domingo, agosto 07, 2022

Poster/Cartaz de Óis da Ribeira «pregado» no chão da sede da Junta...

 

O cartaz da vila de Óis da Ribeira «espetado» no chão da sede da AFTOR

O cartaz/poster está no chão, esta «arte»
«perfomativa» está arrumadinha como deve ser


O poster/cartaz que em tempos, por exemplo em 2006, serviu de mostra de Óis da Ribeira, está há muito tempo pousado no chão do salão nobre da sede da União de Freguesias. 
O que não nos parece lá muito bem. Mesmo nada bem, mas é só a nossa opinião.
Este desprezo pelo herdado não é de agora e está à frente dos olhos de todos os eleitos de Óis da Ribeira na Assembleia de Freguesia. Já nem falamos de outros. Que a eles, como é natural, pouco ou nada interessarão as causas da vila de Óis da Ribeira.
Mas ninguém liga a isto, que é o pormaior de um pormenor que, dizemos nós, fere a sensibilidade óisdaribeirense.
O poster/placar bem que poderia estar colocado nas paredes do salão nobre da sede de Junta de Freguesia da União de Freguesias.
Paredes desnudadas, como se vê na imagem.
Poder, podia...
Mas não está!
O poster no stand de Óis da Ribeira
da Festa do Leitão de 2006

Poster/cartaz já
tem... 16 anos !

O poster/cartaz foi mandado fazer em 2006, pela Junta de Freguesia e para o stand com que Óis da Ribeira se fez representar na Festa do Leitão desse ano.
Stand patrocinado pela Junta de Freguesia e que expôs as actividades locais, com participação das duas associações: a então Tuna Musical (agora AFOR) e a ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira.
A Junta era presidida por Fernando Tavares Pires, a ARCOR por Agostinho Tavares e a Tuna por Hostilino Cardoso de Matos.
A notícia foi «picada» do d´Óis Por Três e reportava a inauguração desse certame de há 16 anos, precisamente a 6 de Setembro de 2006, e que mereceu, até poesia popular em vários  comentários. Por exemplo, de autoria de Conceição (quem é?), estas interessantes quadras:

Óis da Ribeira foi à festa
Mostrar a Tuna e a ARCOR
Não foi, porém, ainda desta
Que mostrou todo o seu melhor!

Faltou que a malta soubesse
P´ra lá ir ver a exposição
São as malhas que a teia tece
A da falta de informação!
- NOTA: Quanto a falta de informação, estamos falados. O actual executivo, neste caso, honra bem o legado que teve de herdado. Só não cuida bem é do... património, para legar.

Sem comentários: