domingo, dezembro 25, 2022

Maioria da AFTOR aprovou orçamento de 259 933,77 euros! As 8 «obras» d´Óis!

A sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (nesta vila)

O executivo da União de Freguesias de
Travassô e Óis da Ribeira - a UFTOR
Paulo Gomes


A Assembleia de Freguesia (AdF) da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) aprovou o plano de actividades e orçamento para 2023, no valor de 259 933,77 euros. Igual à receita prevista.
Os trabalhos foram presididos por 

O executivo da UFTOR aprovou o orçamento
de 2023 a 5 de Dezembro de 2022

Paulo Gomes, 1º. secretário da Mesa e por renúncia da presidente Sara Silva, sendo o documento aprovado por maioria: pela totalidade dos 7 eleitos do Movimento Juntos por Águeda. E quem foram eles? Pois, os óisdaribeirenses Paulo Gomes, Fátima Reis e Ana Sofia Framegas, os travassonenses Ilda Pinheiro, Nuno Oliveira e Sofia Marques, com a estreante travassÓisense Cristina Silva. Abstiveram-se os eleitos do CDS + Independentes e PS, respectivamente Ricardo Almeida e Alexandre Pires.
O executivo liderado pelo presidente Sérgio Neves, com o tesoureiro Paulo Pires e a secretária Ondina Soares, já aprovara o documento na sua reunião de 5 de Dezembro e, para se ter ideia, as opções do plano e do orçamento para 2023 somam nada mais nada menos que 69 páginas.
As principais receitas são o Fundo de Financiamento das Freguesias (64 408 euros), os acordos de cooperação com a Câmara Municipal de Águeda (54 994,50) e as de venda de bens e serviços correntes (16 764,41).
Quanto a despesas, temos, como principais, as consideradas para o pessoal (93 579,98 euros), investimentos (75 790,23), aquisição de bens e serviços (66 228,80), transferências correntes (19 559,76), e juros (3000), entre outros.
Plano 2023 para a pateira


As 8 obras do plano de 
2023 para Óis da Ribeira! 

As generalidades do documento, sem discussão, para além de breves pedidos de esclarecimento dos dois membros da oposição, não justificam considerações. 
Além das promessas comum às duas freguesias e olhando pela curiosidade dos nossos leitores, damos conta que, no que a Óis da Ribeira diz directamente respeito, o plano de actividades promete o seguinte:
1 - Alargamento da Rua dos Aidos. Será desta?
2 - Alargamento da curva desta rua com a Benjamim Soares de Freitas.
3 - Continuação dos esforços para desbloquear a obra do paredão para Requeixo. Ainda?
4 - Parque da pateira: Ver imagem ao lado.
5 - Criação da Creche do Método Montessori. E a ARCOR calada e quieta! E a escola «passada» para entidade externa.
6 - Reforço de prevenção de descargas na pateira. E como e com que meios e autoridade?
7 - Eventos na pateira, em colaboração com a Câmara Municipal de Águeda.
8 - Adaptação da casa da Rua Adolfo Pires dos Reis, que é da Junta, para um polo desportivo, com o hangar (da ARCOR) e o pavilhão (da AD de Travassô.
Uma ou outra promessa terá escapado à nossa olhadela pelo extenso documento de 68 páginas, mas aguarda-se que a Junta de Freguesia o publique nas suas redes sociais, para que todos os eleitores conheçam o plano de actividades.
- NOTA: Empreiteiro reclamou da Junta o não pagamento de fatura de 12.500 euros!

Sem comentários: