quinta-feira, dezembro 29, 2022

* Memórias d´Óis do dias 29 de Dezembro de há 15, há 10 e há 5 anos: 1 - A Bandeira cerimonial da vila de Óis da Ribeira ! 2 - Jacintos nas redes do patódromo de Óis da Ribeira (2012)! 3 - Ceifeira «Pato Bravo» a limpar jacintos da pateira... (2017)!

ÓdR há
15 anos!

A Bandeira cerimonial
da vila de Óis da Ribeira !

O d´Óis Por Três de há 15 anos, a 29 de Dezembro de 2007, explicava o sentido heráldico da bandeira oficial da vila de Óis da Ribeira.
Assim:
«A Bandeira cerimonial de Óis da Ribeira é a que está aqui editada. Sendo exactamente igual à que se hasteia no exterior, tem os cordões e borlas de prata, haste e lança de ouro.
Era (é) a bandeira de Óis da Ribeira que deve ser usada em cerimónias oficiais».
- NOTA: Sabem os eleitores, por acaso, qual é e como é a bandeira oficial da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribera? Foi o brasão discutido no tempo do presidente Mário Martins e não mais se ouviu falar dele. E muito menos da bandeira. Será que existe? Existindo, cadé?
ÓdR há
10 anos!

Jacintos nas redes do patódromo de
Óis da Ribeira!

«A praga dos jacintos «colou-se» 
a rede do antigo patódromo de Óis da Ribeira, que a Junta em boa hora resolveu criar mas do qual aparentemente se esqueceu», considerava o d´Óis Por Três de há 10 anos.
E explicava:
«Os patos, segundo dizem, nadaram para a margem de Fermentelos, onde lhe dão de comer, e por lá ficaram. Sim, porque eles são patos mas não são burros.
Vieram e foram as cheias, as águas subiram e os jacintos ficaram ali pespegados, à espera que os tirem. Vão de certeza ficar lá até ao ano que vem.».
- NOTA: A conclusão é muito simples: somos todos uns «patos»! E quando à rede do patódromo, essa
 desapareceu...
Os trabalhos de limpeza dos jacintos, com a draga/ceifeira aquática «Pato Bravo»
Jacintos já apanhados pela «Pato Bravo» a 20/12/2017

ÓdR há
5 anos!

Ceifeira «Pato Bravo» a limpar jacintos da pateira...

«A draga «Pato Bravo» voltou à pateira e reiniciou os trabalhos de remoção dos indesejados jacintos de água», noticiou o d´Óis Por Três de há 5 anos.
E continuou:
Os canoístas da Arcor não puderam treinar, a
17/2/2017, por causa dos jacintos
A «máquina» é, na prática, e muito bem sucedidamente, uma ceifeira aquática que limpa e retira os jacintos da água da lagoa, como aconteceu, numa espécie de milagre, há precisamente há 11 anos - entre Dezembro de 2006 e Abril de 2007 -, altura em que a «Pato Bravo» de lá tirou qualquer coisa com 13 000 toneladas, de acordo com uma nota camarária desse tempo.
O d´Óis Por Três questionou (ver AQUI) a prolongada falta de ceifeira aquática, o que originou a fartura de jacintos espalhados pela lagoa e que, a 17 de Dezembro, por exemplo, impediu o treinos dos jovens canoístas da ARCOR. 
Agora e um semana depois dos início dos trabalhos de limpeza, a 20 de Dezembro - o d´Óis Por Três nem sempre está em OdR e a passear pela pateira, por isso deles não teve conhecimento -  mas sempre em tempo e por justiça, vem dar notícias dos ditos trabalhos. Ainda bem que começaram.
O presidente da Junta da União de Freguesias, entretanto e em nota publicada na página oficial do facebook, precisou que «estes trabalhos são da responsabilidade da autarquia municipal» - a Câmara Municipal de Águeda.
Sérgio Neves diz ainda que «iremos fazer pressão» - irá, a Junta da União de Freguesias de TravassÓis - para que «os trabalhos de-
cor
ram com intensidade até à primavera, de forma a evitar uma tão grande multiplicação desta praga». Amen! - Ver AQUI
- NOTA: A pressão presidencial não se notou, tenha sido exercida, ou não. Nem até à dita primavera nem até aos dias de hoje. Ora vão lá hoje, à pateira, para ver os jacintos na pateira e nas margens!

Sem comentários: