quinta-feira, julho 01, 2021

* ANO 2005: Apoio domiciliário a idosos na ARCOR ! E recenseamento de 1868, Juízo de Paz, Toninho Cruzeiro e maquete da ARCOR/Junta


A secretária Maria Madalena Neves, o presidente
Celestino Viegas e o tesoureiro: o trio da criação
do apoio domiciliário da ARCOR



O serviço de apoio domiciliário (SAD)  da ARCOR iniciou-se a 1 de Julho de 2005, há precisamente 16 anos.
O acordo de cooperação que criou este serviço tinha sido assinado a 17 de Março desse ano, pelo presidente Celestino Viegas e com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro - entrando em funcionamento já na direção de Agostinho Tavares, anterior tesoureiro e dias antes empossado como presidente da ARCOR.
Maria Madalena Neves era secretária nos dois mandatos de Celestino Viegas e passou a vice-presidente da direção de Agostinho Tavares, empossada no dia 29 de Abril imediatamente anterior (2 meses antes).  
Dinis Alves (vice-presidente) e Milton Gomez (vogal) tinham abandonado a direção em meados de 2004. 
O apoio domiciliário era a quinta valência social da ARCOR a entrar em funcionamento, depois da creche, jardim-de-infância e ATL (crianças) e centro de dia (idosos) – este aberto a 22 de Novembro de 2004.
O primeiro utente do SAD arcoriano foi Pompílio Almeida, de Casal de Álvaro, e em Setembro seguinte aderiram António Almeida, também de Casal de Álvaro, e o casal António Marques/La-Salete Pereira, de Espinhel.


Outros tempos,
outros factos !

Recenseamento de 1868, Óis da Ribeira no Juízo de Paz de Águeda, Toninho Cruzeiro promovido nas Finanças e maquete do centro social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia

O DG nº. 143/1868


1 - ANO 1868,
há 153 anos!
- ÓIS DA RIBEIRA COM 54 
ELEITORES E 18 ELEGÍVEIS
: O recenseamento de 1868 deu Óis da Ribeira com 54 cidadãos eleitores e 18 elegíveis.
Os dados foram publicados no Diário do Governo nº. 143, de 1 de Julho, por despacho da 1ª. Repartição da Direção Geral da Administração Política, do Ministério dos Negócios do Reino.
Quando às freguesias vizinhas, Travassô tinha 90 eleitores e 20 elegíveis e Espinhel, 146 e 39, respectivamente. Fermentelos, nesse tempo, pertencia ao concelho de Oliveira do Bairro.
Um ano antes, Óis da Ribeira tinha menos 10 eleitores (44) e menos 6 elegíveis (12).
 
O DL 144/1905 



2 - ANO 1905,
há 116 anos !
- ÓIS A RIBEIRA NO JUÍZO
DE PAZ DE ÁGUEDA
: O Diário do Governo nº. 144, de 1 de Julho de 1905, publicou o mapa de Juízes de Paz de Aveiro que incluía Óis da Ribeira no de Águeda.
Os Juízes de Paz integravam o Distrito Administrativo de Aveiro, por sua vez dependentes do Distrito Judicial da Relação do Porto e o decreto-lei era da 2ª. Repartição da Direção Geral dos Negócios da Justiça, do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, cujo titular era Artur Pinto de Miranda Montenegro.
A designação deste Juízo de Paz de Águeda incluía as freguesias da sede do concelho e as de Castanheira do Vouga, Espinhel, Fermentelos, Recardães, Segadães e Travassô - para além de Óis da Ribeira.
A. Cruzeiro


3 - ANO 1964,
há 57 anos !
 ANTÓNIO CRUZEIRO
PROMOVIDO NAS FINANÇAS: O óisdaribeirense António Gomes Cruzeiro de Almeida Santos foi promovido a 3º. Aspirante do Serviço de Finanças há 57 anos e depois de concurso público oficial.
Toninho Cruzeiro, como foi popularmente conhecido, era o filho mais novo do professor Luís Maria de Almeida Santos e de Maria Emília Cruzeiro Gomes, sobrinha do escritor e poeta António do Cértima, da Gesta. A D. Mariquinhas.
Casaram a 30 de Dezembro de 1921, em Oiã, e foram pais de Henrique, Hélder e António Cruzeiro de Almeida Santos (Toninho), já falecidos, e Maria Estrela, que reside em Aveiro.
Toninho Cruzeiro nasceu a 8 de Janeiro de 1929 e faleceu a 4 de Setembro de 2011, tendo feito carreira profissional na administração fiscal - chegando a inspector tributário. 
Neto paterno do professor Camilo Ferrão de Almeida Santos, foi dirigente político local, como militante do PSD. 
Solteiro e sem filhos, doou os seus bens aos Missionários Combonianos - comunidade missionária da Igreja Católica Romana fundada por São Daniel Comboni e que tem instalações conventuais em Vagos.
A maquete do centro social da ARCOR e sede da
Junta apresentada a 01/07/2001, há 20 anos !

4 - Ano 2001,
há 20 anos !
- ARCOR APRESENTOU
MAQUETE DO CENTRO SOCIAL
: A ARCOR apresentou publicamente a maquete o Centro Social a 1 de Julho de 2001, há 20 anos e no decorrer da Festa da Comunidade Paroquial, que decorreu na pateira.
A grandiosidade da obra, que inclui a sede da Junta de Freguesia (agora Uião de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira) surpreendeu os óisdaribeirenses, que estavam longe de imaginar ser possível a associação avançar e concretizar tal empreendimento. Avançou e conseguiu, como se sabe.
A maquete (que se pode recordar na imagem) já tinha sido previamente mostrada, a 27 de Junho desse mesmo ano, no decorrer da festa de encerramento do ano social da ARCOR, no salão do restaurante Pôr do Sol.

Sem comentários: