domingo, fevereiro 16, 2020

Os dias 16 de Fevereiro na história de Óis da Ribeira

Manuel Estima Reis

Os dias 16 de Fevereiro na
 história de Óis da Ribeira

- Ano de 1934, há 86 anos!
Manuel Estima Reis, o 1º.  ribeirense
candidato à Assembleia Municipal de Águeda

Manuel Estima dos Reis foi o primeiro óisdaribeirense que, na vida democrática posterior à revolução de 25 de Abril, foi candidato em lista da Assembleia Municipal de Águeda. Hoje, festeja 86 anos.
Nascido a 26 de Fevereiro de 1934, filho de Sebastião Pires dos Ris e de Maria da Graça Sucena Estima, que moravam na rua Manuel Tavares - a sua actual residência.
Irmão de Deolinda (já falecida) e de Rogério Sucena Estima dos Reis, morador em Oeiras, foi trabalhador agrícola e industrial e casou com Felizbela Pinheiro dos Santos de quem enviuvou a 14 de Outubro de 2016, na sequência da sua morte, por afogamento no poço do quintal da sua residência.
Manuel Estima dos Reis foi o 13º. candidato da lista do CDS para a Assembleia Municipal de Águeda.
Já agora, e também óisdaribeirense, Custódio Lopes Correia, já falecido, era o segundo suplente da mesma lista.
Castro Azevedo em Óis da Ribeira

- Ano de 2001, há 19 anos!
Presidente da Câmara de Águeda
visitou as cheias de Óis da Ribeira

O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Castro Azevedo, visitou Óis da Ribeira para, in locco, conhecer os efeitos das cheias - especialmente os estragos provocados no paredão imediatamente a juzante da ponte.
O autarca foi recebido pelo presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, Fernando Pires, e vários populares, conhecendo directamente os estranhos, também na pateira.
Pediu, então, uma relação dos prejuízos, para os enviar ao Governo Civil de Aveiro.
- Nota: Esta anotação refere-se a 15 e não de 16 de Fevereiro 
de 2001, mas ontem involuntariamente esquecida.

O elenco do GTA de «Quem matou?»

- Ano de 2001, há 19 anos!
Teatro da ARCOR
actuou em Segadães


O Grupo de Teatro da ARCOR apresentou-se em Segadães, a 17 de Fevereiro de 2001, com a peça «Quem matou?», num espectáculo que incluía a comédia «Prima Elvira» e o monólogo «Estou roubado».
A estreia tinha sido a 3 de Fevereiro, em Óis da Ribeira, e o grupo actuou também, pelo menos, em Paradela (dia 10), Requeixo (24), Crastovães (10 de Março), Frossos (17), Eirol (24) e Óis da Ribeira 31),

O grupo era formado por, ver foto em cima e da esquerda para a direita, Porfírio Pires, António Prazeres, Paulo Gomes, José Fernando Martins, Carla Rodrigues e Firmino Santos (ensaiador). Em baixo: Carlos Pereira, Hernâni Pires, José Manuel Gomes, Isaltina Pires, Eliane Alves e Clara Santos.
O elenco do GTA da ARCOR de 2002


- Ano de 2002, há 18 anos!
Teatro da ARCOR estreou «A palavra de
Deus foi cumprida»

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR estreou, a 16 de Fevereiro de 2002, a peça  “A Palavra de Deus foi Cumprida” e a comédia “Leis Modernas”, dirigidas pelo ensaiador  ensaiador por Firmino Santos.
Os intérpretes foram Porfírio, Pires, António Prazeres, Paulo Gomes , José Fernando Martins, Hernâni Pires, José Manuel Gomes, Ana Almeida, Sónia Silva, Isaltina Pires, Eliane Alves, Óscar Almeida e Clara Santos, com os pontos Carlos Pereira e Carla Rodrigues.
O GTA actuou, depois,, em Eirol (dia 23), em Crastovães (2 de Março), Paradela (9), Taipa (16) e Oiã (23), em Fermentelos (6 de Abril) e, finalmente, de novo em, Óis da Ribeira (dia 13 de Abril).

Sem comentários: