terça-feira, fevereiro 25, 2020

Os dias 25 de Fevereiro em Óis da Ribeira...


Os dias de Óis da Ribeira
a 25 de Fevereiro

- Ano de 1890, há 130 anos!
João Augusto Pires
dos Santos (Cosme)

O óisdaribeirense João Augusto Pires dos Santos nasceu a 25 de Fevereiro de 1890, há 130 anos. Faleceu a 26 de Abril de 1977.
Popularmente conhecido como Cosme, era filho de Manuel Joaquim Pires dos Santos e de Rosa Angélica dos Reis, lavradores de Óis da Ribeira, neto paterno de Augusto Pires Soares da Maia e de Maria Luísa dos Santos, neto materno de José Simões Patrício e Josefa Maria dos Reis.
Casou a 9 de Agosto de 1918 com Iria Soares de Freitas, também de Óis da Ribeira, e foi comerciante bem sucedido na praça de Valença, no Minho fronteiriço de Espanha, onde criou meios de fortuna. Em Óis da Ribeira e na Rua Manuel Tavares (antiga Rua do Cabo) construiu casa, onde viveu os últimos anos da sua vida e onde faleceu a 26 de Abril de 1977, aos 87 anos.
O casal teve a filha Isilda Soares dos Santos (Mariazinha), que faleceu aos 92 anos, a 7 de Janeiro de 2019, e cujos restos mortais (cremados) foram depositados na capela de família, no Cemitério Velho de Óis da Ribeira
Paulo Portas (1996)


- Ano de 1996, há 24 anos!
Deputado Paulo Portas em OdR
para «falar» sobre a droga

O então deputado Paulo Portas esteve em Óis da Ribeira a 25 de Março de 1996, há 24 anos, surpreendendo uma reunião popular que decorria na sala da Junta de Freguesia para analisar as questões relacionadas com a droga. 
A população local, alarmada com os efeitos do consumo de estupefacientes - como era infelizmente generalizado pelo país inteiro, a esse tempo e ainda hoje -, estava a discutir a situação local e o deputado lançou pistas sobre as penalizações para o tráfico que o seu partido (o actual CDS) iria propor: 35 anos de prisão.
A sessão foi marcada pelo inesperado e marcante testemunho de um jovem local, toxicodependente em fase de recuperação, que apelou aos participantes e comunidade, em geral, para darem mais apoio e terem compreensão para com os toxicodependentes.

Sem comentários: