ÓdR há 15 anos! |
A pateira está
a agonizar!
«A Pateira está num estado agonizante e a precisar urgentemente de um antídoto eficaz que a salve de uma vez por todas, do mal que a tortura e a levará a curto prazo a uma morte lenta e que faz sofrer todos quantos a conheceram de há meio século até aos dias de hoje», escrevia o d´Óis Por Três de há 15 anos, citando-se de dois anos antes.
Continuava assim:
«Tempos foram em que as populações ribeirinhas disputavam a apanha do moliço como fertilizante para as terras, substituindo os adubos e em que, além do moliço, a Pateira nos dava peixe em abundância.Temos a peste dos jacintos de há meia dúzia de anos a esta parte. Já foram gastos milhares de euros para os remover, mas o mal volta a alastrar a uma velocidade galopante sem ninguém encontrar meios para acabar com isto.
Com a subida das águas e os ventos, cerca de oitenta por cento da Pateira está coberta de jacintos. O que vai ser desta lagoa, que outrora foi o cartão de visita destas populações ribeirinhas? Senhores ambientalistas, autarquias e governo, não podem continuar de braços cruzados à espera de um milagre. Ainda há poucas semanas foi prometida uma solução. Não fiquemos, mais uma vez, por promessas eleitorais.
- NOTA: Hoje e 15 (aliás, 17) anos depois, o problema do jacintos continua actual, apesar da mil e uma declarações de intenções e mil e tatas promessas. É a vida!
Ângela R. Santos |
Ângela Raquel Santos
com bolsa de estudo da
Câmara de Águeda !
«Há dias, demos aqui e com a alegria, a notícia da estudante ribeirense Ângela Raquel Gonçalves dos Santos ter sido galardoada com um prémio da Fundação Dionísio Pinheiro, como a melhor aluna da Escola Secundária Marques de Castilho, no ano lectivo de 2006/2007», noticiámos há 15 anos.
E acrescentámos:
«Hoje, soubemos que foi uma das contempladas com uma bolsa de estudo da Câmara Municipal de Águeda e que vai frequentar o curso de Astronomia.
Parabéns e grandes «voos» no curso!
- NOTA: A Ângela Raquel Gonçalves dos Santos, de 32 anos, prestou provas e concluiu o seu doutoramento em Astronomia no dia 14 de Junho de 2017, no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Trabalhou na NASA (Estados Unidos) e Inglaterra e, actualmente, investiga na sua Universidade, no Porto.
«A ARCOR realizou ontem a sua Festa de Natal dos Idosos, dando-lhes, em bom e apetitoso regalo, momentos de muito afecto e alegria - típica e habitual na sociedade contemporânea, mas nem sempre viva e activa, mesmo neste período mais sensível e carinhoso. Não é o caso», relatava o d´Óis Por Três de há 5 anos.«O salão cultural encheu-se de mimos para os menos jovens que frequentam o centro de dia e beneficiam do apoio domiciliário da associação ribeirense, com manjares, danças e cantares d´época e a actuação das Velhas Guardas do Grupo Típico O Cancioneiro de Águeda - um velho amigo da IPSS de Óis da Ribeira.
- NOTA: O natalício momento festivo de há 5 anos pode ser revisto no filme retirado da página oficial da ARCOR, AQUI.
«A ARCOR realizou ontem a sua Festa de Natal dos Idosos, dando-lhes, em bom e apetitoso regalo, momentos de muito afecto e alegria - típica e habitual na sociedade contemporânea, mas nem sempre viva e activa, mesmo neste período mais sensível e carinhoso. Não é o caso», relatava o d´Óis Por Três de há 5 anos.
«O salão cultural encheu-se de mimos para os menos jovens que frequentam o centro de dia e beneficiam do apoio domiciliário da associação ribeirense, com manjares, danças e cantares d´época e a actuação das Velhas Guardas do Grupo Típico O Cancioneiro de Águeda - um velho amigo da IPSS de Óis da Ribeira.
- NOTA: O natalício momento festivo de há 5 anos pode ser revisto no filme retirado da página oficial da ARCOR, AQUI.
- NOTA: O natalício momento festivo de há 5 anos pode ser revisto no filme retirado da página oficial da ARCOR, AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário