sábado, abril 10, 2021

Padre Júlio ao JN: «A Igreja não se entende sobre o uso de tecnologia na missa»





O casamento via «net» de Manuel José Rés e 
Ianara Morais, de Fortaleza (Brasil)

O Padre Júlio Grangeia foi notícia na edição do Jornal de Notícias» de Abril de 2021, defendendo que «A Igreja Católica tem de incentivar as paróquias a investirem em tecnologia para que possam transmitir do dignidade ie várias cerimónias pela internet».
O sacerdote é titular das paróquias de Santo Adrião de Óis da Ribeira, S. Miguel de Travassô e Nossa Senhora da Assumpção de Espinhel e é pioneiro, desde os anos 90 do século XX, do uso de internet como meio de evangelização .
Ficou (é) conhecido, de resto, com o o padre da internet, tendo adquirido o seu primeiro computador em 1987. A primeira missa transmitida online, interparquial e interactiva, foi notícia de 11 de Maio de 2002, um sábado, entre Pessegueiro do Vouga. a 30 quilómetros das suas paróquias. Ver AQUI
Já dois anos antes, a 14 de Janeiro de 2000, celebrou o casamento de Manuel José Rés (Nezé), de Águeda, Ianara Morais, do Brasil, na Igreja de Travassô, tendo os pais e familiares da noiva, em Fortaleza, no Ceará, assistido a casamento da filha ...pela net. - Ver AQUI
A transnissão inter-parquial

A internet em tempos
de pandemia

O padre Júlio, desde então, não mais parou no seu caminho de descoberta das fronteiras da internet, intuindo que o caminho da Igreja deveria também ser feito no campo das novas tecnologias.
«Foi importante ser um visionário há uns anos e perceber que o caminho se revelou ser certo, feito a caminhar. Quem anda como eu pelo facebook, pelo youtube, pelo instagram, para quem tem uma presença com os mesmos vídeos no meo kanal190619, é fundamental nós chegarmos aos diversos públicos», reconheceu o padre Júlio Grangeia
Actualmente e nestes tempos de isolamento social, o responsável das três paróquias procura que as pessoas mantenham laços entre si e à comunidade e propõe assiduamente, a par da transmissão online das eucaristias, catequeses interativas (onde se estabelece diálogo», via-sacras, oração do terço com as coordenadoras da catequese )em que cada mistério é orientado por cada pessoa em sua casa), e ainda entrevistas e conversas sobre diferentes temas.
O padre Júlio Grangeia, em cada emissão, procura saudar os que se ligam aos conteúdos, chegando a cumprimentar pessoas que residem no Canadá, no Brasil ou em França, estabelecendo uma ligação dos emigrantes à sua terra natal.
A notícia do JN, e comentários, pode ser vista AQUI




Sem comentários: