quinta-feira, dezembro 15, 2022

Delegação de competências para manutenção dos trilhos pedestres da UFTOR!

A placa do Largo do Barqueiro Zebedeu, a 4 de Dezembro de 2022 

O PR1 «Da Pateira
ao Águeda»


Há aquela máxima: «Uma imagem vale mais que 1000 palavras»!
Todos conhecem, com toda a certeza. Todos nos já dela ouvimos falar, 1000 vezes nas nossas vidas!
Pois olhem para esta imagem informativa do PR1 «Da Pateira ao Águeda», em Óis da Ribeira e no Largo do Barqueiro Zebedeu, imediatamente a juzante da ponte sobre o rio Águeda
Conseguem ler/ver alguma coisa?
Nós, não! 
Nem as palavras nem as imagens.
É a este estado, infelizmente, que se deixou chegar e - há já muitos, muitos meses..., anos, quiçá... -, esta e certamente outras placas indicativas do PR1.
Estamos a lembrar-nos, e só como mero exemplo, das que estavam no limite de Óis da Ribeira com Requeixo, que andaram por lá caídas no chão e desapareceram na altura do corte das árvores do Bico da Mota.
Alguém se preocupou com isso!?
Ninguém, que saibamos!

Assinatura do protocolo de delegação de competências: vice-presidente Esdon
Santos e presidentes Jorge Almeida (Câmara) e Sérgio Neves (Junta da UFTOR)

O trilho do PR1 (a vermelho)

Câmara delegou 
competências à Junta 
de Freguesia !

A Câmara Municipal de Águeda protocolou, a  a delegação de competências à União de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) para esta assegurar a manutenção de trilhos pedestres no seu território.
A assinatura do protocolo decorreu a 23 de Outubro de 2020, há pouco mais de 2 anos, na Câmara Municipal de Águeda, e envolvia o PR1 – Trilho da Pateira ao Águeda (o de Óis da Ribeira, o mais antigo) e o PR5 - Trilho da Ponte de Ferro (em Travassô).
«O objetivo é, numa lógica de actuação de proximidade e de cooperação, conseguir que os trilhos sejam mantidos e limpos com regularidade, para que possam continuar a ser usados pela população e quem nos visita, seja de forma desportiva ou lúdica, e ligando os vários pontos de interesse turístico», afirmou Edson Santos, vice-presidente da Câmara de Águeda.
A UFTOR, por via dessa delegação de competências, comprometem-se a fazer a manutenção dos trilhos, controlo de vegetação e limpeza, pintura e manutenção das placas indicativas dos percursos e substituição de sinalética (ou seu reposicionamento) sempre que necessário.
Comprometer, comprometeu-se.
Neste caso, não está a cumprir.
A não ser que o protocolo de delegação de competências tenha sido revogada. Mas, ui..., ui..., se tal acontecesse muita traulitada já por aí andaria no ar.

Sem comentários: