segunda-feira, dezembro 19, 2022

* Os dias d´Óis de 19 de Setembro de há 15, há 10 e há 5 anos: 1 - Junta apresentou plano e orçamento de 62 692 euros para 2008 (2007)! 2 - Atletas da ARCOR na seleção nacional de cadete de coagem 2012)! 3 - Pateira «invadida» por mar de jacintos (2017)!

 

ÓdR há
15 anos!

Junta apresentou plano
e orçamento de 62 692
euros para 2008!


«A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira aprovou, por maioria (5-2, dois votos contra da LIOR), o plano de actividades e orçamento da Junta d
e Freguesia para 2008», noticiou o d´Óis Por Três de há 15 anos.
E continuou:
«O orçamento é de 62 692 euros e os principais investimentos, segundo a imprensa local, são para os balneários da pateira, adro da igreja, caminho para as Lages, passeios e caminhos, para além da (eventual) electrificação e instalação de arruamentos, electricidade, água e saneamento no loteamento do Surpel - «caso não avance o polo educativo», segundo comentou o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Pires (PSD).
A AF aprovou também uma revisão orçamental deste ano, no valor de 56 euros.».
- NOTA: A AFOR reuniu a 18 de Dezembro de 2007 e a Junta de Freguesia era presidida por Fernando Pires, com o tesoureiro Rui Fernandes e o secretário Manuel Almeida (Capitão). Quanto ao loteamento do Surpel, já estamos falados: não existe, 15 anos depois.
ÓdR há
10 anos!

Atletas da ARCOR na seleção nacional de
cadete de coagem!

«A ARCOR tem mais 3 atletas em estágio de selecção nacional, neste caso na de cadetes, são eles Luís Santos, Arménio José e Mariana Pires». anunciou o d´Óis de há 10 anos.
E comentou:
«É notável como um clube com a dimensão da ARCOR «fabrica» tantos atletas de selecção. Recordemos que Tiago Tavares e Fábio Lopes estão na de sub-23.
Segundo se lê na notícia, estarão de estágio entre 26 e 30 de Dezembro, em Montemor-o-Velho e no domingo, na selectiva de cadetes, Arménio José foi primeiro em C1 e Luís Santos o terceiro. Quinta, foi Mariana Pires (K1) e 24º. classificado Leandro Melo (K1).».
- NOTA: «Se são assim, quando toda a gente se queixa da falta de apoios, o que não seriam, caso tivessem. Parabéns para eles», comentou o d´Óis Por Três de há 10 anos!
Os atletas de canoagem da ARCOR queriam treinar mas tinham
 um «mar» de jacintos pela frente

A draga «esqueceu-se» da pateira...

ÓdR há
5 ans!


Pateira «invadida»
por mar de jacintos!

«A pateira, na manhã de domingo, anteontem, dia
17 de Dezembro de 2017, teve este momento de tentativa de entrada nas águas de um grupo de atletas de canoagem da ARCOR para treinar. Mas entrar, como e onde?», reportou o d´Óis Por Três de 10 de Dezembro de 2017.
Acrescentou:
«O crédito fotográfico é de António Tavares, da sua página de facebook, e a culpa é das mesmas autoridades que, há anos, se fizeram passar por milagreiros da limpeza da lagoa, com a tal máquina que, entre Dezembro de 2006 e Abril de 2007, teria retirado mais de 13 000 toneladas de jacintos - segundo foi dito pela delegação camarária, liderada por Gil Nadais, quando, ufanante e em Lisboapeticionou a Assembleia de República.
Passaram-se mais de 10 anos e, salvo uma ou outra intervenção pontual da famosa draga e um acordo com a Juntas de Freguesia ribeirinhas (para que estas, comparticipadas, fossem assegurando a limpeza das suas margens) o que se tem visto é o repetido vaivém dos jacintos a «navegar» nas águas da lagoa, para baixo e para cima, de Espinhel a Requeixo e de Óis da Ribeira a Fermentelos.
Diz o presidente da Junta que, e citamo-lo da página de facebook de António Tavares, que «já solicitei a máquina é foi me dito que as águas não tem altura para a máquina actuar». Mais disse Sérgio Neves: «Vou continuar a pressionar».
Pois pressione, homem. E não se deixe iludir por qualquer ligeira explicação. Exija a draga na lagoa.».
- NOTA: Jacintos na pateira? já enjoa de deles falar há tantos e tantos anos.


Sem comentários: