segunda-feira, agosto 31, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 31 de Agosto...



A cabine de Óis da Ribeira foi construída em 1958. Há 62 anos!
Aires Carvalho e Santos,
presidente da Junta de
Freguesia de Óis da 

Ribeira no ano da
inauguração da rede 
eléctrica. Em 1958, há
precisamente 62 anos!
David S. Santos
Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 31 de Agosto...

1 - Ano de 1958.
há 62 anos !
Junta de Freguesia a preparar inauguração 
da luz eléctrica !

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira de Óis da Ribeira reuniu a 31 de Agosto de 1958, um
José P. Neves
domingo de há exactamente 62 anos!!! ..., e registou a conclusão dos trabalhos de electrificação da freguesia, feitos pelos Serviços Municipalizados de Águeda.
O executivo era presidido por Aires Carvalho e Santos, que, a 17 de Novembro de 1957, quando era tesoureiro, substituiu Armando dos Santos Ala de Resende (o presidente), 
Armando Resende
que se ausentou para Angola. David Soares dos Santos era o secretário (e continuou neste cargo) e José Pinheiro das Neves assumiu as funções de tesoureiro. Era suplente, assim como António Marques dos Reis (da Zola).
Os autarcas de há 62 anos tinham sido eleitos a 17 de Outubro de 1954 e empossados a 5 de Novembro seguinte, pelo então presidente da Câmara Municipal de Águeda - o dr. Fausto Luís de Oliveira.
O trio executivo, nessa reunião, considerou ser necessário iniciar os preparativos para a inauguração da rede eléctrica, que veio a acontecer em data que o d´Óis Por Três, infelizmente, não conseguiu apurar - mas seguramente entre 31 de Agosto e 28 de Setembro de 1958. Se alguém souber e tiver fotografias que nos diga (e/ou  envie) para doisportres2@gmail.com. Agradecemos, antecipadamente.
A primeira placa da ARCOR

2 - Ano de 2001,
há 19 anos !
Garantia bancária das obras
do Centro Social da ARCOR
e sede da Junta 

A direcção da ARCOR reuniu a 31 de Agosto de 2001, uma sexta-feira de há 19 anos e em sessão extraordinária, para a confirmação processual da adjudicação das obras de construção do centro social.
Os trabalhos envolviam, a sede da Junta de Freguesia e tinham sido adjudicados a empresa Construções Marvoense, de Ventosa do Bairro  (Mealhada), por 149 713 962 euros, numa operação já aprovada pela Segurança Social, a 17 desse mês de Agosto. Não incluíam a cave, arranjos exteriores, salão cultural e equipamentos mobiliários. Ao tempo, e da direcção de Fernando Reis, estava construída a placa que se vê na imagem e iniciada a 3 de Maio de 2000.
A direcção da ARCOR, já em 2001, era presidida por Celestino Viegas, com o vice-presidente Manuel Soares, o tesoureiro Arlindo Reis, a secretária Maria Madalena Neves e o vogal Milton Gomez. 
A reunião envolveu o pedido de garantia bancária à Construções Marvoense, nos termos da legislação do tempo.
Centro Social da ARCOR e sede da
Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

Os dados históricos
de Óis da Ribeira !
- As revistas da ARCOR e da Junta de Freguesia, sites, blogues e google

Várias vezes já foi perguntado como o d´Óis Por Três «acumula» e edita tanta informação histórica de Óis da Ribeira.
É questão de resposta simples: no próprio d´Óis Por Três (que desde 2005 os acumula), sites e blogues de Óis da Ribeira (infelizmente, alguns de publicações fugazes) e no inevitável google. E sem, obviamente, esquecer as revistas editadas pela ARCOR e Junta da Freguesia, aquando da inauguração do centro social e sede da autarquia, cada um deles com muita informação da história local. E que, ao tempo forma distribuídas pela freguesia.
Supomos que a Junta de Freguesia e a ARCOR disporão de exemplares nos seus arquivos. Será questão de consultar as duas instituições, que even tualmente as poderão disponibilizar.

Sem comentários: