teve os filhos Élio, Valter e Célia (já falecidos), Carmina (viúva de Victor Fernandes da Silva) e Graciete (esposa de Benjamim Soares de Almeida), ambas moradoras na Rua Manuel Tavares, a antiga Rua do Cabo.
Ana Maia dos Reis enviuvou a 17 de Dezembro de 1970 e faleceu a 9 de Outubro de 1989.
Beatriz Gomes

- ANO 1995, há 36 anos!
3 - BEATRIZ FOI CAMPEÃ NACIONAL: A canoísta Beatriz Gomes, da ARCOR, sagrou-se campeã nacional de K1 cadetes, no decorrer do campeonato nacional que se realizou na pateira.
A organização foi da Secção de Canoagem da ARCOR e nesta distância classificou-se também Maria Duarte (13ª.).  Ana Matos de Almeida, também do clube de Óis da Ribeira, foi segunda classificada em K1 infantis, sagrando-se vice-campeã nacional, prova em que a recentemente falecida Liliane Framegas foi 7ª. classificada. 
Sérgio Soares alcançou o terceiro lugar em C1 cadetes. 
A ARCOR foi 7ª. classificada por equipas, com 787 pontos conquistados - à frente do Recreio (14º. lugar e 521) e Ginásio  (25º. e 74), os outros dois clubes de Águeda,

Sem comentários: