sexta-feira, julho 23, 2021

* ANO 2004: Escritura do terreno da ARCOR! Alargamento de rua e reparação de caminhos de 1944, ARCOR venceu Abertura de 1995, Volodymir de bronze no Europeu de Maratonas e sede da Junta cedida à Tuna !

O terreno onde foi construído o centro social da ARCOR

Fernando Pires (PJF), Agostinho Tavares
e Celestino Viegas (ARCOR) na escritura


A escritura pública de cedência do direito de superfície do terreno onde foi construído o Centro Social da ARCOR foi assinada a 23 de Julho de 2004, há 17 anos e no Cartório Notarial de Águeda.
O documento foi subscrito por Fernando Pires (presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira) e Celestino Viegas e Agostinho Tavares, respectivamente presidente da direção e tesoureiro da ARCOR.
O direito de superfície era válido por 50 anos e destina(va)-se, exclusivamente, à construção do Centro Social. A cedência tinha sido oportunamente aprovada em sede de Assembleia de Freguesia e Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. Supomos que, posteriormente a esta escritura de há 17 anos, a validade foi aumentada para 99 anos.
O terreno, recordemos, tinha sido adquirido em 1992, pela Câmara Municipal de Águeda, a Armando dos Santos Ala de  Resende. E depois cedido à Junta de Freguesia, precisamente para construção de obra social arcoriana e, neste caso, também a sua sede  - a que hoje e sede oficial da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. 
O direito de superfície em favor da associação foi concretizado pois a ARCOR, entretanto e já em 2005, cumpriu o dever implícito: o de construir o centro social.


Outros tempos, 
outros factos!
Alargamento de rua e reparação de caminhos de 1944, ARCOR venceu Torneio de Abertura de 1995, Volodymir Perekhodov de bronze no Europeu de Maratonas e sede da Junta cedida à Tuna !
A Rua da Padaria, Rua Benjamim
Soares de Freitas nos dias de hoje

1 - ANO 1944,
há 77 anos!
-ALARGAMENTO DE RUA
E REPARAÇÃO DE CAMINHOS:  A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 23 de Julho de 1944, deliberou, por unanimidade, um voto de louvor e reconhecimento aos lavradores que, gratuitamente, prestaram serviços (um carreto) nos trabalhos de alargamento da rua junto à padaria de Mateus Almeida e Silva.
Louvados foram José Melo, José Tomás, Mário Duarte, Manuel Maria dos Reis, Aires Carvalho, Emílio Carvalho, Manuel Carvalho, José Matos, Manuel José da Costa, Custódio Lopes Correia, José Pires Ferreira, Manuel Bernardino Alves, Viúva do Berardo,  Fernando Maria, Aires Soares dos Santos, David Soares dos Santos, Joaquim Pedronha, João Soares dos Reis, Manuel Soares dos Reis, Serafim Maria dos Reis, Sebastião Pires dos Reis e José P. Tavares.
A Junta era presidida por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Joaquim Augusto Cunha (professor) e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes), e, nesse mesmo dia, também deliberou reparar o caminho existente e que é hoje o troço que vai da escola até à das Arroteias.




2 - ANO 1995,
há 26 anos !
- ARCOR VENCEU TORNEIO
ABERTO DE CANOAGEMA equipa de canoagem da ARCOR venceu, há
25 anos, a primeira prova do Torneio Aberto da Associação de Canoagem de Aveiro, com 148 pontos e várias vitórias individuais.
As provas disputaram-se em Pessegueiro do Vouga, a 23 de Julho de 1995, e vencedores arcorianos foram Marco Aurélio (em K1 200 e K1 2000 metros, menores) e António Azevedo (C1 200 metros, cadetes). Em segundo lugar ficaram Ricardo Soares (K1 200 metros infantis), Juvenal Carvalho (K1 200 metros, cadetes) e Alexandre Souto (C1 2000 metros, cadetes).
Por clubes, a óisdaribeirense ARCOR somou 148 pontos, seguido do Saavedra Guedes e do Náutico de Ílhavo (118), do GICA, de Águeda (100) e do Pessegueiro do Vouga (61).
Volodymir Perekhodov de bronze


3 - ANO 2011,
há 10 anos!
- VOLODYMIR DE BRONZE
NO EUROPEU DE CANOAGEM: O veterano Volodymir Perekhodov, ao tempo canoísta da ARCOR, foi medalha de bronze no campeonato da Europa de Maratonas, que a 23 de Julho de 2011, se disputou em Saint Jean de Losne, na França. 
O atleta internacional da ARCOR Canoagem foi por várias vezes campeão regional e nacional de Portugal (com as cores arcorianas) e, neste Europeu de França de há 10 anos, disputou a prova de K1 Veteranos C. Oficialmente, porém, representava o seu país-natal - a Ucrânia. 
Valery Shuftakin, também da ARCOR e seu companheiro de muitas vitórias, não se pôde deslocar a França, para disputar o mesmo Europeu, por razões de natureza profissional. 
A antiga sede da Junta e da ARCOR,
agora sede da Tuna / AFOR

4 - Ano de 2012,
há 9 anos !
- SEDE VELHA DA JUNTA
CEDIDA POR 99 ANOS À TUNA: A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira aprovou, a 23 de Julho de 2012, a cedência da sede antiga da Junta, junto à ponte, à Tuna Musical por 99 anos, em regime de comodato.
A proposta foi aprovada com votos favoráveis dos dois partidos - quatro eleitos do PSD e dois do PS. Faltou uma eleita socialista, Carla Tavares, curiosamente a actual presidente da assembleia geral da agora chamada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (a Tuna /AFOR) e sobrinha do então presidente da Tuna.
O edifício foi construído na década de 60 do século XX, pela Junta de Freguesia então presidida por Armando dos Santos Ala de Resende. Foi já sede da ARCOR (e continuou a ser da Junta) até que foi inaugurado o centro social e onde agora estão as duas instituições - Junta da União de Freguesias e a associação.
A direção da Tuna Musical de Óis da Ribeira era presidida por António Horácio Pires Tavares.

Sem comentários: