sexta-feira, fevereiro 25, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: Presidente Agostinho Tavares na Junta de 1980 a 1982 ! As irritações e o vento que passa! O Amentar das Almas e as tradições populares! A rede de saneamento, o hangar e o parque de caravanas de Óis da Ribeira!

Agostinho Tavares (1980)
ÓdR há 15 anos

Presidente Agostinho Tavares
na Junta de 1980 a 1982 !


O d´Óis Por Três, a 25 de Fevereiro de 2007, há 15  anos continuava a recordar os presidentes eleitos da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Assim:
«Agostinho Tavares (PS) foi o segundo presidente eleito da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira, em 1979 - substituindo Isauro Carvalho e Santos.
Exerceu o mandato de 1980, 1981 e 1982 - com o secretário Isauro C. Santos e o tesoureiro Arlindo Reis.
As eleições realizaram-se a 16 de Dezembro e concorreram mais duas listas, lideradas por António Simões Pinheiro das Neves, já falecido (PSD), e Fernando Reis Duarte de Almeida (CDS).
- NOTA: A foto e dados recolhidos do Jornal da ARCOR de 23/12/1979, 1ª. série, escrevia o d´Óis Por Três de há 15 anos.  Agostinho Albino Pires Tavares, de seu nome completo, faleceu a 2 de Agosto de 2018. Foi presidente da Assembleia de Freguesia de 29 de Abril de 2004 a 27 de Outubro de 2005, substituindo Jorge Soares, que foi para o Brasil.

As irritações e o
vento que passa!

A Tertúlia Literária º. 105, do d´Óis Por Três de 25 de Fevereiro de 2007, há 15 anos, falava de irritações e de ventos que então passava..
Assim:
- «Ultimamente, andas muito irritadiço... Afinal, o que é que se passa?», perguntou o d´Ois.
- «Não é nada de especial!!... Mas eu não gosto de ver uns gajos que por aí andam a mudar de opinião com o vento que passa...», respondeu o Três.
- «Então, é impressão minha... Deixa para lá...», retorquiu o d´Ois. 
- NOTA: Os ventos não mudaram muito de então para cá e quanto a irritações, irritada continua e continuará muita gente.
Grupo de Amentar as Almas
ÓdR há 10 anos

O Amentar das Almas e
as tradições populares!

O tema do d´Óis Por Três de há 10 anos falava das tradições populares que em Óis da Ribeira ja então se iam perdendo no tempo.
Assim:
«O d´Óis Por Três lamentou ontem ter-se perdido a tradição de cantar a ladaínha e hoje, em Óis, lembraram-nos o Amentar das Almas. E ninguém soube dizer se alguém as fará, este ano. Quer isto dizer, como probabilidade, que se calhar não há e Deus queira que haja engano.
Porque raio é que a actual geração de Óis deixa morrer estas tradições é que o d´Óis Por três não entende. A gente deixa de estar e até se esquece das coisas e das tradições.
A foto é do grupo de 2006, «pescada» de Luís Neves.».
- NOTA: A actualidade de há 10 anos continua... actual. O  mundo vai mudando e as tradições óisdaribeirenses vão morrendo. É a vida!
Ódr há 5 anos!

A rede de saneamento, o hangar e o
parque de caravanas de Óis da Ribeira! 

«A leitura dos jornais de Águeda nem sempre é possível ao d´Óis Por Três, que se informa neles principalmente através das vias digitais», escrevíamos há 5 anos, no dia 25 de Fevereiro de 2017. 
Por isso, acrescentávamos que nos tinha passado despercebida esta excelente notícia, que então lemos na edição em papel do «Região de Águeda» de 22 de Fevereiro de 2017 (no recorte aqui ao lado), reportando a Assembleia Municipal de Águeda que, a 17 deste mesmo mês, se realizou no salão da ARCOR, em Óis da Ribeira.
Assim:
«Pois diz a notícia, e com ela nos congratulamos, que a ADRA informou a Câmara que «as obras de saneamento em Travassô e Óis da Ribeira iriam a conselho de administração de Maio».
Vem com atraso de uns 12 ou 13 anos, mas não deixa de se uma boa notícia. Excelente notícia, aliás.
A informação do presidente Gil Nadais decorreu de uma intervenção de Mário Martins, o presidente da (des)União de Freguesias de TravassÓis, que o questionou na Assembleia Municipal sobre as obras de saneamento, o estado de alguns pavimentos, as obras do parque infantil, parque de caravanas e hangar de canoagem.
Sobre este, disse Gil Nadais que «o projecto de arquitectura está em fase de desenvolvimento».
O d´Óis Por Três, que várias vezes questionou a situação da rede de saneamento (cuja instalação, salvo erro, foi interrompida em 2004 ou 2005) e das estradas de Óis da Ribeira (principalmente a Rua António Bernardino) congratula-se com estas notícias. É justo aqui as trazer. Oxalá se concretizem em breve.».
- NOTA: A rede de saneamento foi concluída em 2020, três anos depois, e já na presidência camarária de Jorge Almeida, executadas pela AdRA. Quanto ao parque de caravanas e hangar de canoagem continuam no papel e no rol das promessas.

Sem comentários: