sábado, dezembro 21, 2019

Canoagem da ARCOR filiada há 29 anos. Tiago Tavares, o ponto + alto!

Canoagem da ARCOR: parte de equipa da época desportiva de 2019
Paulo Gomes e António Brinco: atletas
e dirigentes da Secção de Canoagem
Paulo Rogério,
dirigente da
S. Canoagem

A Secção de Canoagem da ARCOR (SCA) filiou-se na Federação Portuguesa de Canoagem de 6 de Dezembro de 1990, há precisamente 29 anos, e considera que o ponto mais alto desta bonita história foi a conquista, por Tiago Rodrigues Tavares, do título de campeão do mundo de C1 200 metros, em sub-23, a 31 de Julho de 2016 e na pista náutica internacional de Minsk, na Bielorússia.
A Secção tem funcionamento técnico autónomo da ARCOR, hangar próprio (na pateira) e uma Comissão de Coordenação, formada por António Brinco, Paulo Rogério Framegas e Paulo Jorge Gomes, que, a propósito destes 29 anos de filiação federativa, conversaram com o d´Óis Por Três, fazendo uma breve memória destas quase três décadas de actividade.
António Monteiro e António
Brinco, dois olímpicos
na ARCOR

Dividimos a conversa em duas partes, que publicamos entre hoje e amanhã.

- d´Óis Por Três (d´2x3): Que análise fazem a estes 29 anos de canoagem da ARCOR?
- SCA: Sendo a ARCOR oriunda de uma pequena freguesia do concelho de Águeda, entendemos que tem um percurso assinalável na modalidade, no desporto em Águeda e até a nível nacional e internacional. 
- d´2x3: E não só na vertente desportiva, presumimos...
- SCA: Na verdade e para além da vertente competitiva e dos sucessos desportivos, a canoagem da ARCOR foi adquirindo, ao longo destes quase 30 anos, uma cada vez maior (e não menos importante) função social de integração e de formação e prepara-se para dar um passo muito importante, de forma a poder dar respostas ás solicitações e necessidades que lhe vão sendo colocadas.
- d´2x3: A decisão de iniciar a modalidade foi, à distância destes 29 anos, uma boa decisão da associação de Óis da Ribeira - então em competição com GICA e Recreio?
- SCA: Pela sua localização junto ao mais importante recurso hídrico do concelho, foi uma decisão quase lógica, pois seria um desperdício gigantesco não existir a prática da canoagem na pateira. 
- d´2x3: Mas também foi um enorme desafio...
SCA: O facto de existirem outros clubes no concelho funcionou como um impulso positivo, havendo até, numa fase inicial, a colaboração de algumas pessoas dos outros clubes aguedenses que praticavam a modalidade.
Tiago Tavares, campeão do mundo!
Atleta da ARCOR e de Óis da Ribeira !

Um campeão do mundo
que é de Óis da Ribeira 
e formado na ARCOR!

O título de Tiago Tavares, atleta natural de Óis da Ribeira e formado na ARCOR, como campeão do mundo de C1 200 metros, em sub-23 e a 31 de Julho de 2016, é, sem dúvidas, o ponto mais alto do clube óisdaribeirense, na opinião da Comissão Coordenadora da Secção de Canoagem.

- d´2x3: Quais são os pontos mais altos do clube, nestes 29 anos da canoagem da ARCOR? 
- SCA: Sem qualquer margem para dúvida, o ponto mais alto da nossa história foi a conquista do título de Campeão do Mundo, em C1 200 metros, por parte de Tiago Tavares, ganhando este facto ainda mais relevo por se tratar de um ribeirense que fez todo o seu percurso na ARCOR.
- d´2x3: E os menos bons? 
- SCA: Alguns anos de inactividade, ou de actividade mais reduzida, mas que já lá vão.
- d´2x3: Como é que a ARCOR tem «resistido» todo este tempo e formando campeões, sendo conhecidas as desistências (extinção) de clubes emblemáticos da modalidade? Falando apenas de Águeda, lembramos o Recreio e o CCA e a «agonia» do GICA. 
- SCA: A ARCOR tem o que de mais importante existe para o funcionamento e para o sucesso de um clube de canoagem, tem a pateira, que é um tesouro que nós próprios por vezes não valorizamos, enquanto os clubes que existem ou existiram na sede do concelho têm um grave problema, com a irregularidade do caudal do rio Águeda
- 2x3: Presumimos que não seja só por isso...
- SCA: Exactamente, somando a este importante factor dá-se o caso de a ARCOR ter uma massa critica muito importante, que é o conjunto de apaixonados da modalidade, factor que é difícil de encontrar em qualquer outro clube do país. Estas são as suas principais mais-valias.
- AMANHÃ: «Projectos muito importantes, a curto e médio prazo, que poderão
 alterar completamente o paradigma da canoagem da ARCOR» 

Sem comentários: