quinta-feira, julho 21, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 21 de Julho: A Avenida da Ponte (1951)! O tunante José Framegas (1889)! O casamento de Abel e Aida (1928)! A goleada da ARCOR Futebol (1979)! Missa Nova do padre Carlos Reis (1990)! Apoios à Tuna e ARCOR (2011)! Festa do Peixe (2012)! Câmara apoia Tuna e ARCOR (2012)! Assaltos atrás de assaltos (2021)!

A Avenida da Ponte agora a Rua Jacinto Bernardo Henriques 


1 - ANO 1951: A AVENIDA DA PONTE, AGORA
RUA JACINTO BERNDES HENRIQUES: A Junta de Óis da Ribeira de Óis da Ribeira, reunida a 21 de Julho de 1951, há 71 anos considerou  que «toda a freguesia se encontra agradecida à exma. Câmara por mais um melhoramento que se dignou conceder-nos (…), a necessidade de desobstruir o caminho que nos liga à ponte, em que era necessário deitar abaixo uns casebres que nada dignificava a futura avenida».
A nota, que citamos o site de Luís Neves (AQUI), refere que «assim a exma. Câmara deu já um pequeno subsídio com o qual se vão pagar as respectivas expropriações».
E acrescentava: «Diz Salazar: «A Revolução continua». E de facto assim acontece. Daqui enviamos os agradecimentos ao Sr. Presidente da Câmara, pela forma como sempre se tem interessado pelos desígnios desta localidade».
A Junta de Freguesia era presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes) e o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo. A Câmara Municipal de Águeda era liderada pelo dr. Fausto Luís de Oliveira.
- NOTA: A ponte foi inaugurada a 25 de Maio de 1952.

José Framegas

2 - JOSÉ MARIA FREMEGAS,
TUNANTE DE ÓIS DA RIBEIRA: O óisdaribeirense José Maria Framegas nasceu a 21 de Julho de 1889, há 133 anos, e viria a afirmar-se como músico em períodos áureos da Tuna de Óis da Ribeira - até à sua interrupção do princípio dos anos 60 do século XX.
Filho de António Joaquim Framegas Alves e de Amélia Fernandes Correia, lavradores de Óis da Ribeira, casou com Ana Maria dos Reis (Tia Anita, que chegaria aos 101 anos), também de Óis da Ribeira, a 14 de Novembro de 1919 e o casal teve os filhos Célia, Valter e Élio (já falecidos), Cármina e Maria Graciete, ambas moradoras na Rua Manuel Tavares, antiga Rua do Cabo (esta na Viela do Benjamim). 
José Maria Framegas faleceu a 18 de Dezembro de 1970, aos 89 anos.  
- NOTA: A fllha Cármina (Carmen), viúva de Victor Fernandes da Silva, está a caminho dos 97 anos,
A casa cor de rosa que
foi do casal Aida/Abel


3 - CASAMENTO DE AIDA E
SARGENTO ABEL REIS: O futuro sargento da Marinha Abel Marcos dos Reis, m«de Óis da Ribeira, e Aida Santiago, da Fontinha (Segadães), consorciaram-se a 21 de Julho de 1928, há 93 anos.
Abel nasceu a 11 de Março de 1897, há 123 anos, e era um dos 7 filhos do casal José Bernardino dos Reis e Ana Joaquim Gomes - ele e Assunção, Ascensão, Ovídio e Cláudio (emigrantes no Brasil), Belmiro e Maria Augusta (avó de Fernando e Arlindo Reis).
Moravam na casa da Rua do Cabo, actual Manuel Tavares, que agora é de Danilo Soares da Costa.
Abel faleceu a 17 de Outubro de 1949, quando morava na Vera Cruz, em Aveiro, e depois de várias comissões nas então colónias portuguesas, nomeadamente em Angola - onde nasceram os seus filhos Maria do Rosário de Fátima dos Reis (que faleceu a 9 de Abril de 2020, quando estava internada no Jardim Social de Travassô) e Carlos Alberto Santiago dos Reis, que foi funcionário do Banco Pinto e Sotto Mayor e reside na Alagoa (de Águeda).
- NOTA: A filha Maria do Rosário de Fátima dos Reis (Mariazinha) faleceu a 8 de Abril de 2020, aos 90 anos. O filho Carlos Alberto Mora na Alagoa (Águeda).
Equipa da ARCOR, anos de 1979/80

 4 - ANOP 1979: ARCOR GOLEOU S. JOÃO
EM TORNEIO DE FUTEBOL
: A ARCOR goleou (5-0) a equipa de S. João em jogo do Torneio de Futebol Popular do jornal Soberania do Povo.
A equipa de S. João agrupava atletas de Oronhe, Casaínho de Baixo e Casaínho de Cima, que ao tempo pretendiam formar uma freguesia, independente de Espinhel, e a partida realizou-se no campo de Santo António, em Fermentelos.
O jogo disputou-se a 21 de Julho de 1980 e a ARCOR alinhou com António Vicente; Manuel Capitão, Diamantino Correia, Zé Celestino Viegas e Zé Maria; António Framegas, Zé Melo e Zé Pires; Milton Gomez, Fausto Ferreira e Jorge Marques. E ainda Zé Ferreira e António (Crisanta).
A equipa já vencia ao intervalo (2-0) e os golos foram marcados por Fausto Ferreira (9), Milton Gomez (27), Zé Pires (75) e Zé Melo (87 e 89 minutos).
- NOTA: Tempos de há 43 anos, quando se praticava futebol em Óis da Ribeira.
Padre Carlos 


5 - ANO 1996: MISSA NOVA
DO PADRE CARLOS REIS:A Missa Nova do padre Carlos Manuel de Almeida Reis foi celebrada a 21 de Julho de 1996, na Igreja de S. Salvador de Ílhavo - onde estava colocado pela Diocese de Aveiro.
A ordenação sacerdotal tinha sido uma semana antes, a 14 de Julho de há 31 anos e na Sé de Aveiro, em cerimónia presidida por D. António Baltazar Marcelino - o então Bispo de Aveiro.
 A Missa Nova, em Óis da Ribeira, foi uma semana depois (dia 28), na Igreja de Santo Adrião.
Carlos Manuel de Almeida Reis nasceu em Caracas, na Venezuela, filho de emigrantes ribeirenses: Rosa Maria dos Reis Santos e Manuel Fernando Almeida Marques. Abdicou do magistério sacerdotal em 2000 e constituiu família. Profissionalmente, foi técnico superior da Câmara Municipal de Águeda e, actualmente, é técnico de comunicação da Câmara Municipal de Vagos. É mestrado em Ciências da Comunicação Multimédia, pela Universidade de Aveiro. 
- Ver AQUI
- NOTA: Carlos Manuel de Almeida Reis é agora quadro superior de Câmara Municipal de Vagos.

«
6 - ANO 2011: APOIOS CAMARÁRIOS
À TUNA E À ARCOR: A Câmara Municipal de Águeda, na reunião de 21 de Julho de 2011, há 11 anos, aprovou apoios financeiros às duas associações de Óis da Ribeira. 
A deliberação do executivo presidido por Gil Nadais foi tomada por unanimidade e os apoios então atribuídos foram os seguintes: 
- Tuna Musical, do presidente António Horácio Tavares: 2 000 euros, 1 350 relativamente ao plano de actividades e 650 para a escola de música.
 - ARCOR, do presidente João Gomes: 1 342 euros, para actividades de natureza social. 
- NOTA: Tempos em que a ARCOR se candidatava a apoios oficiais. Agora, nem tanto. Porventura, por não precisar, lá se sabe.

7 - ANO 2012: FESTA DO PEIXE
DA TUNA MUSICAL: A Tuna Musical de Óis da Ribeira organizou, no fim de semana de 21 e 22 de Julho de 2012, há 9 anos, a já então tradicional Festa do Peixe Frito da Pateira.
A iniciativa ia já na 7ª. edição e o peixe frito da pateira foi, naturalmente, o prato forte da iniciativa - que teve actuação do «Duo Musicarte», na noite de sábado, e concerto da Tuna organizadora na tarde de domingo,
E sem faltar peixe frito nos 2 dias - o 21 e o 22.
O presidente da direção da Tuna era António Horácio Tavares.
. NOTA: Tanto quanto julgamos saber, a Festa do Peixe irá realizar-se no último fim de se,aan de Julho de 2022, em moldes e com programa que ainda não conhecemos. 
Euros para a Tuna/AFOR
e a ARCOR de... fora !

8 - ANO 2021: CÂMARA APOIA TUNA/AFOR E ARCOR FICOU MAIS UMA VEZ DE FORAA Câmara Municipal de Águeda aprovou, na reunião de ontem, dia 20 de Julho de 2021, um grupo de apoios financeiros extraordinários e temporários na área da Cultura, a 27 associações do município, no valor total de 68 687,90 euros.
Os subsídios foram atribuídos nos termos do Regulamento do Programa Municipal de Apoio Extraordinário e Temporário e na sequência da pandemia da doença coronavírus SARS-CoV-2-COVID-19.
As duas associações da antiga e nobre vila de Óis da Ribeira tiveram sortes diferentes. A Tuna / Associação Filarmónica, do presidente António Manuel Reis, vai receber 1.884,54 euros.
A ARCOR, do presidente Estima Reis e que é associação recreativa e cultural, ficou de fora, vá lá saber-se a razão. 
O que, aliás, já não aconteceu pela primeira vez.
Será que se candidatou? 
Provavelmente não, o nem é nada  surpreendente - pois a anterior direção, a do inimitável presidente Mário Marques e seus companheiros (a culpa não é da actual, a de Estima Reis) se em alguma coisa se especializou foi, para além de gastar à tripa forra o aforro financeiro que herdou, em não se candidatar a apoios.
Não precisava!
Era rica a ordem e nobres os frades!
- NOTA: A situação repetiu-se este ano, como AQUI se pode ver. A Tuna/AFOR receberá 8 020 euros e a ARCOR nem se terá candidatado.

Os portões que foram roubados do
picadeiro de António Resende

As estufas de Diamantino Correia, à esquerda,
e Germano Venade. À direita, a casa e quintal
de António Carlos Almeida
9 - ANO 2021: ASSALTOS
ATRÁS DE ASSALTOS:  O último fim de semana, em Óis da Ribeira, foi tempo de se conhecerem uma série de assaltos de dias anteriores. O d´Óis Por Três até ficou  pasmado com tanta desfaçatez desta multiplicada e imune roubalheira.
A António Resende, vejam lá, roubaram os portões do picadeiro situado no caminho do Bico da Mota. Roubar dois portões, os que a imagem mostra, é obra para algum tempo de trabalho e material e transporte apropriado. Soubemos que cortaram a rede lateral para, já dentro da propriedade, cortarem os ferrolhos e... ala que aí vão os portões.
A Diamantino Correia, na estufa da Fonte, roubaram hortaliça em quantidade industrial. Aparentemente, os ladrões foram de viatura por uma terra vizinha abaixo (entre as estufas e casa que se vê na imagem, do lado  direito), cortaram as redes da estufa de floricultura de Germano Venade e passaram para a propriedade do assaltado, carregando o que bem lhe apeteceu. E foi muito.
Que desfaçatez!
E já não é a primeira vez.
De lá e além de legumes, já levaram ferramentas e motores.
A António Carlos Almeida, nas Codiceiras e mesmo ao lado (como se vê na imagem), foram à horta do aido e carregaram centenas de cebolas. E já não é a primeira vez.
A Leonildo Costa, nos Pedregais, tentaram roubar um motor de rega.
A vacaria Irmãos Soares também já foi vítima dos amigos do alheio. Até já lhe mataram o cão de guarda. E de lá já roubaram um automóvel.
Ferramentas, baterias, artigos eléctricos, fios de telefones, por aí fora..., tem sido um maná, a que as autoridades não põem cobro.
Até a Igreja por mais de uma vez foi assaltada. 
E o cemitério!!! 
Há mais, que ouvimos falar mas nem tomámos nota. E há memória de muitos outros assaltos em anos anteriores. Ao que chegámos!!!
- NOTA: Os assaltos, infelizmente, tem continuado. As autoridades, se investigam, nada concluem, ou nada dizem.

Sem comentários: