quarta-feira, agosto 17, 2022

* Os dias d´Óis de 17 de Agosto, há 15, há 10 e há 5 anos: Teatro e cultura em Óis d Ribeira! As obras do adro da Igreja! Blogues d´Óis no «Cabo d´Esquadra - 9! Mais uma casa desabitada d´Óis! Politica d´Óis 3: JUNTOS porque se separaram de outros!


Teatro da ARCOR há 15 anos!
ÓdR há
15 anos!


Teatro e cultura
em Óis d Ribeira!


A «Pergunta d´Óis» nº. 178, a de 17 de Agosto de 2007, falava de teatro e d cultura de Óis da Ribeira.
Assim:
«A comédia apresentada pelo Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR, a 12 de Março de 2005, foi «Um macaco a fazer contas». Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Que acontecimento especial se registou nesse dia, em Óis da Ribeira, relacionado com a actividade cultural? Diremos amanhã.».
- NOTA: O ensaiador dessa comédia e da peça «O Arcanjo Negro», na foto de há 17 anos, foi Arlindo Reis Duarte de Almeida.



As obras do adro
da Igreja !


Os trabalhos, arrasados, de requalificação do adro da Igreja de Santo Adrião foram tema do d´Óis Por Três e da «Tertúlia Literária» nº 278.
Assim:
- «Então as obras de arranjo do adro da igreja nunca mais arrancam?...», perguntou o d´Óis.
- «Não percebo essa tua preocupação... Entre o anúncio da realização da obra e as eleições de 2009 ainda falta muito tempo...», disse o Três.».
- NOTA: Nunca entendemos a razão que leva os políticos a atrasarem a realização de obra os para os períodos mais próximos das eleições. Lá razões, terão eles, não sabemos é quais são. Ou saberemos?

Blogues d´Óis no «Cabo 
d´Esquadra - 9 !

O impagável Repórter X continuava a meter-se com o d´Óis Por Três e, neste caso, por causa da «Tertúlia Literária» nº. 222, que era de 21 de Junho de 2007.
E era esta:
«- «Tu és o meu melhor amigo ou não?....», perguntou o Três, com ar de preocupação.
- «Eh pá!!!... Amigos, amigos... anónimos à parte...», disse o d´Óis.
- Comentário
do Repórter X: «Se escrevo aqui o teu nome, vais apagar o meu comentário. Então hoje vou baptizar-te de Sr. (escreveu um nome). Então, Sr. (o tal nome) não te esqueças de actualizar o teu outro blogue, pois aqueles caracóis já cheiram mal! Ou será que isto de falar mal dos outros já não te inspira?»
- NOTA, então, do 2x3: Há coisas curiosas no raciocínio do inimitável Repórter X. Comecemos pelo fim: o 2x3 a falar mal dos outros. É que não nos ocorre que alguma vez aqui tenhamos mal-falado de alguém.
Depois, actualizar o nosso outro blogue: ai nós temos outros blogue ??!!! E qual é? É que conhecemos vários blogues e sites de gente de Óis da Ribeira.
Vamos dar, ou lembrar, os endereços ao sr. Repórter X, para ele se entreter nos seus tempos livres. Que são muitos. Ora tome nota:

PADRE JÚLIO
http://www.padrejulio.net/
LUIS NEVES
http://oisdaribeira.pt.to/
BLOG CONTRA D´OIS
http://contradois.blogspot.com/
BLOG D´OIS POR TRÊS
http://doisportres.blogspot.com/
OIS DA RIBEIRA
http://www.oisdaribeira.com/
ARCOR
http://www.arcor-ipss.com/
ARCOR d ´OIS
http://arcordois@blogspot.com/
TUNA DE OIS DA RIBEIRA
http://tunadeois.com.sapo.pt/
PARÓQUIA DE OIS DA RIBEIRA
http://paroquiadeois.pt.vu/
BLOG D´OIS A DOIS
http://doisadois.blogspot.com/
CARLOS REIS
http://a-tento.blogspot.com/
http://opulpito.blogspot.com/
JOHNNY REIS
http://johnnydreis.blogsopt.com
- NOTA do 2x3, ao tempo: Veja lá, sr. Repórter X, o tempo que vai perder só para ler todos os blogues e sites de Óis. São à dúzia, pelo menos. Olhe lá, e porque é que não cria o seu blogue? Um blogue mesmo à sua altura? Prometemos ficar leitores.
- NOTA de hoje: Nem fazemos ideia de quantos estes blogues entretanto se descativaram. Mas sabemos que o então Repórter X ainda, de vez em quando, por aqui gosta de mandar as suas postas de pescada.
A casa da Rua dos Aidos
ÓdR Há
10 anos!



As casas desabitada de Óis da Ribeira eram muitas, há 10 anos. A 17 de Agosto de 2012, falámos de mais uma.
Assim:
«Indicaram-nos mais uma casa não habitada de Óis da Ribeira: esta, na rua que vai da padaria para as Arroteias. A bem dizer, nem sabemos o nome da rua e nem sabemos bem de quem é a casa, apenas que será de um dos herdeiros do sr. David.
- NOTA: A casa foi herdada por Manuel Soares dos Reis e Santos, filho de David, que entretanto a requalificou e arrendou, estando ocupada por uma família.
Vista Aérea (da Google Earth) da antiga vila de Óis da Ribeira
ÓdR há
5 anos!

Politica d´Óis 3: JUNTOS porque
se separaram de outros!

«A lista JUNTOS - Movimento Independente inclui poucos ribeirenses», reportava o d´Óis Por Três de há 5 anos. 
«Apenas 4: António Horácio Tavares, Sandra Santos, Liliane Framegas e Sónia Tavares», concluía o blogue, continuando as suas considerações. Assim:
«Sendo  independente, na moderna versão da política - que é a de se «casarem» candidatos dissidentes dos partidos e candidaturas tradicionais, gente, portanto, sem ideologia política definida -, tem, no seu todo, várias origens ideológicas e algumas curiosidades interessantes - olhem como se olhem.
Vejamos o caso concreto dos 4 candidatos JUNTOS (porque se separaram de outros...) de Óis da Ribeira, na lista para a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - popularíssima TravassÓis:
António Horácio Tavares

António Tavares, o
que nem é de cá!


António Horácio Pires Tavares, ex-socialista e candidato nº. 2 da lista JUNTOS, é o mais curriculado de todos. Já foi candidato do PS em 1989, na lista do ex-CDS Armando Tavares dos Reis (em 8º. lugar), e em 2013, na do também ex-CDS e agora ex-PS Mário Martins (7º. lugar), eleito para a Assembleia de Freguesia e foi secretário interino da Junta de Freguesia.
Notabilizou-se por uma indefinida afirmação em Assembleia de Freguesia, quando justificou uma posição pessoal com o argumento de «nem sequer sou de cá». De cá, ou daí, de Óis da Ribeira, queria ele dizer Ora se foi eleito por Óis da Ribeira!
Na verdade, é natural de Espinhel, mas casado em Óis da Ribeira. Irmão de Agostinho Tavares, que, pelo PS, foi eleito presidente da Junta de Freguesia em 1979, e da Assembleia de Freguesia em 1982. Depois, foi candidato do PSD em 2001 (voltando a presidir à Assembleia de Freguesia, de 29 de Abril de 2004 até final do mandato, substituindo Jorge Soares), em 2005 e 2009. Em 2013, voltou à lista do PS.
É tio paterno da deputada Carla Tavares, que este ano é a candidata do PS à presidência da Assembleia Municipal de Águeda e, em 2009, foi candidata à presidência da Junta de Óis da Ribeira.
Sandra Santos

Sandra Santos, de Óis
por 
... afinidade!

Sandra Marina Ribeiro dos Santos, candidata nº. 6 da lista dos «juntos», é ribeirense por afinidade, pela sua relação conjugal com Rui Jorge dos Reis Fernandes. 
É mais conhecido por ser directora técnica de acção social na Arcor, fazendo agora o seu debute em listas eleitorais autárquicas.
Não é o caso de Rui Fernandes, que foi tesoureiro da Junta de Freguesia nos mandatos de 1998/2001, 2002/2005, 2005/2009 e 2009/2013, todos de Fernando Pires e do PSD. Antes, já tinha sido candidato do PSD, em 1993 (8º. da lista do mesmo Fernando Tavares Pires). Foi o 6º. da lista de Sérgio Neves em 2013.
O pai, Ludjero Fernandes da Silva, sogro de Sandra Santos, foi candidato do CDS em 1982 (na lista de Sesnando Reis).

Liliane Framegas

Liliane divide
votos em casa!


Liliane Duarte Figueiredo Framegas, candidata nº. 8 da JUNTOS, tem a particularidade de, em casa e para o mesmo órgão autárquico, dividir votos com o marido, Sérgio Miguel Ferreira de Almeida, que é o nº. 4 do PSD.
Liliane Framegas tem 35 anos, é engenheira mecânica e já foi candidata do PSD em 2009, sendo 12ª. lista de Fernando Pires, que então ganhou as eleições ao PS de Carla Tavares. Agora, nas eleições autárquicas de 2017, veste a camisola do JUNTOS - Movimento Independente.
Além das afinidades AQUI descritas, é também familiar de Hernâni Framegas dos Reis, candidato do CDS em 1976 (1º. lugar) e do PSD em 1989 (3º. da lista de Manuel Soares). É sobrinha de Armando Figueiredo dos Reis, irmão do pai e candidato do da LIOR, de Diamantino Correia, em 2005 (5º. lugar) e do PS de Carla Tavares em 2009 (11º.) e de Mário Martins em 2013 (13º.). É também, talvez entre outros, familiar de Elisiária Maria Reis dos Santos Framegas, candidata do PS em 2001, na lista de Aníbal Saraiva.

Sónia Tavares

Sónia Tavares
sai aos... seus!

Sónia Tavares, candidata nº. 9 da lista da JUNTOS, sai aos seus e, por isso mesmo, não degenera: licenciada pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, integra a lista do pai.
O pai é António Horácio Pires Tavares, que já foi candidato do PS em 1989 (ver acima). O tio é Agostinho Tavares (ver acima). A prima é Carla Tavares (ver acima, na nota sobre o progenitor).
Faz o debute na política, assumindo a independência paterna e junta-se aos ex-CDS´s, ex-PS´s e ex-PSD´s que dão a alma e o voto pela candidatura de Mário Martins. Estes Tavares também são danados para a política!
- NOTA de 2007: Estes dados podem conter algum erro e/ou omissões,
de que nos desculpamos. Quaisquer indicações podem ser
dadas para o email doisportres2@gmail.com.
- NOTA actual: Todos estes candidatos estão fora da política activa. Liliane Duarte Figueiredo Framegas, infelizmente, faleceu, de doença, a 25de Outubro de 2020, aos 38 anos e deixando e viúvo e dois filhos menores.

3 comentários:

Anónimo disse...

A mentira neste blogue é tão voluntária...

A mentira é uma arma letal que serve para amaciar o nosso ego, para depois fuzilar os sentimentos e corações sensíveis dos ribeirenses.

Anónimo disse...

A mentira aqui é sempre tão voluntária...

E quando se faz soprar um vento revolucionário, geralmente, onde há muito embuste, há muitos baldroegas.

Anónimo disse...

Somente o tempo desfaz o que é duvidoso...

Desmascara o embuste e dá a cada um o seu quinhão de credibilidade. Não importa o quanto tenhamos ensaiado nos palcos da vida. Haverá sempre o perigo de tropeçar no tablado. Não somos perfeitos, não estamos acima do bem e do mal. Mais cedo do que mais tarde, serão revelados os traidores da vila.