segunda-feira, abril 25, 2022

Asfaltamento com menos de 2 anos e já com buraco(s)...

O buraco aberto na Rua Jacinto Bernardo Henriques

O buraco no asfalto à saída da ponte
A primeira fase do asfaltamento
foi em Julho de 2019


O asfalto das ruas da vila de Óis da Ribeira, instalado e concluído há menos de 2 anos, começou a ter «buracos» abertos.
E não são tão pequenos assim, como se pode ver nas imagens!
O que é lastimável!
É profundamente lamentável, mas uma realidade... real e nada simpática, como facilmente se conclui! 
Olhemos, tranquilamente,  para  entrada nascente da vila, mesmo à saída da ponte, do lado de Cabanões, a Rua Jacinto Bernardo Henriques (antiga Rua da Ponte) e em frente ao lavadouro público e à cabine eléctrica, quase em frente da sede da Tuna / AFOR, antiga sede da Junta de Freguesia.
É olhar para as imagens deste post: lá está a «cratera» aberta, como que a dar as «más-vindas» a quem entra na histórica vila óisdaribeirense.
O buraco já lá está há algumas semanas, talvez uns dois meses..., para aí, e o d´Óis Por Três deixou que passasse este tempo, para não precipitar quaisquer comentários menos agradáveis e/ou menos simpáticos para quem, insistentemente, proclama «cuidar do herdado para deixar o legado».
E, dizemos nós, devia continuadamente cuidar do património público.
Mas nada disse o acontece, pelo que aqui estamos a fazer o registo, para memória futura.
O asfaltamento da 21 de Maio de 2020 

Asfaltamento em duas fases,
a segunda em Abril de 2020 !

A Câmara Municipal de Águeda adjudicou à URBITLANTEC, em Abril de 2020, a repavimentação integral dos arruamentos de Óis da Ribeira intervencionados pelas obras das redes de saneamento e água.
Há precisamente 2 anos!
A empreitada dizia respeito à segunda fase e foi adjudicada à URBIPLANTEC, empresa de urbanizações e terraplanagens, de Mouquim (Albergaria-a-Velha), por 90 mil euros (+IVA), com um prazo de execução de 30 dias.
O custo do asfaltamento das ruas de Óis da Ribeira foi de responsabilidade dupla da Câmara Municipal de Águeda (por 90 000 euros) e da AdRA, a dona das obras do saneamento e águas (também 90 000 euros). Isto é, o custo total foi de 180 000 euros.
A primeira fase, recordemos, ocorreu em Julho de 2019, correspondendo, então, à betuminação das valas abertas para a instalação das redes.
A Rua dos Aidos, a partir da Rua
António Bernardino. Ficou para trás,
até aos dias de hoje


Ruas ficaram 
por asfaltar !

As obras de asfaltamento das ruas de Óis da Ribeira intervencionadas pelas obras de saneamento e águas terminaram a 29 de Junho de 2020, mas algumas ficaram no tinteiro do esquecimento.
A imagem mostra a dos Aidos, que liga a Ruas Benjamim Soares de Freitas (mesmo em frente à antiga padaria) à António Bernardino, no cruzamento com a do Caminho Fundo. Foi intervencionada com a rede de saneamento, mas ficou por... alcatroar. Nem um chisquinho de alcatrão.
Até hoje!
O asfaltamento foi do Largo do Cruzeiro à escola, num total de 2 170 metros. Outras ruas com redes de águas e saneamento ficaram de fora..., casos da dos Serrados e a do Caminho Fundo, já não falando na turística Rua de Santo António, que liga o Cruzeiro do Cabo à pateira. Entretanto, mais tarde asfaltadas.
Assim se brincou, na altura, com o povo de Óis da Ribeira, ante o habitual silêncio e a cumplicidade das eleitas autoridades locais!
Palavras para quê?
São políticos à portuguesa!

Sem comentários: