domingo, fevereiro 13, 2022

Os 97 anos de Cármina, a ti Carmen da Rua do Cabo! José Estima nasceu há 132 anos!

 

Cármina dos Reis Framegas
Carmina no dia dos 95 anos



A óisdaribeirense Cármina  Framegas dos Reis, mais conhecida por Carmen, nasceu a 13 de Fevereiro de 1925. 
Hoje mesmo, domingo, completa a bonita idade de 97 anos! É a pessoas mais velha da vila de Óis da Ribeira!!! 
Que maravilha!!!
Filha de José Maria Framegas (falecido a 17 de Dezembro de 1970) e Ana Maia dos Reis (que faleceu aos 101 anos, a 8 de Outubro de 1989), era neta paterna dos lavradores António  Joaquim Framegas Alves e de Amélia 
Victor F. Silva
Fernandes Correia, e neta materna de Maria Rosa da Maia e de José Constantino dos Reis - que, ver AQUIviria a ter morte trágica, aos 48 anos, por afogamento num poço de Segadães, no dia 10 de Janeiro de 1905. Há precisamente 117 anos e tendo pelo menos 11 filhos.

A família: filho, netas
gémeas e bisnetos !

Carmina dos Reis Framegas casou com Victor Fernandes da Silva, filho de Joaquim Augusto da Silva (Pedronha) e de Isaura Fernandes, e de quem enviuvou a 18 de Fevereiro de 2011 - há quase 11 anos. Era filho de Joaquim Augusto da Silva (Pedronha) e de Isaura Fernandes.
O casal morou na Rua Manuel Maria Tavares da Silva (a do Cabo) e tem o filho António Framegas Fernandes da Silva, que lá vive, já aposentado e casado com Maria Alice das Neves Pinheiro da Silva.
Carmen, como todos a conhecem, passa os dias no centro de dia da ARCOR - de que o filho foi fundador e secretário da comissão instaladora (em 1979) e da primeira direção (em 1980).
É irmã de Valter, Élio e Célia (já falecidos) e Graciete, casada com Benjamim de Almeida Santos, da mesma Rua Manuel Tavares.
Parabéns pelos bonitos e saudáveis 97 anos que hoje festeja,  seguramente rodeada pela família - que já vai em bisnetos, filhos das bisnetas gémeas: Carla Alexandra e Liliana Marisa.
José Maria Estima


José Estima, presidente
da Junta de Freguesia, 
nasceu há 132 anos !

O óisdaribeirense José Maria Estima foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira de 25 de Novembro de 1928 a 13 de Março de 1934 e é do seu tempo a abertura da estrada que hoje chamamos do Surpel, ligando a Espinhel e até aí um caminho de mato.
Nasceu a 13 de Fevereiro de 1890 e, autarquicamente, foi ainda secretário da Junta presidida por Benjamim Soares de Freitas, no mandato de 1946/1950, e com o tesoureiro Manuel Soares do Santos (Lopes).
Proprietário e negociante de gado, era filho de Fernando Joaquim Estima e de Mariana Rosa Soares de Freitas, ambos lavradores, e neto paterno de Lourenço Francisco Estima e de Lourença Maria Tavares, neto materno de Manuel Pereira da Conceição e de Teresa
Eugénia Estima
Maria Soares de Freitas.
Baptizado a 23 de Fevereiro de 1890, foi apadrinhado por José Maria Gomes Estima (Delegado Procurador Régio na Comarca de Aveiro) e Maria Rodrigues de Oliveira, proprietária e na cerimónia substituída por Maria Emília, sua procuradora e governanta de casa.
Casou com Eugénia Estima, em data que desconhecemos, tendo os filhos Erminda, Fernando e Olívia, já falecidos. Em segundas núpcias, casou com Leolinda Pires Marques, a 16 de Julho 1935, e o casal teve os filhos José (assassinado o Brasil), Maria (já falecida), António e Dinis (que lá vivem).
Netos residentes em Óis da Ribeira são Maria do Carmo e Maria  Eugénia Estima Ferreira dos Reis. No Brasil, vive José Augusto, delas irmão e todos filhos de Olívia. Tammbém netos, são os irmãos Maria Erminda (em Aveiro) e dr. José  Bernardino Estima Reis (recentemente falecido e quando era presidente da ARCOR e que vivia no Porto)
José Maria Estima faleceu a 12 de Setembro de 1966. 

Sem comentários: