sábado, dezembro 17, 2022

* Os dias d´Óis de 17 de Dezembro de há 15, há 10 e há 5 anos: 1 - Cresci a ouvir falar da pateira (2007)! 2 - Assembleia da Tuna e sede para 99 anos (2012)! 3 - O ano da ressurreição da Tuna, agora Associação Filarmónica (2017)!

A pateira, os jacintos e as bateiras...

ÓdR há
15 anos!


Cresci a ouvir
falar da pateira!


O d´Óis Por Três de há 15 anos publicava um artigo do jornalista Augusto Semedo, a falar da pateira.
Assim:
«Cresci a ouvir falar da Pateira. Das suas potencialidades, dos perigos ambientais, da ausência de investimentos...
Fiz, já adulto, peças jornalísticas de perder a conta. Sobre o que ouvira na infância e juventude mais os anseios da população ribeirinha e dos autarcas. Testemunhando visitas e veiculando promessas de quem poderia mudar o destino à lagoa.
Escuto sentimentos de angústia perante novas ameaças e gritos de alerta face à alegada indiferença de quem decide.
Assisto a tentativas políticas, a jogadas de charme, a reivindicações inconsequentes. A Pateira está hoje na agenda política local para além dos actos eleitorais. Quando os seus problemas são apresentados na distante Lisboa ainda lhe chamam... Barrinha - e confundem-na com a de Esmoriz.
Onde estão afinal, e o que têm feito, os deputados eleitos por Aveiro? Porque não são eles a apresentar em Plenário, na Assembleia da República, as preocupações dos autarcas de Águeda? Porque não se reúnem eles com as autarquias da região e preparam uma acção conjunta? Porque será que, tantos anos passados, essa Pateira que ninguém parece saber onde fica ainda se discute no Parlamento?
Temo que tudo continue na mesma. Que a personalização e as rivalidades predominem perante o essencial.
Há coisas que não mudam nunca. Mudarão um dia?
AUGUSTO SEMEDO
- NOTA: Augusto Semedo é o atual director-adjunto do jornal «Soberania do Povo», de Águeda. Arriscamos dizer que o texto está absolutamente actualizado, mesmo que com 15 anos já  passados.

A sede da Tuna, agora AFOR
ÓdR há
10 anos!

Assembleia da Tuna e sede para 99 anos!



«O fim de ano ribeirense é farto em assembleias», relatava o d´Óis Por Três de há 10 anos.
Assim acrescentava:
«Sábado, foi a da Freguesia, que aprovou o plano de actividades e orçamento de 2013 e o contrato de comodato com a Tuna, cedendo-lhe a sede antiga por 99 anos. Por outras palavras, para sempre.
Sábado, dia 22, é a assembleia eleitoral da ARCOR, no mesmo sítio (centro social) onde decorrerá o concerto de Natal da Tuna. A AG da Tuna entre as 19,30 e as 21 horas, o concerto a partir das 21. É caso para dizer que os novos órgãos sociais terão música a celebrar a sua eleição.
Como é Tuna que está a dar, a 28 será a vez da reunião da sua assembleia geral, para votar o plano de actividades para 2013. É um fartote de assembleias!
- NOTA: A Tuna, entretanto, passou a denominar-se Associação Filarmónica de Óis da Ribeira. A sede continua a ser a mesma.

A Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR), ou a Tuna, em imagem de 2017.

O cartaz do 1º. Encontro de Tunas
ÓdR há
5 anos!

O ano da ressurreição 
da Tuna, agora Associação 
Filarmónica!

O d´Óis Por Três foi solicitado, há 5 anos, para (tentar) esclarecer o ano de ressurgimento da Tuna de Óis da Ribeira, que agora chamam Associação Filarmónica.
Assim dissemos:
«Quem melhor isso saberá é, obviamente, a própria Tuna / Associação Filarmónica, certamente bastando para isso que consultem o seu livro de actas. É óbvio.
A questão não é nova e já aqui foi questionada, até por mais de uma vez. Em arquivo, encontrámos o cartaz do 1º. Encontro de Tunas do Concelho de Águeda, justamente organizado pala Tuna ribeirense. E o que diz o cartaz?
O cartaz diz que o encontro foi «integrado no 2º. aniversário da renovação da Tuna de Óis da Ribeira».
Ora se em 1995 o encontro assinalou o 2º. aniversário quer isso dizer, por óbvia exclusão de partes e mera operação de aritmética, que a renovação aconteceu em 1993.
Respondemos à pergunta que nos foi feita?
Melhor, só a própria Tuna de Óis da Ribeira. Aliás, Associação Filarmónica de Óis da Ribeira. 
- NOTA: A imagem do cartaz (acima publicado) foi retirada do site «Óis da Ribeira | Notícias, , Curiosidades e Histórias», do engº. Luís Neves.


Sem comentários: