quarta-feira, julho 28, 2021

Os espaços públicos e o cuidar do herdado para deixar o legado...

O lavadouro e a falta de limpeza

A limpeza do largo do fonte


A Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (AFTOR) reúne este noite para apreciar e votar três propostas de protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Águeda.
Protocolos que, na prátca, são as tais formas de os deveres e fundos camarários passarem pelas tais muito e repetidamente faladas delegações de competências às Juntas de Freguesia - que, com ou sem mérito próprio, acabam por brilhar aos olhos e corações dos (seus) eleitores locais.
Os trabalhos desta sessão da AFTOR estão marcados para as 21 horas, no salão nobre da sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, em Óis da Ribeira, e, expectavelmente, não deverão ser muito demorados. Quase apostaríamos que não vão durar mais de uma hora. Menos, quiçá! E sendo, certamente, todos os pontos aprovados.
O lavadouro tem lixo

A entrada da UFTOR



Cuidar do herdado 
para deixar o legado e 
os espaços públicos

A Junta de Freguesia da UFTOR, entretanto, continua a aproveitar o seu espaço facebookiano para promover o que vai fazendo. Agora, proclama aos 4 ventos que, e citamos textualmente, que «continuamos a cuidar do nosso património», refrisando o seu já desgastado e (in)útil slogan propagandístico: «Cuidar do herdado para deixar o legado».
Assim sendo, dá conta que a equipa da 
A casa da Junta no Viveiro
UFTOR anda a limpar o muro do rua Jacinto
Bernardo Henriques (a da ponte), junto ao Fontenário do Cruzeiro, o que até fica bem. 
Alindar os espaços públicos fica sempre bem e ganha votos!
Já agora, e até porque fica ali bem pertinho, deixem dar-nos estas sugestões:
1 - Vão limpar a lixeira do lavadouro e reponham as torneiras que estão inoperacionalizadas.
2 - Vão limpar o mural com o brasão de Óis da Ribeira, na entrada da sede da União de Freguesias, em Óis da Ribeira.
3 - Lavem e embelezem a parede da entrada da sede da UFTOR.
Acrescentem:
4 - Cuidem do terreno das Varandas, em varanda sobre a pateira, que fica no coração turístico de Óis da Ribeira e região e é propriedade da Junta de Freguesia.
5 - Cuidem, requalifiquem e deem utilidade às 3 salas da escola primária e, sobre ela, deixem-se de andar a espalhar promessas e/ou boatos.
6 - Etc., etc., etc...
«Hoje em Óis da Ribeira, mas já passámos em Almear, Travassô e Cabanões. Vamos em frente....», enfatiza a oratória autárquica local.
Então, ok..., cuidem do herdado para deixar o legado. começando, desde logo, pela própria casa. E estamos a lembrar-nos, também, do edifício da escola primária e a casa da Rua do Viveiro, que tem o nome do benemérito que a doou - Adolfo Pires dos Reis.

Sem comentários: