sexta-feira, dezembro 30, 2022

* Memórias d´Óis dos dias 30 de Dezembro de há 15, há 100 e há 5 anos: 1 - Prémio escolar para Ângela Raquel Santos e Junta de Freguesia com 62 692 euros de orçamento para 2008 (2007)! 2 - Os jacintos ficaram a dormir no parque... (2012)! 3 - Bolsa de estudo da Misericórdia de Águeda para Andreia Fernandes

ÓdR há
15 anos!

Prémio escolar para
Ângela Raquel Santos!

O d´Óis Por Três de há 17 anos voltou a falar dos méritos académicos de uma óisdaribeirense.
Assim escrevemos a 30 de Dezembro de 2007:
«A jovem estudante ribeirense Ângela Santos foi considerada a melhor aluna da Escola Secundária Marques de Castilho e, há semanas, recebeu o respectivo prémio, atribuído pela Fundação Dionísio Pinheiro. Aqui fizemos referência, oportunamente, nos post 2 177, de 7 de Dezembro.
Agora, tivemos o gosto de achar AQUI a notícia e foto do momento em que recebeu novo prémio, pela mesma razão e agora da própria escola. À razão de ser a melhor aluna juntou-se o de contribuinte do sucesso ambiental do estabelecimento de ensino.
Parabéns à Ângela Raquel Santos, filha de José Santos, do Bairro Alto e que sabemos ir frequentar o curso superior de Astronomia.
- NOTA: Ângela Raquel Gonçalves dos Santos é doutora e trabalhou na NASA (Estados Unidos) e Inglaterra e agora na sua Faculdade da Universidade do Porto.


Junta de Freguesia 

com 62 692 euros de

orçamento para 2008!



A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, há 15 anos, aprovou, por maioria (5-2, dois votos contra da LIOR), o plano de actividades e orçamento da Junta de Freguesia para 2008.
O d´Óis Por Três explicou:
«O orçamento é de 62 692 euros e os principais investimentos, segundo a imprensa local, são para os balneários da pateira, adro da igreja, caminho para as Lages, passeios e caminhos, para além da (eventual) electrificação e instalação de arruamentos, electricidade, água e saneamento no loteamento doSurpel - «caso não avance o pólo educativo», segundo comentou o presidente da Junta de Fregusia, Fernando Pires (PSD).
- NOTA: A Assembleia de Freguesia na mesma sessão, também aprovou também uma revisão orçamental do ano de 2007, no valor de 56 euros.

ÓdR há
10 anos!

Os jacintos ficaram
a dormir no parque...

Os jacintos nadaram nas águas da cheia e ficaram a dormir pelo espaço do parque de merendas fora, a nascente da estrada que vai para a capela de Santo António - que está limpa, como se vê na foto. Ora se a estrada foi limpa, porque não levaram estes jacintos? Por falta de tempo não foi, de certeza, porque a cheia foi há exactamente duas semanas, como então aqui falamos. São os mistérios da vida.- Ver AQUI
- NOTA
: Se lá formos hoje, veremos paisagem ambiental parecida. Muito igual, quase tal e qual! Mudam-se os temos, mas não se alteram as (des)vontades

Andreia Fernandes

ÓdR há
5 anos!

Bolsa de estudo da
Misericórdia de Águeda
para Andreia Fernandes !

«A Santa Casa da Misericórdia de Águeda atribuiu bolsas de estudo a 4 estudantes das duas escolas secundárias da cidade. Uma das galardoadas é Andreia Filipa  Fernandes, de Óis da Ribeira», noticiou o d´Óis Por Três de há 5 anos.
E acrescentou:
«A notícia foi publicada na imprensa de Águeda e as bolsas visam premiar os alunos que tenham acabado o 12º. ano com as melhores notas: dois de cada escola secundária e que frequentem o ensino superior.
É o caso de Andreia Filipa Fernandes: recebeu a bolsa Conde Sucena, no decorrer da festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Águeda, a 16 de Dezembro de 2017.
A Andreia estuda Direito na respectiva Faculdade da Universidade de Coimbra.
As bolsas têm o valor global de 2000 euros e as outras galardoadas foram Mariana Torres Santiago, de Aguada de Cima ( estudar Fisiologia Clínica na Escola Superior de Saúde de Castelo Branco), Beatriz Urbano Lemos, da Fermentelos (Ciências Biomédicas da Universidade de Aveiro) - ambas alunas da Escola Secundária Marques de Castilho, e Beatriz Duarte Rosa, de Valongo do Vouga (Criminologia na Universidade do Porto), da Escola Secundária Adolfo Portela, assim como Andreia Fernandes.
Parabéns!
- NOTA: Andreia Filipa da Fonseca Fernandes, dela se trata, concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra a 28 de Setembro de 2021. Especializou-se na área penal. Parabéns renovados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Cade da placa no suprel a indicar a povoação de OdR e limites da vila?

Será que passamos difinitivamente a lugar de uma desunião trauliteira!

É que divórcios já há muitos por aí, só o nosso é que ninguém nos explica porque não se pode consumar!