segunda-feira, fevereiro 03, 2020

O dia 3 de Fevereiro no dias de Óis da Ribeira

A equipa de canoagem da ARCOR em 1996
Nilce, com quase 100
anos, única filha viva
de Joaquim Silva

Os dias de Óis da Ribeira, 
alguns dias, nos dias 3 
de Fevereiro

1 - Ano de 1900, há 120 anos!
Joaquim Augusto da
Silva (Pedronha)

Joaquim Augusto da Silva nasceu 3 de Fevereiro de 1900, há 120 anos. Faleceu a 3 de Julho de 1985, aos 85 anos.
Lavrador e conhecido como Joaquim Pedronha, era filho de António Maria da Silva, jornaleiro da Arrota Velha (Espinhel), e de Ana Rosa de Almeida, também jornaleira mas de Óis da Ribeira. Era neto materno de Maria Luísa e paterno de Jacinto Bernardo Henriques e de Joaquina Rosa de Almeida.
Casou com Isaura Fernandes da Silva a 5 de Fevereiro de 1921 e de quem  enviuvou a 7 de Setembro de 1979. O casal teve os filhos Nilce (ainda viva e com quase 100 anos), Artur, António e Victor Fernandes da Silva, já todos falecidos. E também, ainda vivos, Honorina (moradora na Rua Nossa Senhora de Fátima, mas em lar de idoso), Ludjero (na Viela do Sapateiro) e Belarmino Fernandes da Silva (na Rua Benjamim Soares de Freitas).
Adicionar legenda

2 - Ano de 1909, há 111 anos!
Guilherme Fernandes com
passaporte para o Brasil !

O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 3 de Fevereiro de 1909, passaporte para Guilherme Fernandes, casado, de 25 anos e natural de Óis da Ribeira.
Nascido a 30 de Março de 1883, era filho do jornaleiro José Maria Fernandes Lucas, natural de Águeda, e de Teresa Martins, media 1,73 metros de altura, de cabelos e sobrolhos pretos e olhos castanhos, com uma cicatriz na face esquerda. Fixou-se no Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.
João Reis


3 - Ano de 1994, há 26 anos!
João Soares dos Reis
João Matos

João Soares dos Reis faleceu, aos 80 anos, a 3 de Fevereiro de 1994.
João Matos como era mais conhecido, casou com Isaura Gomes dos Santos e morou na Rua Manuel Tavares (a antiga Rua do Cano) o casal teve os filhos Maria Assunção, João Bernardino, Albertino, Maria (já falecida) e Isaura Gomes  Soares.
Proprietário e lavrador, foi, durante muitos anos, o dono e responsável pelos reprodutores de gado bovino, os chamados bois de cobrição.  
A equipa de pesca da ARCOR (1996)

4 - Ano de 1996, há 24 anos!
Canoagem e pesca
na ARCOR

A ARCOR apresentou, a 3 de Fevereiro de 1996, as suas equipas de canoagem (foto em cima) e pesca desportiva (foto ao lado).
Campeões nacionais de canoagem, ao tempo, eram os cadetes Sérgio Soares (C1) e Beatriz Gomes (K1), futura atleta olímpica e campeã europeia e mundial.
A direcção técnica era de António Monteiro (também atleta, várias vezes campeão nacional e que, por outro clube, viria ser olímpico em Barcelona), João Fernandes, António Jorge e Carlos Estima, sendo a equipa patrocinada pela Ceramigrés.
A equipa de pesca desportiva era patrocinada pela Moldicorte, sob orientação do também praticante José Lopes.

Sem comentários: