sábado, agosto 15, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 15 de Agosto...

Jazigo do padre Ricardo T. Silva

Os dia de Óis da Ribeira
 nos dias 15 de Agosto...

1 - Ano de 1899,
há 121 anos !
A morte do padre Ricardo
Tavares da Silva !

O padre Ricardo Tavares da Silva, natural de Óis da Ribeira, faleceu a 15 de Agosto de 1899, há 121 anos.
Filho do proprietário João Tavares da Silva, de Óis da Ribeira, e de Maria Clara Duarte, governanta de casa e natural de Casal de Álvaro, tinha 77 anos e meio e faleceu, pelas 7 horas da manhã desse longínquo dia, de doença e na sua casa da Rua do Viveiro, actual Rua Adolfo Pires dos Reis. Recebeu os sacramentos de penitência e da extrema-unção.
Baptizado a 3 de Março de 1822, em Óis da Ribeira, era neto paterno de Francisco Ferreira Mateus e de Maria Tavares da Silva, esta de Travassô, e materno de Manuel Francisco Claro e Josefa Ferreira Duarte, esta de Casal de Álvaro.
Foi sepultado em jazigo próprio (ver imagem), mandado erigir pelo seu irmão José Tavares da Silva, também sacerdote católico (presbítero), e localizado na ala nascente do actual Cemitério Velho de Óis da Ribeira. Tinha um outro irmão sacerdote, o padre Joaquim Tavares da Silva.
Registo dos passaportes
de Manuel e José Maria

2 - Ano de 1913,
há 107 anos !
Passaportes para o Brasil
para Manuel e José Maria !

O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 15 de Agosto de 1913, já lá vão 107 anos, passaportes para dois coidadãos  óisdaribeirenses emigrarem para o Brasil: José Maria e Manuel.
Manuel Soares dos Santos (Lopes), tinha 22 anos e era filho de Bernardino Soares dos Santos e de Maria Rosa Estima. Casou a 27 de Outubro de 1910, 17 dias depois do derrube da Monarquia, com Margarida Gomes da Conceição, de 26 anos. O casal teve os filhos David, Deolinda, Isaura e Mirene (já falecidos), Lurdes e Zulmira (ainda vivos). Zulmiro festejou 102 anos em Maio de 2029 e Lurdes tem 96. 
Margarida viria a falecer a 28 de Agosto de 1952 e Manuel Soares dos Santos (Lopes), em segundas núpcias, casou-se com Ludovina Pires da Costa, a 9 de Abril de 1953, em Aveiro. Faleceu a 5 de Fevereiro de 1959.
José Maria Pires dos Reis, de 22 anos e solteiro, trabalhador rural, era filho de José Constantino dos Reis e de Maria Rosa Maia, irmão de Manuel regedor velho), Rosa, Sebastião e Fernando (Peralta), entre outros.
Ambos emigraram para o Estado de Espírito Santo onde se encontrava o padre José Bernardino dos Santos Silva.
António Costa
Paulo Santos

3 - Ano de 1993,
há 27 anos !
Paulo e Costa, os primeiros campeões nacionais da ARCOR !

A dupla Paulo Santos e António Costa sagrou-se campeã nacional de velocidade, em canoagem, há 27 anos. Foram os dois primeiros campeões nacionais da ARCOR.
A prova de 1000 metros, no escalão de juniores, realizou-se a 15 de Agosto de 1993 e em Melres (Gondomar), no rio Douro, e os dois canoístas afirmaram-se, assim e com esta histórica vitória, com o primeiro ouro nacional arcoriano. 
A ARCOR, recordemos, tinha iniciado as suas actividades náuticas no verão de 1990. Apenas 3 anos antes.
António Costa é actualmente empresário do sector da construção civil, administrador da empresa António Rodrigues & Costa, Lda. Paulo Santos é filho de José Santos, que mora no chamado Bairro Alto, ambos da Rua Nossa Senhora de Fátima.
O d´Óis Por Três tem muito gosto em aqui deixar este registo para a memória futura da canoagem da ARCOR. 
A mesma dupla, no mesmo dia, foi terceira classificada na distância de 500 metros. 

Sem comentários: