quinta-feira, agosto 18, 2022

* Memórias d´Ois dos dias 18 de Agosto: Junta de Freguesia comprou o Palhal do Ritos (1990)! Germano Marcos dos Reis, avô do comendador António Bernardino (1886)! Os arranjos exteriores do centro social (2003)! ARCOR na Segurança Social e Governo Civil de Aveiro (2004)! Polo para aqui, polo para acolá, polo para lado nenhum (2010)! «Escondidinho da Núria (2016)! Rua dos Aidos meia asfaltada, meia em em terra (2018)! Os 3 primeiros candidatos do Bloco de Esquerda (2021)! !

O Palhal do Ritos fica(va) imediatamente a
norte do demolido parque infantil da pateira


1 - ANO 1990: JUNTA COMPROU
O PALHAL DO RITOS:
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira adquiriu, há precisamente 32 anos, o chamado palhal do Ritos, na margem da pateira.
O espaço era de propriedade privada, de um cidadão morador em Fermentelos, entre o então caminho de terra batida (a agora estrada empedrada) e a lagoa - mais ou menos, ligeiramente a sul do pontão de madeira há poucos anos lá instalado, na área do bar/rulote. E a norte do «extinto» parque infantil (o que se vê na foto), onde agora está o novo.
O terreno era alagadiço, com água permanente e apenas criava bunho (ou bonho), que era aproveitado pelos proprietários. Custou 1750 contos, seriam agora 22.851,11 euros, segundo o conversor da PORDATA.
- NOTA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida por Manuel Soares, fez um peditório porta-a-porta, de molde a angariar fundos. O tesoureiro era o já falecido Hernâni Framegas dos Reis e a autarquia não dispunha de verba suficiente. O secretário era Fernando Tavares Pires, que, digamos, «estagiava» para os seus 20 anos de presidência.
Germano M. Reis
A. Bernardino


2 - ANO 1886: GERMANO MARCOS DOS 
REIS, AVÔ DO COMENDADOR ANTÓNIO BERNARDINO (BERNA): óisdaribeirense Germano Marcos dos Reis nasceu a 18 de Agosto de 1886, há 136 anos. Viria a ser avô (materno) de António Bernardino Pires dos Santos (Berna), cantor de fados de Coimbra e Comendador da República Portuguesa.
Germano era filho do lavrador António Bernardino dos Reis e de Bernardina Maria dos Reis, ambos de Óis da Ribeira. Neto paterno de Domingos Francisco dos Reis e de Ana Maria dos Reis, neto materno de Joaquim Ferreira Alves e Maria Luísa Marcos dos Reis. 
Maria Pires dos Reis (Maria do Aires), a filha do seu primeiro casamento, nascida a 8 de Dezembro de 1916 e falecida aos 100 anos, foi mãe do comendador António Bernardino e da professora Maria Laudelina Pires dos Santos.
Germano consorciou-se, em segundas núpcias, com Guilhermina Afonso Marques, a 5 de Maio de 1926, e o casal teve o filho António Marques dos Reis, comerciante, falecido a 11 de Março de 2018, viúvo de Zulamar Pires da Conceição (Zola) e avô de Ondina Pires dos Reis, que mora em Vila Nova de Gaia.
- NOTA: Germano Marques dos Reis faleceu a 3 de Dezembro de 1963, aos 77 anos. A viúva, quatro anos depois, a 13 de Janeiro de 1967.
O exterior de ARCOR


3 - ANO 2003: REUNIÃO DA ARCOR COM
 A CÂMARA MUNICIPAL POR CAUSA 
DOS ARRANJOS EXTERIORES:  A direção da ARCOR, presidida por Celestino Viegas, reuniu a 18 de Agosto de 2003 com técnicos da Câmara Municipal de Águeda, representada pelo arquitecto Domingos Camarinha e o engenheiro Jorge Aleixo, para discutir e decidir sobre os arranjos exteriores do centro social.
Ao tempo, a área era insuficiente para o espaço de parqueamento, o implicou delicadas conversações, numa altura em que o dr, Estima Reis (Zeca), que viria a ser presidente da ARCOR (de Maio a Dezembro de 2021, quando faleceu) se dispunha a negociar parte do seu terreno para facilitar a solução. 
A associação acabou por, tempos depois, comprar todo o terreno, já em 2004 e com escrituração em 2005. Antes, a 27 de Novembro de 2003, houve reunião entre as 3 partes e no local. A 12 de Dezembro de 2003, a assembleia geral da ARCOR, reunida em sessão extraordinária e para o efeito, aprovou a proposta de compra.
- NOTA: A questão dos arranjos voltou a ser motivo de reunião ARCOR/Câmara Municipal de Águeda a 7 de Janeiro e 12 de Fevereiro de 2004, até que, a 4 de Março deste ano 2004, a direção se decidiu pela forma que hoje se conhece. O arquitecto domingos Camarinha e o engenheiro Jorge Aleixo já faleceram, ambos por doença. 
Jorge Campino e C. Viegas


4 - ANO 2004: A ARCOR NA SEGURANÇA
SOCIAL E GOVERNO CIVIL DE AVEIRO: A ARCOR, neste dia de 2004, há 18 anos, reuniu em Aveiro com a Segurança Social e o Governo Civil.
A associação tinha o centro social em fase final de construção e procurava apoios para esta altura decisiva e quando estava a braços com fragilidades de tesouraria. No Governo Civil, o encontro de trabalho foi com o adjunto Jorge Ratola. No Centro Regional de Solidariedade e Segurança Social, a reunião foi com o dr. Jorge Campino, o seu director executivo - sendo a ARCOR representada por Celestino Viegas, o então seu presidente da direção.
- NOTA: As obras de construção do centro social concluíram-se no primeiro semestre de 2004, ainda na presidência de Celestino Viegas. Só viriam a ser inauguradas a 24 e Janeiro de 2009, era Agostinho Tavares o presidente da direç


5 - ANO 2010: POLO PARA AQUI,
POLO PARA ACOLÁ, POLO
PARA LADO NENHUM...
: Aqui se falou há dias do Polo Educativo da Pateira Nascente que, hipoteticamente, seria construído neste terreno que a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira pôs ao dispôr da Câmara Municipal de Águeda. Pois garantiram-me que não vai haver Polo algum.
Depois da guerra que por aí andou há uns tempos por causa do Polo, ficamos sem saber como pensar do que valem os nossos políticos! Ou não valem!!! Até parece que só exercem a política e as suas capacidades imaginativas e de promessas na altura das eleições. Ou será que querem que as nossas crianças vão para Fermentelos, dentro de alguns anos? Então eles não garantiam que iam defender os interesses de Óis da Ribeira?!
- NOTA: Agora, já ano de 2022 e 12 anos passados, todos sabemos o que aconteceu: não há polo para ninguém e as crianças de Óis da Ribeira dividem-se entre as escolas de Travassô e Fermentelos.

6 - ANO 2016: PRONTO A VESTIR
«ESCONDIDINHO DA NÚRIA»
: Uma boa novidade ontem descoberta em Óis da Ribeira foi a da abertura de um novo estabelecimento comercial: o Escondidinho da Núria.
Que sai da igreja logo o vê, no sítio da antiga loja da D. Celeste, precisamente o Escondidinho. Trata-se de um pronto a vestir, gerido por Núria, que vem a ser esposa do neto Steven da D. Celeste e filho do sr. Pires, o antigo presidente da Junta.
Curioso é o reclame luminoso imediatamente acima da placa publicitária do Escondidinho da Núria: o da Agência Funerária Pateira. Ups...
Bom, o que se deseja e que a nova loja prospere. O sítio não podia ser melhor.
- NOTA: O «Escondidinho da Núria» foi o último estabelecimento comercial a abrir em Óis da Ribeira e festejou 6 anos a 6 de Agosto de 2022.
A Rua dos Aidos vai dar à Rua Comendador António Bernardino: meio alcatroada e
meio de terra batida, há já uns bons pares de anos. Para aí uns 10!!! Mais 4!
A Rua dos Aidos, antiga Rua do Alexandrino


7 - ANO 2018: RUA DOS AIDOS HÁ 
ANOS A MEIO... ALCATRÃO, MEIO
TERRA BATIDA: Faz já algum tem-
po que o d´Óis Por Três não passava na Rua do sr. Alexandrino. Chama-se agora e desde há vários anos, disseram-nos, Rua dos Aidos e lá está a placa com tal dizer.
A novidade já não é novidade, só para nós que talvez nos tenhamos distraído em 
outras vezes que por lá teremos passado, mas o que vem à escrita não é o nome: é o estado da rua.
Como as imagens mostram está asfaltada a
Rua do Alexandrino, ou Rua dos Aidos. 
Chamem-lhe o que lhe chamarem, está a 
meio... alcatrão!
meias com terra batida. Asfaltada do lado nascente, em terra batida do lado poente.
Quisemos saber porquê e então há quem se lembre (incluindo o d´Óis Por Três) que, ainda na Administração Pires, presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, a comummente conhecida Rua do Alexandrino foi alargada para poente, pelo quintal da filha Rosa fora e em mais de 100 metros de comprimento. Estreitou-se o quintal e fez-se-lhe o muro, mas a rua ficou mais larga.
E para alcatroar a parte nova!
Mas isso foi na Administração Pires e em ano que não conseguimos apurar! Há 7 ou 8, ou 10 anos? Há mais? Talvez!
Passaram-se, assim, não sei quantos anos e estamos já a finalizar o quinto ano da Administração da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
Passaram-se 4 da administração mariana, a do travassonense, socialista e agora juntista Mário Martins, e... nada de alcatrão na Rua dos Aidos.
Está a acabar o primeiro ano da (não) administração sergiana, do também travassonense mas social-democrata Sérgio Neves, e... népia de alcatrão na Rua dos Aidos.
Com este tipo de administração autárquica, bem podem os ribeirenses esperar sentados que o progresso chegue e o alcatroamento se faça!
- NOTA: Estava, então, a acabar o primeiro ano da administração de Sérgio Neves e, mais 4 passados, a rua está na mesma: meio asfaltada, meia por asfaltar. Talvez por falta de tempo, ou de respeito pela coisa púbica de Óis da Ribeira. É a vida!

Os 3 primeiros candidatos
do Bloco de Esquerda nas
nas Autárquicas e 2021
 

8 - ANO 2021: OS 3 PRIMEIROS
CANDIDATOS DO BLOCO DE ESQUERDA EM TRAVASSÓIS
: : p Bloco de Esquerda ainda não espalhou cartazes no território eleitoral de TravassÓis mas divulgou as caras dos três primeiros da lista da Autárquicas 2021.1 - O líder, já se sabe, é Romeu de Castro Fernandes, de 31 anos, que nasceu e vive em Óis da Ribeira e anteriormente em Almear.
É técnico de electrónica e vice-presidente da Associação dos Amigos do Cértima e Pateira, membro da Comissão Coordenadora da Concelhia do BE Águeda e representante dos Árbitros na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Canoagem.
2 - CATARINA dos Santos dos Reis, 39 anos, natural e residente de Travassô, tem raízes em Óis da Ribeira, de onde era seu avô paterno - Gomercindo Reis, que casou em Fermentelos e era irmão do alfaiate e barbeiro Valdemar Reis e de Nilzalina Gomes dos Reis.
Tradutora, pertenceu à Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, deu aulas nas escolas da freguesia, pertenceu a uma associação de Proteção Animal e a outra ambiental local.
Foi candidata da CDU, em 3º. lugar da lista de José Eduardo Festas Simões, nas eleições autárquicas intercalares de 2019.
3 - SÓNIA Vidal tem 21 anos e é natural de Travassô, trabalhando como auxiliar de ação direta numa instituição da União de Freguesias. Apesar de viver em Travassô, frequentou a já fechada Escola Primária de Óis da Ribeira e a ARCOR.
É muito ligada à natureza e suas potencialidades, tendo desenvolvido particular interesse pela área holística e tudo que envolva ajudar o outro. Integra a lista com o propósito de melhorar a qualidade de vida de quem habita em Travassô e Óis da Ribeira.
- NOTA: O resto do texto pode ser lido AQUI

Sem comentários: