Autoridades oficiais e populares na cerimónia, há 20 anos, de lançamento da 1ª. pedra do Centro Social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira |
A mina de água da Fonte do Cruzeiro |
Os dias de Óis da Ribeira na memória
dos dias 27 de Fevereiro
1 - Ano de 1955,
há 65 anos!
O caminho e agueiro
dos Lâmaros!
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira deu como concluídos, a 27 de Fevereiro de 1965, os trabalhos de limpeza e reconstrução da vala de escoamento de águas (agueiro) da mina de abastecimento da Fonte do Cruzeiro.
As águas perdiam-se pelo caminho dos Lâmaros e prejudicavam os proprietários que, na sessão anterior, a 30 de Janeiro, se tinham deslocado à Junta de Freguesia para pedir a intervenção da autarquia.
Alexandre Pinheiro de Almeida, também lá proprietário, tinha vedado a regueira, fazendo uma represa e, assim, impedindo a sua passagem pela saída tradicional, pelo Carreiro do Jabouco e para a Rua do Cabo (actual Manuel Tavares).
O trabalho foi efectuado por Messias dos Santos Framegas, que, por ele e a 27 de Fevereiro de 1955, recebeu 20$00.
A rua Manuel Tavares (Cabo)
obras de saneamento (2019)
|
2 - Ano de 1961,
há 59 anos!
Junta pediu à Câmara
arranjo da Rua do Cabo
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira solicitou, há 59 anos e à Câmara Municipal de Águeda, a reconstrução da Rua do Cabo (actual Manuel Tavares), devido ao seu mau estado de conservação.
O pedido foi feito pessoalmente, era a Junta presidida por Manuel Maria Tavares da Silva, com o secretário Armando dos Santos Ala de Resende e o tesoureiro José Pinheiro das Neves - já todos falecidos e, por coincidência, todos moradores na naquela rua - Armando Resende, ainda no largo do Cruzeiro.
O presidente da Câmara Municipal de Águeda era o engº. Gil Pires Martins, de Fermentelos, que prometeu proceder ao arranjo, assim que o tempo tal permitisse.
o lançamento 1ª. pedra, há 20 anos: José
Valente, Fernando Reis e Antero Gaspar
|
3 - Ano 2000, há 20 anos!
A primeira pedra do
Centro Social de ARCOR e sede da Junta de Freguesia
A primeira pedra do centro social da ARCOR e da sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foi lançada a 27 de Fevereiro de 2000, há precisamente 20 anos.
A cerimónia foi presidida por Antero Gaspar, Governador Civil de Aveiro, e teve participação de José Valente, director do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro - para além de autoridades regionais, casos de José Elói Correia (presidente em exercício da Câmara Municipal de Águeda) e Horácio Marçal (presidente da Assembleia Municipal).
A cerimónia de lançamento da 1ª. pedra foi comum às obras de construção do Centro Social da ARCOR e da nova sede da Junta de Freguesia, que era presidida por Fernando Tavares Pires. E que, actualmente, é sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
Fernando Reis, falecido a 6 de Novembro de 2019, era o então presidente da direcção da ARCOR.
Sem comentários:
Enviar um comentário