outros factos! Eufrozina foi nome de óisdaribeirense em 1862, passaporte para o Brasil em 1887 e marchas populares de 2005! 1 - ANO 1862, há 159 anos ! - EUFROZINA FOI NOME DE CRIANÇA DE ÓIS DA RIBEIRA: O padre Manuel Pires Soares baptizou, a 16 de Julho de 1862, há 159 anos, uma criança com o nome mais singular que conhecemos de cidadãos de Óis da Ribeira: Eufrozina. Filha do lavrador José Gomes Fernandes e da costureira Maria Delfina Ferreira, moradores na Rua do Cabo (a actual Manuel Tavares), Eufrozina nascera no dia 3 anterior. Era neta paterna de João Francisco Gomes e de Maria Marques Framegas e materna de José Pires Soares e de Bernarda Delfina Ferreira. Os padrinhos foram Fernando Pires Soares, tio paterno e negociante, e Maria Caetana Clara, casada com Manuel Pires Soares, de Espinhel. Eufrozina faleceu a 7 de Maio de 1937 e nada mais sabemos dela, a não ser que descendentes dela serão os membros da família Framegas, ainda hoje muito concentrada na referida Rua do Cabo (Manuel Tavares).
2 - ANO 1887, há 134 anos ! - PASSAPORTE DE JOÃO PARA TERRAS DO BRASIL: O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 16 de Julho de 1887, há 134 anos, passaporte para o óisdaribeirense João da Silva Viegas emigrar para o Brasil. O destino era a cidade do Rio de Janeiro e João, de 36 anos, proprietário e solteiro, nascera a 17 de Janeiro de 1959 e era filho de Maria Florinda Viegas e neto de Florinda Rosa, que foi madrinha de baptismo, a 24 do mesmo mês, com o padrinho João do Vale. Sabia escrever, o que não era muito vulgar a esse tempo, media 1,76 metros de altura (o que também não era vulgar), tinha cabelo, olhos e sobrolhos castanhos e cicactrizes na cabeça. Desconhece-se o seu futuro por terras brasileiras e mesmo se voltou a Óis da Ribeira. Seria tio do tunante Abílio Viegas, falecido 24 de Outubro de 1942, vítima de doença e no Hospital de Águeda. Abílio que é bisavô materno de Edson Santos, actual vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda.
3 - Ano 2005, há 16 anos !| - MARCHAS POPULARES JÁ EM QUARTA EDIÇÃO: As marchas populares de Óis da Ribeira, há 16 anos, encheram as ruas de alegria e cor e, depois, o recreio da escola primária. Muito aplaudidas pelo público e a 16 de Julho de 2005, já em quarta edição. As crianças do ATL da ARCOR abriram o desfile e seguiram-se mais três grupos da associação e a da Tuna – todas acompanhados dois grupos de músicos. Novidade, foi a recordação da marcha que, em meados do século XX (anos 50 para 60), abrilhantava os cortejos em favor das obras da Igreja Paroquial. Recuperada a música e a letra, foi tocada e cantada (por coro organizado para o efeito), emocionando de saudades quem dela fez, ao tempo, hino das boas vontades da paróquia em torno dos seus valores. A escola encheu-se de público para ver as marchas, desde a graciosidade dos mais pequeninos da ARCOR (com marcações simples mas interessantíssimas), até aos grupos das várias ruas e ao da Tuna, este com interessante encenação dos santos populares. |
sexta-feira, julho 16, 2021
* ANO 1997: ARCOR fez guarda de honra ao 1º. Ministro! Eufrozina foi nome em 1862, passaporte para o Brasil em 1887 e marchas populares de 2005!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário