domingo, novembro 10, 2024

O 79º. aniversário da Irmandade de S. Miguel e Almas de Óis da Ribeira!

As celebrações de 2024 no Cemitério Novo de Óis da Ribeira
A Irmandade no adro da Igreja
O aniversário da
Irmandade de S.
Miguel e Almas


A Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira assinalou os 79 anos da Irmandade de S. Miguel e Almas, com cerimónias realizadas na noite de 8 de Novembro de 2024: missa na igreja paroquial e romagens aos dois cemitérios, em momentos presididos pelo padre Júlio Grangeia.
A Irmandade tem esta designação oficial desde 31 de Janeiro de 1944, quando foram aprovados os seus  estatutos - ainda que seja de todo possível que outra(s) Irmandade(s) tenha(m) existido antes. Com esta ou outras designações.
Há, julgamos saber, registos paroquiais com datas discrepantes e só aturada pesquisa levaria a consultas a anos anteriores. De todo o modo, a tradição sacerdotal da freguesia - haviam muitos padres naturais de Óis da Ribeira em finais do século XIX, basta ver as placas do cemitério velho... - potenciam essa probabilidade. Não seria curial que o magistério da Igreja não incorporasse, em Óis  da Ribeira, a devoção e existência de Irmandades.
Por nós, achamos que sim, que incorporasse e registasse, e achamos que investigação deveria ser feita. Mas tal está fora do nosso alcance, por falta de acesso à documentação eventualmente existente.
José Morais (procurador)
Aires Santos
(tesoureiro)

Os estatutos
da Irmandade!

Uma informação escrita do padre Júlio Granjeia, já de 2 de Novembro de 2006, ajuda-nos a lembrar que os estatutos da Irmandade foram aprovados a 31 de Janeiro de 1944.
A primeira Mesa ou Comissão Administrativa era assim constituída:
- Juíz: Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, professor (avô de Fernando, Lurdes, José e Porfírio Tavares Pires).
- Procurador: José Maria Morais, agricultor (avô de Ana Maria, moradora em Viana do Castelo, Maria Dulce e José Celestino Viegas, Benilde e Amália, José Augusto, Maria Cesaltina, Angelina, Leontina, Aldírio e Armando e dos falecidos Celestino e Fernando).
- Tesoureiro: Germano Marcos dos Reis, lavrador e proprietário (pai de António Marcos dos Reis e Maria do Aires, já falecidos, e avô das professoras Laudelina e Ondina).
- Secretário: Aires Carvalho dos Santos, lavrador e proprietário (pai da professora Laudelina e do comandaor Antonio Berna).
- Mordomos: António Fernandes Estima, lavrador (avô de Maria Elisa e Lucínia Martins), Waldemar Pereira dos Reis, alfaiate (pai de Abel e Natália Reis) e José Pires Ferreira dos Reis, lavrador (pai de Maria do Carmo e Maria Eugénia Reis).
- Suplentes: Manuel Maria dos Reis (o Regedor Velho, tio-avô de Zélia e Clarinda Reis), Joaquim Augusto Ferreira das Neves (pai de Maria e Natália Neves), Manuel Simões dos Reis (Taipeiro, pai de Fausto e Sara e dos já falecidos Neca, Magna, José e Odete), Fernando Augusto dos Reis (pai de Rosa do Ramiro e Gil Reis, avô materno de Maria, José e Marília e do já falecido Fernando; avô paterno de Júlio e dos já falecidos Delfim e Carlos Alberto), José Augusto Framegas, Aires Soares dos Santos (avô paterno de Maria Ascenção Tavares) e José Correia de Melo (avô paterno dos já falecidos José Bernardino, Ascensão e António Fernando Melo, filhos de Antero, e de José Edgar, Graça e Otelo Melo, entre outros, filhos de Orlando).
- NOTA: As fotos das cerimónias de anteontem foram retiradas da página oficial do padre Júlio Grangeia, de AQUI e com a devida vénia.

Sem comentários: