quarta-feira, fevereiro 05, 2020

Óis da Ribeira nos dias 5 de Fevereiro...

Igreja de Óis da Ribeira

Os dias de Óis da

Ribera a 5 de Fevereiro,
desde o Século XIX

- Ano de 1890, há 130 anos!
António Silva e Maria Teresa
juraram amor no altar!

António Tavares da Silva e Maria Teresa Pires Soares celebraram o seu casamento na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira a 5 de Fevereiro de 1890. Há 130 anos!
António, de 30 anos e natural de Travassô, viúvo e lavrador, era filho de António Tavares da Silva e de Maria Cândida de Sousa Tavares, desta freguesia. Maria Teresa de 33 anos e também 
viúva, era filha de Joaquim Pires Soares e de Rosália Joana, de Óis da Ribeira.
José Vicente

- Ano de 1994, há 26 anos!
«A última despedida»,
peça de José Vicente 

O Grupo de Teatro da ARCOR representou «Última despedida», peça de José Vicente, autor local, a 5 de Fevereiro de 1994.
José Vicente nasceu na Beira Interior, a 3 de Outubro de 1924, esteve em Angola e fixou-se em Óis da Ribeira, de onde era a sua esposa Maria, com os filhos António, Susana e José Vicente.
Faleceu 24 de Setembro de 1996. A peça foi estreada a 25 de Dezembro de 1993, levada ao palco pelo Grupo de Teatro da Arcor., que também se exibiu em Eirol e na Figueira da Foz, ensaiada por Firmino Santos.

Deolinda Santos

- Ano de 1995, há 25 anos!
Deolinda Conceição
 dos Santos

Deolinda Conceição dos Santos nasceu a 16 de Março de 1913 e faleceu a 5 de Fevereiro de 1995, há 25 anos.
Filha de Manuel Soares dos Santos (Lopes) e de Margarida Gomes da Conceição, jornaleiros e ambos naturais e residentes em Óis da Ribeira. Partiu com a mãe e os irmãos Deolinda e Isaura para o Brasil em Janeiro de 1917, para se juntar pai, na cidade de Muqui, Estado do Espírito Santo (junto a Rio de Janeiro), onde nasceram os seus irmãos Zulmiro e Lurdes (ainda vivos) e Mirene.
Casou com Alberto Henriques de Almeida, de quem enviuvou a 12 de Abril de 1979. O casal teve os filhos António Luís (já falecido), Maria de Lurdes, Zulmiro, Estela, José Maria (emigrado a Austrália) e António Carlos dos Santos Almeida.
O GTA da ARCOR
- Ano 2000, há 20 anos!
«A hora do suplício»
em palco pela ARCOR

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR apresentou pela última vez a peça «A hora do suplício», ensaiada por Firmino Santos.
A representação foi em Crastovães e os actores era Porfírio Pires, Luís Gonçalo, Clara Santos, Fátima Reis, Fernando Dinis Pires, Hernâni Pires, Horácio Soares, António Carlos, Lurdes Fernandes e José Manuel Gomes.
O programa incluía a comédia «Remédio Santo» e cançonetas e estreou-se a 11 de Dezembro de 1999 e actuado também em Paradela (dia 9 de Janeiro de 2000), Eirol (15) e Espinhel (22).

Sem comentários: