quinta-feira, agosto 06, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 6 de Agosto...

O Centro Social da ARCOR e sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira
A casa construída por
Manuel Filipe Soares

Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 6 de Agosto...

1 - Ano de 1890,
há 130 anos !
Passaportes para o Brasil para
três «manuéis» de Óis da Ribeira

O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 6 de Agosto de 1890, há 130 anos, passaportes para três óisdaribeirenses de nome Manuel. Todos para o Brasil e para o Rio de Janeiro.
Manuel Filipe Soares, de 29 anos, casado e carpinteiro, era filho de Manuel Pereira da Conceição e de Teresa Maria Soares de Freitas. Sabia 
M. Maurício
escrever, tinha 1,66 metros de altura e marcas de bexigas no rosto. Em 1904, construiu a casa apalaçada da Rua Benjamim Soares de Freitas (ver foto), que foi da família Resende e é hoje do dr. João Gomes, ex-presidente da ARCOR.
Manuel Marques Maurício, de 35 anos e filho de Delfina Marques, de Cabanões, ao tempo lugar meeiro de Óis da Ribeira e Travassô. Tinha 1,60 metro de altura, sabia escrever e tinha vários sinais no rosto. Construiu casa em Cabanões (onde agora é a de Manuel Rodrigues) e, em 1915, a primeira capela ao lado esquerdo do Cemitério Velho de Óis da Ribeira.
Manuel Tavares Pinheiro, de 23 anos de idade, filho de José Ferreira Baeta e de Ana Maria dos Santos Pinheiro, casado e alfaiate. Tinha 1,68 metros de altura, tinha vários sinais no rosto e sabia escrever.
Aires Santos

2 - Ano de 1909,
há 11 anos !
Presidente Aires
Carvalho e Santos

O óisdaribeirense Aires Carvalho e Santos nasceu a 6 de Agosto de 1909, há 11 anos.
Filho do carpinteiro José Maria dos Santos e da agricultora Maria José Carvalho, casou a 11 de Fevereiro de 1935 com Maria Pires dos Reis e o casal teve os filhos António Bernardino (Berna, já falecido) e a professora Maria Laudelina Pires dos Santos.
Foi músico e dirigente da Tuna Musical e era o presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira quando aconteceu a revolução do 25 de Abril de 1974. Antes, tinha sido tesoureiro do presidente Armando Resende, substituindo-o na presidência 17 de Novembro de 1957 (mandato de 1955/59) .
Faleceu a 24 de Novembro de 1996, aos 87 anos de idade.
O terreno onde foi construído o Centro Social da
Se sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

3 - Ano de 2004,
há 16 anos !
Registo do terreno
do Centro Social da ARCOR

O terreno onde hoje está instalado o Centro Social da ARCOR foi registado a 6 de Agosto de 2004, há 16 anos e na Conservatória do Registo Predial de Águeda. 
A 30 de Agosto de 1999, a Junta de Freguesia de Ois da Ribeira e a ARCOR tinham assinado o protocolo de cedência do terreno - depois aprovada pela Assembleia de Freguesia de 28 de Setembro do mesmo ano. Tinha sido adquirido pela Câmara Municipal de Águeda (a Armando Resende), que, por sua vez, o cedeu à Junta de Freguesia - com a obrigação de lá serem construídos equipamentos sociais. 
O documento foi assinado pelos presidentes Fernando Reis (ARCOR) e Fernando Pires (Junta de Freguesia). O registo, na direcção de Celestino Viegas, na ARCOR e há 16 anos.


6 comentários:

Anónimo disse...

Alguém tem uma cópia da acta da assembleia da freguesia para tornar público, aonde conste preto no branco que a sede da desunião é em OdR?

É que existem ainda dúvidas!

Anónimo disse...

Isso também era a coisa que eu mais queria ver, por escrito, em ata, já te tornou uma duvida existencial até

Anónimo disse...

Não se aceita nada de boca, tem de ser un documento por escrito e reconhecida a veracidade dos factos e atestada.
Quando for público o documento, vão ter cá uma surpresa. E aí é que vão todos ficar a saber com quem andam a lidar.

Anónimo disse...

Tanta gente a palrar... basta pedir ma junta a ata. Está la preto no branco! E aliás, os membros da entao assembleia e executivo também podem confirmar! Haja paciência para tanta tinta fazerem correr em vez de irem logo à fonte

Anónimo disse...

Já foi pedida e até hoje ainda não foi entregue e muito menos disponibilizada para consulta!
E já agora para que serve a página da junta na net!

E o mais curioso, quem muito palra... não deve saber ler! Só sabe escrever em tudo que é documento oficial, que a sede é na outra parte da desunião!

Curioso.. não é?

Deve ser algum problema pessoal...

Anónimo disse...

Eis a natureza do eleito e seus apagunados em ação, o culpado culpando todos menos a si mesmo.
E quem perdoa uma culpa encoraja a cometer muitas outras.