terça-feira, abril 12, 2022

* Os dias 12/04 em ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Saneamento em Óis da Ribeira só a... 25%! Aves no céu e moura na costa! A rua de Santo António em Óis da Ribeira ! A limpeza dos matos de Óis da Ribeira ! Isauro Santos, o primeiro presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira!

Os presidentes Fernando Pires (Junta
de ÓdR) e Gil Nadais (Câmara)
ÓdR há 15 anos!

Saneamento em Óis
da Ribeira só a... 25%!

O d´Óis Por Três de há 15 anos comentava sobre a inexistente rede de saneamento de Óis da Ribeira, então anunciada para apenas ... 25%!.
Assim comentámos, então:
«A imprensa da última semana divulgou com grandes parangonas, o exemplo do presidente da Junta de Freguesia, como primeiro subscritor da rede de saneamento de Óis da Ribeira.
Como exemplo, obviamente, não o devemos questionar. Mesmo que, seguramente, não fosse necessário dá-lo, para que outros munícipes ribeirenses subscrevessem o necessário contrato com a Câmara Municipal de Águeda.
Acontece é que o acesso à rede de saneamento, em Ois da Ribeira, é limitado. Isto é: por mais que os ribeirenses queiram seguir o exemplo do presidente, não podem fazê-lo.
«Só 25% da população tem acesso à rede, eu queria era ver toda a freguesia com saneamento», comentou Fernando Tavares Pires, a «digerir» más notícias, já que não sabe quando serão executados os restantes 75% da rede.
Para já, fiquemos então com o exemplo. E pode ser que a Câmara Municipal de Águeda ganhe alguma pressa em fazer a obra, para nos apontar outro bom exemplo.».
- NOTA: Como hoje sabemos, a segunda fase de rede de saneamento de Óis da Ribeira apenas (re)começou a 2 de Setembro de 2018, mais de 11 anos depois, ficando concluída em Junho/Julho de 2020, quando foram asfaltadas as ruas intervencionadas. As ruas Manuel Tavares (a Cabo e respectivas vielas), Santo António, Pateira, Serrados, Caminho Fundo, Aidos, Arroteias e António Bernardino.

Aves no céu e
moura na costa!

A «Tertúlia Literária» nº. 152, a de 12 de Abril de 2007, já lá vão 15 anos, gracejava sobre aves nos céus de Óis da Ribeira e as mouras na costa.
Intrigante e assim:
- «Já ouviste dizer, diz que anda por aí ave nova nos céus de Óis?...», perguntou o Três, com alguma ironia.
- «Querias tu dizer, que anda moura nova na costa, não era?!... Ou estou enganada?», comentou o d´Ois.
- «Pois, olha lá as coisas que tu sabes e quando ainda nem sequer me passam pela cabeça...», retorquiu o Três.
- NOTA: As intrigas sempre fizeram parte do dia-a-dia das pequenas comunidades. E Óis da Ribeira, naturalmente, não escapa(va) à regra.
Rua de Santo António

A rua de Santo António
em Óis da Ribeira !

O «Pergunta d´Óis» de 12 de Abril de 2007, há 15 anos, falava de arruamentos da vila de Óis da Ribeira.
Assim:
«- A rua que vai do Café do Nélson até à Capela de Santo António é, naturalmente, a Rua de Santo António. Está respondida a pergunta de ontem.
- A de hoje: E a rua que vai do Café do Nélson até à pateira? Também não é difícil.».
- NOTA: O Café O Nelson fica na primeira casa da Rua da Pateira e no Largo do Cruzeiro do Cabo. É, do lado poente, a primeira casa da Rua de Santo António. Do lado nascente, é a dos herdeiros de Joaquim Tavares da Silva. A dita Rua de Santo António prolongar-se-á, afinal, até à Praça do Restaurante Pôr do Sol, segundo documentação que temos visto, embora não tenhamos achado nenhuma deliberação oficial sobre este percurso. Pensávamos nós que o seu troço seria até apenas à capela de Santo António.
Incêndio em matos de ÓdR, há 10 anos!
ÓdR há  10 anos!

A limpeza dos matos
de Óis da Ribeira !

Há 10 anos, o d´´Óis Por Três manifestava-se sobre os então repetidos incêndios nos matos de Óis da Ribeira.
Assim: 
«A verdade é que passamos muitas vezes por estes lados, principalmente no verão, que é quando estamos por casa da família. O objectivo principal não é vigiar as matas, mas ficamos sempre contentes, porque sabemos que enquanto lá estamos, ninguém se está a lembrar de atear fogo à nossa terra e passamos por lá quase algumas vezes, quem sabe se num desses meses com mais fogos.
Reparamos muito no estado dos pinhais: é uma vergonha. Vêm-se alguns muito bem limpinhos mas outros que têm mato de muitos anos (nas fotos pode-se ver algum). As pessoas têm que ganhar consciência de que têm a responsabilidade de limpar os seus pinhais.
Tantos impostos e multas mas, cá para nós, devia-se criar uma lei a sério, que punisse os proprietários, e pô-la seriamente em prática, porque isto não pode continuar assim.
Não adianta estar um limpo e os restantes cheios de mato e casqueiras.
Temos que preservar pelo que é nosso. Se os proprietários são negligentes e não limpam nem procuram quem os possa limpar, alguém tem de limpar. E cabe a junta de freguesia zelar pelo bem estar das pessoas da terra e da terra em si. Não há dinheiro, pois não, mas os proprietários têm que ser responsabilizados de alguma maneira: não limpam, pagam. Não têm o que fazer ao mato nem têm tempo, procurem gente na terra que possa fazer esse trabalho.
- NOTA: Comentário publicado AQUI e que o d´Óis Por Três assina por baixo.».
- NOTA: Cremos ser escusado dizer que, passados 10 anos, tudo está rigorosamente na mesma, Limpeza de pinais, zero. Acção fiscalizadora das autoridades oficiais, zero menos zero. É a vida!
Isauro Santos em 1976
ÓdR há 5 anos

Isauro Santos, o primeiro
presidente da Junta de
Freguesia de Óis da Ribeira!


O d´Óis Por Três, há 5 anos, lembrava o primeiro presidente e a primeira Junta de Freguesia de Óis da Ribeira eleita após o 25 de Abri de 1974.
A 12 de Abril de 2017, escrevíamos assim:
«O primeiro presidente eleito da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foi o socialista Isauro Carvalho de Almeida e Santos - que já tinha sido o presidente da Comissão Administrativa, por nomeação da Câmara Municipal de Águeda, após a revolução de 25 de Abril de 1974.
As eleições autárquicas realizaram-se a 12 de Dezembro de 1976 e o PS teve 212 votos, contra os 145 do CDS, que apresentou uma lista liderada por Hernâni Framegas dos Reis. Apenas concorreram duas listas. 
As seguintes:
Hernâni Reis
- PS: 1-Isauro Carvalho Almeida e Santos; 2-José Bernardino Gomes de Melo; 3-Walter dos Reis Framegas; 4-Arlindo Reis Duarte de Almeida; 5-Victor Fernandes da Silva; 6-Alexandre Pinheiro de Almeida; 7-João de Oliveira Marques (Bicho); Suplentes: 8-Hercílio Alves de Almeida; 9-Firmino Almeida e Santos; 10-Dinis Tavares dos Reis.
(NOTA actual: Isauro Santos, José Bernardino, Walter Framegas, Victor Silva, Alexandre Pinheiro, João Marques, Hercíçio de Almeida e Dinis Reis já faleceram).
- CDS: 1-Hernâni Framegas dos Reis; 2-Mário Pires Tavares das Neves; 3-João Bernardino Gomes Soares; 5-José Alberto Ramos Silva; 5-Orlando Pires da Conceição Rino; 6-Jaime Pinheiro dos Reis; 7-Armando Tavares dos Reis. Suplentes: 8-Joaquim de Oliveira (Ministro); 9-David Soares dos Santos; 10-Arménio Framegas Pinheiro de Almeida.
(NOTA actual: Hernâni Reis, Mário Neves, Orlando Rino (no Brasil), Jaime Reis, Joaquim Oliveira e David Santos já faleceram)
.
Arlindo Reis

O primeiro executivo e
a primeira Assembleia !

A primeira Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, eleita depois do 25 de Abril de 1974, tomou posse a 22 de Fevereiro de 1977 e era formada pelo presidente Isauro Carvalho Almeida e Santos e por José Bernardino Gomes de Melo (secretário) e Walter dos Reis Framegas (tesoureiro), todos do PS. 
O primeiro presidente da Assembleia de Freguesia foi o também socialista Arlindo Reis Duarte de Almeida, que tinha sido membro da Comissão Administrativa que substituiu o executivo exonerado após o 25 de Abril de 1974 e era presidido por Aires Carvalho e Santos - que era tio (irmão do pai) dos irmãos socialistas Isauro e Firmino Santos.
A Mesa da Assembleia de Freguesia, por sua vez, incluía os secretários Mário Pires Tavares das Neves (1º.) e João Bernardino Gomes Soares (2º.), ambos eleitos pelo CDS.
- Ver AQUI mais pormenores e curiosidades de há 5 anos.».
- NOTA: Os três elementos da primeira Junta de Freguesia eleita pós-25 de Abril de 1974, já faleceram: Isauro Santos, José Bernardino Melo e Walter Reis. Também Mário Neves, o 1º. secretário da Assembleia de Freguesia. RIP!!!

Sem comentários: