quinta-feira, novembro 14, 2024

- ANO 1894, há 130 anos: Dinis Pires da Silva, o professor e o político!

Dinis Pires da Silva
 

- ANO 1894,
há 130 anos!
Dinis Pires da Silva,
o professor e o político!


O óisdaribeirense Dinis Pires da Silva foi professor primário e destacou-se como político local e municipal.
Nasceu a 10 de Outubro e foi baptizado a 14 de Novembro de 1894, há precisamente 130 anos. Faleceu a 14 de Janeiro de 1967, aos 73 e na sua casa de Cabanões.
Filho de Diamantino Francisco da Silva, estucador de Fermentelos, e de Ana Pires Soares, agricultora de Óis da Ribeira, teve pelo menos três irmãos: os gémeos Artur e Maria da Anunciação (da Volta, da loja do Cruzeiro, mãe de Zola, Ondina e Orlando) e César (que foi dono da casa apalaçada, entretanto demolida, ao lado do Café Central, e que foi casado com uma senhora francesa). Avô de Vera da Conceição Silva, que reside na sua casa de Cabanões.
Registo do baptismo do
professor Dinis Pires da Silva

Vereador da Câmara de
Águeda e comissário da
ponte de Óis da Ribeira!


Dinis Pires da Silva radicou-se em Cabanões pelo casamento, a 4 de Julho de 1918, aos 22 anos e na Igreja Paroquial de Travassô, com Ana Sousa da Conceição, de 28, natural da cidade de Pelotas, Estado de Rio Grande do Sul (Brasil).
Figura pública da região, integrou a comissão da ponte de Óis da Ribeira e ocupou vários cargos políticos, nomeadamente na vereação da Câmara Municipal de Águeda - em data que não conseguimos precisar.
- NOTA: A Junta de Freguesia de Travassô, nos anos 80 de século XX, atribuiu o seu nome à rua que, em Cabanões, vai da ponte até à rua João Baptista Oliveira, junto à pastelaria «Sagrado Sabor» (no bico com a estrada de Águeda a Aveiro).

Sem comentários: