quarta-feira, abril 13, 2022

* Os dias 13/04 em ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Um ribeirense na política patidária dos jovens! A Rua da Pateira dos anos 60 ! Sexta-Feira, dia 13!!! Dia de azar !!! Agostinho Tavares foi o segundo Presidente da Junta de Óis da Ribeira!

José F. Martins
ÓdR há 15 anos!


Um ribeirense na
política patidária
dos jovens!

O d´Óis Por Três, há 15 anos, dava notícia da entrada de um oisdaribeirense na vida política activa, a nível partidário e numa estrutura jovem do município de Águeda.
Assim escrevemos:
«Um ribeirense na política não é propriamente novidade. Mas um ribeirense candidato à presidência de uma juventude partidária - aí o caso muda de figura.
É o caso de José Fernando Martins que, na noite de hoje, vai disputar a presidência da comissão política concelhia de Águeda da Juventude Popular (JP) - a organização juvenil do CDS/PP. O acto eleitoral vai decorrer entre as 21 e as 23 horas.
Candidatam-se duas listas e a outra é liderada por Pedro Vidal, do Préstimo - até agora vice-presidente da JP/Águeda, segundo lemos na imprensa local.».
- NOTA: José Fernando Martins é filho de José  Martins Alves (já falecido) e de Maria Fernanda Almeida dos Reis, da Rua Comendador António Bernardino (Berna). Pedro Vidal e o presidente da Junta de Freguesia do Préstimo e Macieira do Alcoba, em terceiro mandato consecutivo.
Rua da Pateira


A Rua da Pateira
dos anos 60 !

O dia 13 de Abril de 2007 foi uma sexta-feira, dia de azar (dizem...) e o d´Óis Por Três, na sua rúbrica «Pergunta d´Óis», já no nº. 23, falava de ruas e beneméritos de Óis da Ribeira.
Assim: 
«Quem foi o benemérito de Óis da Ribeira que, em finais dos anos 50, coordenou e financiou as obras de restauro da Igreja? Diremos amanhã.
- A rua que vai do Café do Nélson à pateira é, evidentemente, a Rua da Pateira. Fica respondida a pergunta de ontem.».
- NOTA: A actual Rua da Pateira foi aberta no anos 60 dos Século XX, era Armando Resende o presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribejra. Antes era um caminho rural.
ÓdR há 10 anos!


Sexta-Feira, dia 13!!!
Dia de azar !!!

O dia 13 de Abril de 2012 foi sexta-feira, como 5 aos antes, e o d´Óis Por Três , na sua edição diária. fez referência ao pormenor.
Assim:
«Hoje é sexta-feira, dia 13!! Diz-se que é dia de infortúnio ou má sorte e há muitas lendas e crendices que deixam os mais supersticiosos de cabelo em pé.
Apesar de tantos infortúnios associados a essa data, muitos interpretam-na com um significado completamente oposto.
Seja lá como for, persiste mais a tendência de ser dia de azar!
Por exemplo, é azar andarmos há uma porrada de anos à espera de concluírem a rede de saneamento.
E não taparem os buracos da António Berna.
E termos perdido o Pólo Pateira Nascente.
E vermos animais mortos despejados na lagoa.
E vermos incêndios postos.
E termos a páscoa à 2ª.-feira e sem padre.
E não termos o lar de idosos.
E ficamos por aqui, porque hoje é sexta-feira, dia 13, é podemos ter azar!».
- NOTA: Hoje e 15 anos depois, não temos o Pólo Pateira  Nascente e não temos lar de idosos. Temos a rede de saneamento concluída, não há buracos nas ruas, o que já é muito, muito bom!
Agostinho Tavares
ÓdR há
5 anos!

Agostinho Tavares foi o segundo

 Presidente da Junta de Óis da Ribeira!


O d´Óis Por Três de há 5 anos e em tempo pré-eleitoral autárquica, continuava a fazer história da história eleitoral local.
Assim: 
 «Agostinho Albino Pires Tavares (PS) foi o segundo presidente eleito da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. Tomou posse a 18 de Janeiro de 1980 e exerceu o mandato até 1982.
A revista da Junta de Freguesia editada na altura da inauguração da sede, em 2009, refere que o ex-presidente Isauro Carvalho Almeida e Santos passou a secretário e o tesoureiro continuou a ser Walter Framegas dos Reis, todos do PS.
O acto eleitoral teve participação de 3 listas, desta vez com o PSD, que se estreou nas Autárquicas de Óis da Ribeira.
- PS (212 votos): 1-Agostinho Albino Pires Tavares; 2-Arlindo Reis Duarte de Almeida; 3-Isauro Carvalho de Almeida Santos; 4-Norberto Simões Pires Estima; 5-Walter Framegas dos Reis; 6-Alexandre Pinheiro de Almeida; 7-Hercílio Alves de Almeida; 8-José Alves Ferreira; 9-Ernesto Alves de Almeida; 9-Manuel Ferreira (Serôdio); 10-Danilo Soares da Costa.
Fernando Reis
António Neves
- CDS (111 votos): 1-Fernando Reis Duarte de Almeida; 2-Armando Tavares dos Reis; 3-José António Carvalho Ferreira; 4-Joaquim Lopes dos Santos; 5-Albertino Gomes Soares; 6-Nelson Oswaldo Soares de Almeida; 7-José Alves de Freitas (Eurico); 8-Joaquim Ferreira da Rosa (Albitar); 9-António Ferreira dos Santos Resende; 11-António Oliveira Morgado Abrantes; 11-Messias dos Santos Framegas; 12-Gil Martins dos Reis.
- PSD (84 votos): 1-António Simões Pinheiro das Neves; 2-António Gomes Cruzeiro de Almeida Santos; 3-António Neves de Melo; 4-Manuel Soares dos Reis Santos; 
Arlindo Reis
5-António Framegas Fernandes da Silva; 6-Mário Pires Tavares das Neves; 7-Élio dos Reis Framegas; 8-Aníbal Gomes dos Reis (Lito); 9-João Bernardino Gomes Soares; 10-Orlando Pires da Conceição Rino; 11-Dinis Tavares dos Reis; 12-António Fernando Gomes de Melo.

Arlindo Reis presidente
da Assembleia de Freguesia

A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, no mandato de 1980/1982, o segundo da democracia pós-25 de Abril, continuou a ser presidida pelo socialista Arlindo Reis Duarte de Almeida.
A Mesa incluía os secretários Armando Tavares dos Reis, eleito do CDS (1º.), e Norberto Simões Estima, eleito do PS (2º.).
M. Ferreira (Serôdio)
Alexandre Almeida

Algumas curiosidades
do ano eleitoral de 1979!

1 - Fernando Reis Duarte de Almeida, líder da lista do CDS, é irmão de Arlindo Reis Duarte de Almeida, segundo do PS e eleito presidente da Assembleia de Freguesia.
2 - Fernando Reis Duarte de Almeida era (e é) cunhado de Manuel Soares dos Reis Santos, quarto da lista do PSD.
3 - Isauro Santos passou de presidente a secretário da Junta de Freguesia. Voltaria a ser presidente do executivo ribeirense no mandato seguinte (o de 1983/85).
4 - Os socialistas José Alves Ferreira, oitavo da lista, e Manuel Ferreira (Serôdio), o nono, eram filho e pai, respectivamente.
5 - Agostinho Tavares era sobrinho de Ernesto Alves de Almeida, já falecido (casado com uma sobrinha), ambos do PS.
6 - Agostinho Tavares era primo de Norberto Estima e Danilo Costa, ambos do PS.
7 - Ernesto Alves de Almeida, o décimo da lista do PS, era tio de Isauro Santos, Hercílio de Almeida, Danilo Costa e Norberto Estima (casado com uma sobrinha), todos do PS.
Ernesto Almeida
8 - Ernesto Alves de Almeida era cunhado de Alexandre Pinheiro de Almeida, ambos do PS.
9 - José António Carvalho Ferreira (3º.) é sobrinho de Albertino Gomes Soares (5º.), ambos do CDS.
10 - José António Carvalho Ferreira é sobrinho de João Bernardino Gomes Soares, 9º. do PSD.
11 - João Bernardino Gomes Soares, nono do PSD em 1979, tinha sido terceiro do CDS em 1976.
12 - António Simões Pinheiro das Neves, primeiro da lista do PSD, era primo de Mário Pires Tavares das Neves, 6º. da mesma lista e que em 1976 tinha sido segundo da lista do CDS.
13 - Orlando Pires da Conceição Rino, décimo da lista do PSD em 1979, tinha sido quinto do CDS em 1976. Emigrou para o Brasil.
14 - Walter dos Reis Framegas, quinto da lista do PS, era irmão de Élio dos Reis Framegas, que foi sétimo do PSD.
15 - António Simões Pinheiro das Neves, primeiro do PSD, era cunhado de António Fernando Gomes de Melo, 12º. da lista.
16 - O mesmo António Simões Pinheiro das Neves, primeiro candidato do PSD, era primo de Mário Pires Tavares das Neves, sexto da mesma lista, mas ex-segundo do CDS.
António Cruzeiro
Joaquim L. Santos
17 - António Gomes Cruzeiro de Almeida Santos (Toninho Cruzeiro, na foto ao lado), segundo do PSD, era primo de António Neves de Melo, o terceiro da mesma lista (casado com uma prima).
18 - António Framegas Fernandes da Silva, quinto do PSD, era sobrinho dos irmãos (da mãe) Élio Framegas dos Reis (sétimo do PSD) e Walter Framegas dos Reis (quinto do PS).
19 - Armando Tavares dos Reis, segundo da lista do CDS em 1979, era irmão de Dinis Tavares dos Reis, 11º. do PSD. Viria a ser o primeiro do PS, nas eleições de 1985 e 1089.
20 - Joaquim Lopes dos Santos, na foto ao lado e quarto do CDS, era tio de João Bernardino Gomes Soares, nono do PSD e que tinha sido terceiro do CDS em 1976.
21 - O mesmo Joaquim Lopes dos Santos, quarto do CDS, era tio de António Simões Pinheiro das Neves, o primeiro do PSD.
22 - O mesmo Joaquim Lopes dos Santos, quarto do CDS, era tio de António Ferreira dos Santos Resende, nono da mesma lista.
23- António Ferreira dos Santos Resende, nono do CDS, é primo de António Simões Pinheiro das Neves, o primeiro do PSD.
24 - José Alves de Freitas (Eurico), sétimo da lista do CDS, era cunhado de Manuel Ferreira (Serôdio), nono do PS.
25 - O mesmo José Alves de Freitas (Eurico), sétimo do CDS, era tio de José Alves Ferreira, oitavo da lista do PS.
25 - Etc, etc, etc...
Nelson Oswaldo
Gil M. Reis

Memória de candidatos!

As eleições de 1979, há já 38 anos, tiveram 35 candidatos, nas três listas de candidatos de Óis da Ribeira, 14 deles já falecidos.
Os seguintes, 
partido por partido:
- PS (6): Isauro Carvalho de Almeida Santos, Norberto Simões Pires Estima, Walter dos Reis Framegas, Alexandre Pinheiro de Almeida (foto em cima), Manuel Ferreira (Serôdio, foto em cima) e Ernesto Alves de Almeida.
- CDS (4): Joaquim Lopes dos Santos (na foto em cima), Nelson Oswaldo Soares de Almeida (foto ao lado), José Alves de Freitas (Eurico) e Gil Martins dos Reis (foto ao lado).
- PSD (4): António Simões Pinheiro das Neves, António Gomes Cruzeiro de Almeida Santos, Élio dos Reis Framegas e Dinis Tavares dos Reis.
Ao evocá-los, lembramos ribeirenses que, a seu modo e na medida das suas possibilidades, melhor ou pior, quiseram ajudar a construir uma Óis da Ribeira melhor.».
- NOTA: De há 5 anos para cá, também já faleceram Agostinho Tavares, Walter Framegas e Hercílio de Almeida (do PS), Fernando Reis, Orlando Rino e Messias Framegas (do CDS) e António Neves de Melo, Orlando Rino e António Fernando Melo (do PSD).

Sem comentários: