segunda-feira, dezembro 05, 2022

* Os dias d´Óis de há 15, há 10 e há 5 anos: Futebolistas d´Óis e da ARCOR foram campeões! Roubaram os fios de telefone da PT! Placa da ponte nova foi vandalizada! De 50 passou para 80 kms.!

Futebol da ARCOR e de Óis da Ribeira em 1980

ÓdR há
15 anos!


Futebolis tas d´Óis e da ARCOR 
foram campeões!

Um bloguista, que se assinava Jota Erre, perguntou-nos em correio electrónico de há 15 anos, se «há tradição desportiva ribeirense, para além da canoagem?».
«Pois, há!!!», respondemos nós e explicámos:
Socorremo-nos do site da Arcor, que plagiamos (sempre com a devida vénia), para lhe dar conta de uma equipa de futebol de Óis da Ribeira/ARCOR que em 28 de Junho de 1980 venceu o Torneio de Casal de Álvaro, derrotando o Casaínho de Cima por 3-2, na final. Antes, e por igual resultado, eliminara o Espinhel.
Os craques eram estes, em cima e da esquerda para a direita: Zé Edgar, Carlos Marques, Zé Melo, Fernando Suarez, Zé Celestino e Zé Ferreira. Ena, pá, tanto Zé!!!
Em baixo, Vicente, Framegas, Jorge Marques, Manuel Capitão, Daniel Marques, Custódio Ferreira e Zé Pires. Outro Zé!!! Aí ficam os campeões.».
- NOTA: Já agora, se houver por aí gente com fotos e histórias do desporto de Óis, mandem-nos para doisportres2@hotmail.com, pedimos há 5 anos. Hoje, repetimos o pedido e para o mesmo email. O
 site da ARCOR acima indicado está desactivado.
ÓdR há
10 anos!

Roubaram os fios
de telefone da PT!

A freguesia de Óis da Ribeira esteve, há 10 anos, dois dias sem telefones e internet, por terem cortado e roubado o cabo que, de Cabanões, atravessa(va) o rio Águeda.
O d´Óis Por Três deu a notícia:
«O corte e roubo foi identificado na manhã de 29 de Novembro e logo comunicado à PT - que mandou ao local uma equipa técnica. Só que não resolveu coisa nenhuma de imediato, e, na manhã de 6ª.-feira, os serviços de avarias limitavam-se a dizer que o cabo tinha sido roubado, que estavam a analisar a situação e que tinham a terça-feira seguinte (4 de Dezembro) como o dia provável para solucionar o problema. Felizmente, acabaram por resolvê-lo durante o dia de 6ª.-feira (30 de Novembro), assim evitando mais prejuízos aos clientes ribeirenses.
Não são conhecidos os autores do roubo, que as autoridades policiais investigam.».
- NOTA: Olhem a novidade: já há 19 anos (e até antes, muito antes) as autoridades policiais investigavam. Nas mais das vezes, todavia, não se conhecem os resultados. 
A placa de limitação de velocidade foi alvo de vandalismo: 50 «passou-se» para 80 quilómetros

A placa de limitação (40 kms.) da
velocidade na ponte. Foto do dia da
inauguração - 14 de Outubro de 2017
ÓdR há
5 anos!|

Placa da ponte nova
foi vandalizada! De 50
passou para 80 kms.!

«A placa de trânsito, limitadora de velocidade na saída da ponte nova, no lado de Cabanões, foi vandalizada», noticiou o d´Óis Por Três, acrescentando que «no lugar dos 50 quilómetros, foi pinchado o algarismo 5 e aparecem agora 80».
E comentou:
«A emenda é grosseira e salta à vista desarmada. Nota-se bem.
Só que quem por ali raramente passa pode ser iludido e, por momentos, poderá «acelerar» para os 80 quilómetros e precipitar algum acidente - quiçá na curva logo a seguir, porventura com algum peão, sendo considerável que diariamente e a toda a hora por ali passam muitas pessoas a pé, para o comboio, para o posto médico, para a farmácia, em trabalho. E principalmente muitas crianças.
A placa de 80, nunca seria possível, até porque a velocidade máxima na ponte é de 40 quilómetros/hora. Como, de súbito, passar para os «pichados» 80? Só na imaginação do(s)autor(es) do vandalismo!
Acresçamos o pormenor de entre a ponte e até quase ao apeadeiro não existirem passeios.
Tudo isto não discriminaliza o(s) autor(es) do vandalismo.
Devia ser descoberto e penalizado.».
- NOTA: Quanto aos passeios e 5 anos passados, ainda lá está o... sítio. Não há passeios para ninguém; nem para as crianças e idosos que por ali diariamente passam,




Sem comentários: