domingo, abril 04, 2021

* ANO 2013: O encerramento ao trânsito da ponte de Óis da Ribeira!

As pontes de Óis da Ribeira sobre o rio Águeda e campo de Cabanões
 

O (agora) presidente Jorge
Almeida em Óis da Ribeira

O plano de encerramento da ponte de Óis da Ribeira, para a construção da nova, foi apresentado no dia 4 de Abril de 2013, há precisamente 8 anos.
As obras, segundo então foi anunciado por Jorge Almeida, o actual e então vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, impediriam (e impediram) a passagem para a margem de Cabanões e isolariam a freguesia.
Os trabalhos iriam começar a 22 de Abril e até 12 de Maio não haveria (e não houve) passagem. Os trabalhos, disse o autarca municipal, «deverão estar concluídos em Julho de 2015».
«Vão ficar ilhados, isolados, mas com soluções», disse Jorge Almeida, ante as mais de uma centena de pessoas que encheram o salão da ARCOR.
As primeiras semanas (até 12 de Maio), seriam (e foram) para a construção do percurso alternativo. Que mais tarde vem a sr empedrado com os paralelipípedos do Caminho da Calçada - ainda hoje por construir.
«As questões de segurança terão prioridade absoluta», disse Jorge Almeida, que se fez acompanhar pelos engenheiros camarários Manuela Pato (directora), Silvino Sousa (fiscalização) e José Maria (segurança).
A população não gostou do que ouviu e já tinha manifestado a sua contestação numa sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia, a 24 de Fevereiro desse mesmo ano.
Mal se adivinhava o suplício que estava para para acontecer no futuro e que tanto fez sofrer o povo de Óis da Ribeira. E mão só!


Outros anos,
outros factos!
Junta sem secretário, novo presidente da Junta, restaurante «Pôr do Sol» e cortejo a favor da capela de Santo António

José Estima

- Ano 1948, 
há 73 anos!
1 - JUNTA SEM SECRETÁRIO: O secretário da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, José Maria Estima, deixou de comparecer às reuniões do executivo no dia 4 de Abril de 1948, há 73 anos.
O autarca exercia essas funções desde 2 de Janeiro de 1946, com o presidente Benjamim Soares de Freitas e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes) e não concluiu o mandato, que terminou a 3 de Dezembro de 1959. Nem foi substituído no executivo. Vá lá saber-se a razão, que desconhecemos.
Tinha sido presidente da Junta de Freguesia entre os anos de 1928 e 1935. Num primeiro mandato, de 1928 a 1934, com os vogais Joaquim Maria Viegas e José Simões dos Reis (Taipeiro). No segundo, de novo com Joaquim Maria Viegas mas com Manuel Maria dos Reis (Regedor) no lugar de José S. Reis.
M. Tavares

- ANO 1962, 
há 59 anos!
2 - PRESIDÊNCIA NOVA DA JUNTA: O secretário Armando dos Satos Ala de Resende assumiu a presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira na sessão de 4 de Abril de 1962, substituindo Manuel Maria Tavares da Silva, que abdicara por motivos de doença.
Um ofício da Câmara Municipal de Águeda indicava que deveria ser chamado o substituto mais votado, ou o mais velho (caso houvesse empate na votação), fazendo-se votação entre os três eleitos.
Armando Resende e José Pinheiro das Neves (que continuavam no executivo) votaram com Manuel Simões dos Reis (Manelzito) e elegeram o presidente Armando, continuando José Neves como tesoureiro e o cooptado Manuel Reis como tesoureiro - o que foi comunicado à Câmara Municipal de Águeda.
Dinis T. Reis
José Carlos


- ANO 1992, 
há 29 anos!
- RESTAURANTE «PÔR DO SOL»: O restaurante «Pôr do Sol» mudou de propriedade e gerência e reabriu a 4 de Abril de 1992, para a firma Castro Morais, Lda., a ainda actual proprietária.
Construído pelo óisdaribeirense Dinis Tavares dos Reis (já falecido), foi inaugurado a 6 de Outubro de 1973 e por ele gerido até ao trespasse de há 29 anos. 
A firma Castro Morais, Lda., foi constituída a 12 de Março de 1992, com o capital social de 1000 contos (seriam agora 9.386,80 euros), detido pelos dois sócios - o casal José Carlos de Castro Morais e Maria de Lurdes Matos de Almeida e Castro, ambos de Travassô e com quotas iguais (500 contos, cada).
Capela de Santo António

- ANO 1993, 
há 28 anos!
4 - CORTEJO DE SANTO ANTÓNIO: A comunidade católica de Óis da Ribeira mobilizou-se em cortejo de oferendas, a 4 de Abril de 1993 e a favor das obras da capela de Santo António.
A Tuna Musical colaborou no desfile do Cruzeiro do Cabo, no do Café O Nélson, para o adro da Igreja Paroquial de Santo Adrião e o leilão de ofertas rendeu 1 053 200$00 - seriam agora 9 886,18 euros. Dinis Tavares dos Reis ofereceu toda a telha para a cobertura do templo e alguns anónimos ofereceram areia para as obras.
O pároco era o padre Júlio Grangeia, nomeado a 23 de Agosto de 1988 e de posse tomada a 9 de Outubro seguinte - em funções nas quais ainda se mantém.

Sem comentários: