quinta-feira, dezembro 29, 2022

* ARCOR: 1 - Direção propõe-se «salvar a associação de fechar»! Défice de 37 000 euros previsto para 2023!

O centro social e sede da ARCOR

O centro social e sede da ARCOR era assim,
ainda em placa, há precisamente 21 anos!
Em Dezembro de 2001!
O presidente
Dinis Alves

A assembleia geral da ARCOR aprovou, por maioria, o programa de acção e orçamento para 2023, com previsão de um défice de 37 024,79 euros.
Os trabalhos foram conduzidos por Diamantino Correia, o presidente da AG, e a direção presidida pelo empresário Dinis da Conceição Alves começando por afirmar, na introdução do documento, que intitulou «Novo Rumo», que «os problemas são enormes», sublinhou que, por isso mesmo, «estamos a trabalhar para um novo rumo» - rumo que, ainda segundo a introdução, «no pouco tempo que tivemos, ainda não nos foi possível apresentar».
«O nosso propósito é salvar a ARCOR de fechar. Por isso, vamos tentar corrigir algumas situações, para se ver se resultam», diz a direção de Dinis da Conceição Alves.
A instituição arcoriana - que em Janeiro de 2023 fará 44 anos!... - , recordemos, tem activas as valências de creche, educação pré-escolar, centro de apoio a tempos livres (CATL), centro de dia e apoio domiciliário.
Isto para além da área desportiva, com a canoagem em plano de destaque - como, aliás, o d´Óis Por Três abundantemente sempre tem sublinhado.

As receitas e 
as despesas !

O total de gastos previstos é de 568 199,29 euros, avultando principalmente os custos com o pessoal (361 222,86) e os fornecimentos externos (104 552,03), matérias primas (59 374,98) e os valores de depreciações de amortizações (39 946,12).
Quanto a receitas previstas, a maior é a dos acordos de cooperação com a Segurança Social (270 003,97 euros) e a de prestação de serviços (189 248,89). Quanto a rendimentos suplementares, a previsão aponta para 58 580,38 euros - calculamos nós que sejam de receitas de iniciativas da instituição e dádivas - e ainda 9 755,20 de doações e heranças.
Uma outra interessante receita expectada é a do almoço de aniversário: 8 000 euros. Perspectivados, como estão, no programa de acção e orçamento, 3 000 de despesas, o aniversário arcoriano dará um resultado líquido de 5000 euros.
«Pretendemos dar cumprimento aos objectivos devidamente definidos e apresentados, com o empenho e motivação de todo o seu capital humano», disse Dinis Alves, lembrando, todavia, que «é de relevante importância referir que estes 2 últimos anos foram muito instáveis, devido às constantes alterações na composição dos ans directivos e que esta direção se encontra em funções há menos de 2 meses».
Foram duas as alterações (como adiante explicaremos).
A tomada de posse de Estima Reis (Zeca):
«Um novo paradigma para salvar a ARCOR»

Um novo paradigma e 
3 direções em ano e meio!

O d´Óis Por Três, sem querer meter colherada em seara alheia, lembra que esta direção, a do empresário Dinis da Conceição Alves, é a terceira direção desde Junho de 2021, há ano e meio.
A primeira, foi com o presidente dr. José Bernardino Estima Reis (Zeca), infelizmente falecido a 30 de Dezembro de 2021 e que, na tomada de posse, anunciou «um novo paradigma para salvar a ARCOR». Que, infelizmente não pôde concretizar.
A segunda, corresponde à fugaz e ainda hoje inexplicada liderança de Eva Maria Tavares dos Santos, de finais de Junho a Agosto de 2022. E a de agora, a terceira, a de Dinis da Conceição Alves.
Esta, assaz, com um pormenor relevante, o de ter sempre 3 elementos de continuada continuidade: o vice-presidente António Brinco, o secretário Rui Fernandes e a vogal Fátima Melo. Os três no mandato de Estima Reis, mais o tesoureiro Steven Reis - que também integrou o elenco de Eva Santos, mas que  entretanto se demitiu.
Os 4, aliás, integraram o executivo no período sem presidente da direção - no limpo directivo da instituição. 
E sempre com António Tavares como presidente do conselho fiscal, nas duas primeiras; agora e na terceira sendo tesoureiro do elenco directivo.
O próprio actual presidente integrava a assembleia geral da meteórica direção de Eva Santos.
- AMANHÃ: 2 - O plano de actividades, os objectivos estratégicos!

Sem comentários: