terça-feira, fevereiro 04, 2020

O dia 4 de Fevereiro em Óis da Ribeira

As crianças da ARCOR no Carnaval Infantil 2005 de Águeda

Os dias 4 de Fevereiro na 
memória de Óis da Ribeira.
Alguns dados a recordar! 

1 - Ano de 1981, há 39 anos!
Cecília de Jesus Carvalho

Cecília de Jesus Carvalho faleceu a 3 e o
 funeral para o cemitério de Óis da Ribeira (o 
antigo) realizou-se a 4 de Fevereiro de 1981. 
Jornaleira de profissão, era natural de Espinhel e filha de Eduardo de Carvalho e de Maria Joaquina de Jesus, também jornaleiros, neta paterna de Ana Maria da Assunção e Maria Joaquim de Jesus -  mesmo nome da mãe - e de avôs incógnitos.
Teve vários filhos, já todos falecidos: Albino (que morou em Paredes) e, em Óis da Ribeira, Aurora (Cadinha), Maria Assunção (Maria da Gracinda), Nazaré e José Carvalho Rodrigues.
A peça «D. Álvaro de Abranches« da ARCOR

2 - Ano de 1990, há 30 anos!
ARCOR estreou a peça
D. Álvaro de Abranches»

O Grupo de Teatro da ARCOR apresentou a peça «D. Álvaro de Abranches», ensaiada pelos irmãos Firmino e Isauro Santos. 

A estreia tinha sido a 6 de Janeiro e a peça de cinco actos teve participação de Paulo Rogério Framegas, Paulo Silva, Cristina Silva, Hélder Pires, Manuel Alberto Resende, Dionísio Prazeres, Elisabete Fernandes, Manuel Horácio Reis, Lotário Santos, Hélder Prazeres, Danilo Costa e António Salvador Reis. 
O programa incluía a comédia «O Criado André».
O grupo actuou em Eirol (13 de Janeiro), Recardães (14), Frossos (20), Alquerubim (27), Avelãs de Caminho (3 de Fevereiro), Mourisca do Vouga (4), Troviscal (10) e Ois da Ribeira (11), Figueira da Foz (7 de Abril) e CEFAS de Águeda (21 de Abril). As receitas atingiram os 193 050$00. Seriam agora qualquer coisa como 2 219,77 

«O Avarento» pelo GTA da ARCOR

3 - Ano de 2012, há 8 anos

Estreia da peça «O
Avarento» de Moliére»

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR estreou, a 4 de Fevereiro de 2012, o peça «O

Avarento», de Molière. 
O ensaiador foi Rui Fernandes e os personagens e intérpretes foram Harpagão (Victor Fernandes), Cleanto (Paulo Gomes), Elisa (Liliana Alves), Valério (António Reis), Mariana (Julieta Fernandes), Anselmo (António Gomes), Eufrasina (Isaltina Pires), Dona Antonieta (Susana), Mestre Tiago (Telmo Abrantes), Flecha (Gil Branco), Senhora Cláudia (Salomé Fernandes), Pé de Aveia (Romeu Fernandes) e Comissário (João Pedro). Os pontos fortam Carlos Pereira e Lurdes Fernandes. 
O sistema de som e luzes está a cargo de Rui Fernandes - que, com Carlos Pereira, eram os responsáveis do GTA. 
O GTA actuou depois e pelo menos, na Palhaça (3 de Março), Belazaima do Chão (24), Recardães (21 de Abril) e, a finalizar, em Óis da Ribeira (6 de Maio).
Lamentavelmente, o GTA da ARCOR não voltou aos palcos e já lá vão 8 anos.
Acácio Gomes e Rosa, a esposa, no
Carnaval Infantil de Águeda (2005)


4 - Ano de 2005, há 15 anos

Crianças e idosos da ARCOR 
no Carnaval Infantil de Águeda

As crianças da ARCOR participaram no dia 4 de Fevereiro de 2005 no desfile do Carnaval Infantil organizado pela Câmara Municipal de Águeda.

O tema geral foi «O tratamento de figuras e quadros da História de Portugal» e o ATL da ARCOR, em particular, apresentou-se com o sub-tema “Os Escritores e as suas obras literárias”. O jardim de infância desfilou com motivos do sub-tema “A Rainha Santa Isabel e o Milagre das Rosas».
O desfile teve, também, a animada participação dos utentes do centro de dia da ARCOR.

Sem comentários: