segunda-feira, novembro 29, 2021

O Projecto PARMOGI da União de Freguesias da TravassÓis...

PORMOGI social

A Junta de Freguesia (JdF) da União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) anunciou, na sua página oficial de facebook, o desenvolvimento do Programa de Apoio à Reutilização de Material Ortopédico, Geriátrico e Infantil – o PARMOGI - , resultante de uma candidatura ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente. 
Ver AQUI.
O programa, segundo a UFTOR, permite aceder a uma diversa gama de equipamentos, disponíveis para recolha e entrega em Travassô e em Óis da Ribeira: camas articuladas e eléctricas, cadeiras de rodas, muletas, andarilhos, cadeiras de idosos adaptadas, berços de crianças, carrinhos de bebé, banheiras entre muitas outros equipamentos.
O que é de aplaudir.
Os equipamentos, depois de utilizados, terão de ser devolvidos à Junta de Freguesia, depois limpos e, sempre que necessário, reparados, para depois voltarem a ser emprestados.
Os interessados devem entrar em contacto com a Junta de Freguesia, para, diz a UFTOR, «obter mais informações e beneficiar deste programa inovador, somente disponível para residentes na freguesia».

Junta no lugar das
IPSS´s da (des)União! 

A ideia é boa e devemos aplaudi-la, embora sem sequer discutir o que de inovador terá, ou não terá.
Apenas duas observações:
1 - É à Junta de Freguesia, seja ela qual for, que compete este tipo de intervenção, ou será às associações de solidariedade social das duas freguesias?
2 - Alguém se lembra no que deu de idêntica experiência de há uns anos numa freguesia vizinha e para onde foi esse material - no caso vindo de países nórdicos?
Já agora:
3 - Estando os nossos autarcas, aparentemente, tão preocupados com as questões sociais da (des)União, porque não se candidataram aos órgãos sociais das instituições (IPSS) das duas freguesias?
E ainda, perdõem lá:
4 - Sendo executivo um elemento da UFTOR que foi dirigente da ARCOR, cargo de que, aliás, se demitiu, por que carga de água não sugeriu esta candidatura à IPSS de Óis da Ribeira?
Já agora:
5 - Estando a distinta autarca e ex-dirigente da ARCOR tão preocupada com as questões sociais da freguesia, porque não pôs os pés e a sua disponibilidade pessoal nas últimas assembleias gerais da instituição? Já desde 2012!!! 
Isto somos só nós a perguntar.
Desculpem qualquer coisinha!

Sem comentários: