sábado, dezembro 03, 2022

1 - A Tuna/AFOR em festa dos 125 anos ! Confiança no futuro e portas que se... fecham!

A Tuna/AFOR no desfile dos 125 anos pelas ruas de Óis da Ribeira
O bolo dos 25 anos da Tuna/ AFOR
A Tuna / AFOR
125 anos!


A Tuna/ Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR)  comemorou 125 anos, festivamente e com muita esperança e renovada confiança no futuro. 
«Se continuar a fazer o que fizemos até hoje, a associação nunca mais termina», afirmou o presidente António Reis, no decorrer das comemorações e com um enfático «viva a Associação Filarmónica de Óis da Ribeira».
A festiva programação começou a 19 de Novembro de 2022, com o concerto da Tuna/AFOR e o cantor FF (Fernando Fernandes) no Centro de Artes de Águeda - na foto principal r que já AQUI reportámos e titulámos «Concerto dos 125 anos da Tuna/AFOR com FF e mares de aplausos!».
Continuaram a 26 e 27 como também, ainda que 
António Reis, presidente
da direção da Tuna/AFOR
muito sumariamente, AQUI procurámos dar boa conta - fazendo história das suas «pautas» de hoje e para memória do seu futuro .
O sábado de 26 de Novembro de 2022  foi tempo para a sua habitual e sempre festiva arruada de saudação à comunidade óisdaribeirense. 
É sempre, e foi!!!..., um bonito e entusiasmante momento de partilha e comunhão de culturas e de paixão pela música que, por Óis da Ribeira, tem tradição e vida seculares.
Realizou-se a partir das 14,30 horas, iniciando-se na Rua Adolfo Pires dos Reis - onde se situou a sua primeira sede oficial, no edifício que à Junta de Freguesia de Óis a Ribeira foi doado por este benemérito - a antiga Rua do Viveiro.
Os tunantes da AFOR arruaram, depois e em marcha de festa, pelas Manuel Maria Tavares da Silva (Cabo), Santo António, Pateira, Comendador António Bernardino (Berna), Caminho Fundo, Nossa Senhora de Fátima e Benjamim Soares de Freitas,  terminando na sede da associação, a Jacinto Bernardo Henriques (a até há pouco tempo Rua da Ponte).
 
FF e o maestro António Bastos no
concerto do Centro de Artes e nos
125 anos da Tuna / AFOR!



Os 125 anos da Tuna/AFOR,
os agradecimentos e as
portas que se... fecham!

O presidente António Reis, na sua oração comemorativa dos 125 anos tunantes, destacou o concerto com FF e no Centro de Artes de Águeda, que, como sublinhou, «superou todas as expectativas», frisando também que «tal se deveu a muito trabalho entre direção, maestro e músicos».
O momento foi tempo para, simbolicamente, ser feita a entrega de um 
ramo de fores ao maestro António Bastos - que dirige a Tuna/AFOR desde 10 de Julho de 2010.
O presidente fez depois vários agradecimentos, nomeadamente à Câmara Municipal de Águeda, pelo «apoio dado ao concerto de Centro de Artes» e também aquele que, em altura extraordinária da vida colectiva «foi dado durante a pandemia».
Outro agradecimento da Tuna/AFOR foi à Junta de Freguesia, citando António Reis «a iniciativa da Feira Rural», que, como explicou, «permitiu à nossa associação e demais associações da União de Freguesias mais uma fonte de receita».
A Festa do Peixe, na sua edição de 2022, que «se voltou a realizar novamente na pateira», também foi lembrada por António Reis, agradecendo «a todos quantos estiveram envolvidos na sua organização».
António Reis, que está a terminar o seu segundo mandato de presidente (6 anos), depois de ser secretário de 2008 a 2016, finalizou a sua intervenção de forma emotiva, lamentando «o facto de ainda haver falta de união na nossa freguesia».
«Vamos bater à porta e apagam as luzes…»
, disse o presidente, agradecendo ainda «o apoio de todos os presentes» e deixando a certeza de que «quem vier para esta associação, se continuar a fazer aquilo que fizemos até hoje, esta associação nunca mais termina».
«Viva a Associação Filarmónica de Óis da Ribeira», enfatizou o fartamente aplaudido presidente António Reis.
- AMANHÃ: 2 - Presidentes unânimes no apoio à Tuna/AFOR! Os novos músicos! Uma União de Bandas sem a Tuna/AFOR!

- NOTA: O d´Óis Por Três agradece e enaltece, com um enorme sublinhado, a colaboração de Luís Neves para a elaboração deste trabalho. Sem ele, não nos teria sido possível deixar, em forma escrita e para o futuro, esta data histórica da Tuna/AFOR.
Obrigadíssimos!

Sem comentários: