segunda-feira, fevereiro 10, 2020

O dia 10 de Fevereiro nos dias de Óis da Ribeira...

António F. Dias, o Zico Alfaiate

O dia 10 de Fevereiro em
alguns dias de Óis da 
Ribeira, desde o século XIX...

- Ano de 1898, há 122 anos!
António Ferreira Dias,
o alfaiate Zico !

O alfaiate António Ferreira Dias nasceu a 10 de Fevereiro de 1898, há 122 anos, e faleceu  a 22 de Janeiro de 1986.
Natural de Oiã, casou em Óis da Ribeira com Ermelinda Figueiro Dias, falecida a 28 de Junho de 1993. O casal teve os filhos 
Doralina F. Dias
Lisete, Eva (que morava no Carregal) e Doralina (as três já falecidas, Doralina aos 28 anos, em 1952, e mãe da Raúl Dias Figueiro, também já falecido, de doença e quando estava emigrado na Alemanha) e  Maria Amélia e António Figueiro Dias, ambos moradores na Rua da Pateira, em Óis da Ribeira.
António Ferreira Dias e família moravam na Rua Benjamim Soares de Freitas, entretanto herdada pela filha Eva, depois pelo neto Fernando Branco (frente à casa do professor Luís Almeida Santos e pelo filho António Cruzeiro de Almeida Santos doada aos Missionários Combonianos) e popularizou-se em toda a região pela profissão que proficientemente exerceu - era o Zico Alfaiate. Faleceu aos 88 anos.

- Ano de 1980, há 40 anos!
Televisão a cores na ARCOR,
a primeira de Óis da Ribeira

A ARCOR «estreou» a primeira televisão a cores da freguesia de Óis da Ribeira a 10 de Fevereiro de 1980, há 40 anos.
A noite desse domingo foi extremamente animada na sede da ARCOR, na cave da então sede da Junta de Freguesia e agora da Tuna / AFOR, tal era a curiosidade por ver uma televisão a... cores. 
Ao tempo, apenas duas estações existiam, ambas públicas - a RTP1 e a RTP2. O primeiro canal, à noite, transmitiu o telejornal (de 35 minutos), o programa «O prazer de ler», de Isabel da Nóbrega (15), o último episódio da série «Entre geadas» (40), «Os trapalhões» (uma hora) e, a encerrar, «O caminho a três» (das 22,30 à meia noite).
O segundo canal abriu às 20,30 horas com o programa «Estádio», resumo do futebol do fim de semana, seguindo-se «A par e passo» (21,30) e «Sheiks com cobertura» (das 22,30 ao fecho das 23,30 horas).
Cena da peça «D. Álvaro de Abranches»

- Ano de 1990, há 30 anos!
Grupo de Teatro da ARCOR representou
no Troviscal

O Grupo de Teatro da ARCOR apresentou-se no Troviscal com a peça «D. Álvaro de Abranches», dirigida pelos irmãos Isauro e Firmino Santos e que se estreara em Óis da Ribeira no dia 6 de Janeiro.
Actores do grupo foram Paulo Rogério Framegas, Paulo Silva, Cristina Silva, Hélder Pires, Manuel Alberto Resende, Dionísio Prazeres, Elisabete Fernandes, Manuel Horácio Reis, Lotário Santos, Hélder Prazeres, Danilo Costa e António Salvador Reis. 
O programa incluía a comédia «O Criado André» e o grupo actuou em Eirol (13 de Janeiro), Recardães (14), Frossos (20), Alquerubim (27), Avelãs de Caminho (3 de Fevereiro), Mourisca do Vouga (4), Troviscal (10) e Ois da Ribeira (11), Figueira da Foz (7 de Abril) e CEFAS de Águeda (21 de Abril). 
O elenco do GTA de «Quem matou?»

- Ano de 2001, há 19 anos!
Teatro da ARCOR
actuou em Segadães

O Grupo de Teatro da ARCOR apresentou-se em Segadães, a 10 de Fevereiro de 2001, com a peça «Quem matou?», num espectáculo que incluía a comédia «Prima Elvira» e o monólogo «Estou roubado».
A estreia tinha sido a 3 de Fevereiro, em Óis da Ribeira, e o grupo actuou também, pelo menos, em Paradela (dia 10), Sedgadães (17), Requeixo (24), Crastovães (10 de Março), Frossos (17), Eirol (24) e Óis da Ribeira 31),
O grupo era formado por, ver foto em cima e da esquerda para a direita, Porfírio Pires, António Prazeres, Paulo Gomes, José Fernando Martins, Carla Rodrigues e Firmino Santos (ensaiador). Em baixo: Carlos Pereira, Hernâni Pires, José Manuel Gomes, Isaltina Pires, Eliane Alves e Clara Santos.
Notícia do órgão de luzes no «Jor-
nal da ARCOR» de 31/03/2002

- Ano de 2002, há 18 anos!
Órgão de luz do INATEL
oferecido ao Teatro da ARCOR

O INATEL ofereceu um órgão de luz ao Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR, numa cerimónia que (na véspera) decorrera em Setúbal.
A ARCOR candidatara-se ao Programa Nacional de Apoio ao Teatro Amador e fez-se representar pelo presidente Celestino Viegas, que assinou o protocolo com o presidente Eduardo Graça (do INATEL), e Porfírio Tavares Pires, o seccionista do GTA, que recebeu o documento oficial da mãos do actor Camacho Costa.
A ARCOR foi uma das 8 associações de todo o país contempladas e o equipamento envolvia uma rack analógica com 6 canais, uma mesa de comando com 6 cursores e um master, 7 projectores com porta-filtros e ângulos variáveis, 5 palas rotativas, 3 obturadores, 8 filtros e 6 grampos. Tudo avaliado em 1000 contos - seriam hoje 6.498,16 euros, segundo o conversor da PORDATA.
Natércia Costa

 - Ano de 2014, há 6 anos!
Natércia Almeida Costa
faleceu na Venezuela 

Natércia Almeida Costa faleceu a 10 de Fevereiro de 2014. Faria 84 anos no dia seguinte e estava emigrada na Venezuela.
Filha de Glória Almeida Costa, que viveu na Rua Manuel Tavares (antiga Rua do Cabo), ao tempo já viúva de Aberto Marques de Carvalho (Carocho), falecido a 21 de Agosto de 2011, em Óis da Ribeira.
O casal teve os filhos Manuel Fernando Almeida Marques (morador na Rua da Pateira), e Maria Rosa (na Rua Manuel Tavares), ambos em Ois da Ribeira, e, na Venezuela mais duas raparigas, a Rosa Maria (Romi) e a Dorinda - ainda lá residentes.

Sem comentários: